WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 2 - N° 76 - 5 de Outubro de 2008
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)
 

 

Congresso Paulista de Esperanto começa nesta sexta

Realiza-se em Lorena (SP) a 3ª edição deste evento, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro. Sairá do Rio uma caravana organizada por uma empresa de turismo, que incluirá também a hospedagem.  

Mega-especulador internacional declara simpatia ao esperanto

 

O mega-especulador internacional George Soros (foto) declarou simpatia ao esperanto. A notícia foi divulgada na edição do último domingo do jornal espanhol El País. Na reportagem intitulada Soros: o milionário que queria ser filósofo, o investidor falou de sua vida e de suas peripécias econômicas.

O empresário reverenciou a memória do pai, o esperantista húngaro Tivadar Soros. Mais adiante, revelou  que  acha  o  esperanto  uma  língua fascinante,

porém sem muita utilidade no mundo atual, uma vez que teria sido sobrepujado pelo inglês. A referência ao idioma auxiliar neutro foi concluída com a declaração de que, graças ao Congresso Universal de 1946, conseguiu escapar da perseguição soviética. George Soros tornou-se famoso por ganhar um bilhão de dólares, em um único dia, apostando contra o Banco da Inglaterra. No campo da filantropia, apóia, entre outros, a Universidade Central Européia.

 

Feira de São Cristóvão terá presença de esperantistas

 

A comunidade esperantista carioca divulgará o esperanto na Feira de São Cristóvão. A visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas está programado para o dia 11 de outubro, a partir das quatro da tarde. Na oportunidade, o público receberá panfletos de divulgação do esperanto. Segundo o professor Evandro Caboclo, os esperantistas irão tirar uma foto junto ao monumento em homenagem ao Rei do Baião. A iniciativa faz parte do Projeto Esperanto para o Público.

 

Nasce a Associação Islâmico-esperantista

 

Foi criada a Associação Islâmico-esperantista para o Diálogo Intercultural. O objetivo da entidade é congregar muçulmanos que acreditem na necessidade da integração com outras culturas e religiões. O esperanto atuará como língua-ponte. De acordo com o presidente da instituição, Said Ahmad, a comunidade esperantista terá a oportunidade de conhecer o mundo árabe. Outras informações no endereço saidnabi@mail.ru.

 

Gazeta Wyborcza distribui aos leitores DVD sobre o esperanto

 

O maior jornal da Polônia distribuiu um DVD sobre o esperanto aos seus leitores. O brinde foi encartado na edição do dia 10 de setembro. A iniciativa teve o patrocínio da Prefeitura de Byalistok, cidade-natal do criador do idioma. Ao todo, foram distribuídos 364 mil exemplares. O DVD apresenta informações gerais sobre a língua e seu movimento cultural, além de levar o leitor a uma viagem virtual à terra de Lázaro Luís Zamenhof.

 

Um Museu do Esperanto na República Checa

 

Informações vindas da República Checa dão conta de que, no dia 20 de setembro, foi inaugurado o Museu do Esperanto. A instituição está localizada em Svitavy. O público terá a seu dispor material histórico e informativo sobre a língua internacional neutra. Svitavy é um distrito na região de Pardubice, com área de 1.335 km² e população de 102.667 habitantes.

 

Novos livros em esperanto chegam ao mercado
 

A Associação Universal de Esperanto (UEA) anunciou o lançamento de seis livros. A iniciativa foi levada a efeito pelo Departamento Editorial da entidade. O centenário da instituição foi homenageado em Utila Estas Aliĝo, de Ulrich Lins. O escritor Humphrey Tonkin presenteou o público com Tuj apude. A obra conduz o leitor a uma viagem virtual às cercanias da sede da UEA. Outro destaque é Pri vagabondoj kaj friponoj, pri damoj kaj kavaliroj, escrito pelo holandês Louis Couperus. O estudo da ordem natural das palavras nas frases na língua internacional neutra foi contemplado no opúsculo Naturaj vortordoj en Esperanto, de Wim Jansen. Aqueles que desejam preparar-se para exames de proficiência no idioma criado por Zamenhof devem atentar para o manual Internaciaj Ekzamenoj de ILEI/UEA. Quem não se fez presente no recém-terminado Congresso Universal de Esperanto, ocorrido em Roterdã, na Holanda, pode, pelo menos, ter conhecimento do que ali foi discutido. O livro Internacia Kongresa Universitato 2008 contém a íntegra das palestras realizadas.

 

Solidariedade será a tônica de evento esperantista em Jacarepaguá

 

No dia 18 de outubro ocorre o IV Encontro Espírita-esperantista de Jacarepaguá, cujo tema central será "A Missão do Esperanto". A palestra principal será apresentada pela professora Alcione Koritzky. Solicita-se aos participantes que levem um quilo de alimento não-perecível. As atividades terão lugar na Avenida Geremário Dantas, 655, no Largo do Pechincha, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita