WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 75 - 28 de Setembro de 2008

PEDRO DE ALMEIDA LOBO
lobocmemtms@terra.com.br
Campo Grande, Mato Grosso do Sul (Brasil)
 

Educar é dever sagrado

 
Palana define “reforma íntima como sendo um esforço que o indivíduo aplica em si mesmo para domar as más tendências e com isso elevar-se moralmente”. Para domar as más tendências, o primeiro e significativo passo é a auto-estima, que se  traduz  em  gostar e respeitar a si mesmo como ser humano.

 

No tocante ao ser (Espírito ou alma) que  interage consigo  e com o universo através do pensamento, não há outra alternativa melhor nesse processo do que policiar e cultivar bons pensamentos. Todo pensamento cria realidade que somatiza no corpo físico causando bem ou mal-estar como doenças psicossomáticas e espirituais  conhecidas, respectivamente, como  estresse, pânico, depressão e obsessão.

 

Depois da auto-estima é o autoconhecimento. Quem não se conhece, não conhece a ninguém, nem mesmo a Deus. Nesse particular, o ser humano, por vezes, é muito contraditório porque não acredita na sua capacidade, tampouco nas suas qualidades. Prestemos atenção em um detalhe que já foi aplicado como experiência.

 

Reuniram-se em uma mesma sala 30 pessoas cada qual com uma folha de papel em branco e uma caneta. Cada uma  deveria escrever em 10 minutos o maior número de  virtude que ela  possuísse. Foram observadas muitas dificuldades. A grande maioria passou o tempo procurando e não encontrou uma sequer.  

 

Mudou-se o enfoque da pesquisa. Em três minutos deveria explicitar alguns dos seus defeitos. A que menos encontrou, escreveu 10.

 

Por que isso acontece? Mormente os indivíduos esquecem os ensinamentos de Jesus, o Cristo, quando ensinou à humanidade a autoconfiança, conscientizando as pessoas, afirmando: “sois deuses. Sois luzes. Sois o sal da Terra. Podereis fazer o que faço e muito mais se quiserdes”.  Portanto, domar as más tendências é uma questão de reforma íntima, autoconhecimento e autoconfiança.

 

Quanto à elevação moral, sua origem está na educação equilibrada dada pelos pais aos seus filhos. Para os materialistas, ela começa no berço. Alguns espiritualistas advogam que é no ventre materno. Enquanto que os espiritualistas reencarnacionistas, dentre outros os espíritas, afirmam que é muito antes da fecundação.

 

Seja quando for, o certo é que os genitores devem saber que educar filhos não é uma simples obrigação ou  missão. É muito mais do que isso. É um dever sagrado e inalienável que passa pela reforma íntima dos co-criadores, com Deus para servir de exemplo aos seus rebentos.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita