WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 75 - 28 de Setembro de 2008

GERSON SIMÕES MONTEIRO 
gerson@radioriodejaneiro.am.br
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)

Humilde ou sem-vergonha?

 
Pedir perdão não é sinal de fraqueza ou falta de vergonha, pois quem é capaz de pedir desculpa ao outro demonstra que tem muita coragem moral e grandeza de espírito.

Neste sentido, quantos casais seriam felizes se um dos dois cedesse em favor do outro, para acabar com a desavença que infelicita suas vidas. O mundo não teria guerras, brigas entre vizinhos, entre parentes, entre chefes e colegas de trabalho, se fôssemos mais humildes e inteligentes para acabar com os conflitos e viver em paz e harmonia.

Aliás, é preciso muita coragem para enfrentar a opinião dos outros como enfrentou Chico Xavier. Ele, certo dia, depois de atender mais de 80 pessoas que precisavam de consolação, e já se sentindo muito cansado, foi ainda procurado por um cidadão que prendeu sua atenção por mais de duas horas, abusando de sua paciência. O médium, porém, num momento de descuido, deixou o inoportuno falando sozinho. Foi o suficiente para criar um desafeto que passou, daí em diante, a não responder ao seu cumprimento. 

Chico, munindo-se de humildade, certo dia, procurou o seu inimigo para pedir-lhe desculpas. Diante disso, o seu desafeto perguntou-lhe: "Chico, você me procura por ser humilde ou sem-vergonha?” E a resposta dele foi simplesmente: “Por ser sem-vergonha”. 

– “Então, Chico, aceito o seu gesto de amizade, porque vejo que você é mesmo sincero...” E pela humildade da parte do médium, os dois tornaram-se bons amigos de novo. 

A propósito, ao falarmos de Chico Xavier, é bom lembrar que foi ele eleito "O Mineiro do Século”, no ano 2000, em concurso realizado pela TV Globo de Minas Gerais, e, em 2006, obteve o primeiro lugar na votação popular realizada na internet pela revista Época, passando também a ser considerado “O Maior Brasileiro da História”.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer a você, Chico Xavier, agora na Pátria Espiritual, pelo seu exemplo de humildade, renúncia e simplicidade deixado para todos nós, como verdadeiro discípulo de Jesus. Deus o abençoe, hoje e sempre!


GERSON SIMÕES MONTEIRO é presidente da Fundação Cristã-Espírita Paulo de Tarso, do Rio de Janeiro, RJ, e diretor da Rádio Rio de Janeiro.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita