WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 2 - N° 75 - 28 de Setembro de 2008

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 

 

Seminário sobre Mediunidade na cidade holandesa
de  Enschede

O evento, promovido pelo Grupo Espírita Léon Denis, com
apoio do Conselho Espírita Holandês, realizou-se nas
dependências do antigo Convento de Wonne, onde
funciona hoje uma Casa Paroquial

O Grupo Espírita Léon Denis, situado na bela cidade de Enschede, Holanda, realizou no dia 6 de setembro um Seminário sobre Mediunidade, ministrado pelo confrade Humberto Werdine, de Viena (fotos).

Acompanhando o Humberto, fomos recebidos carinhosamente em Amsterdã, capital da Holanda, por Maria Moraes, presidente do Conselho Espírita Holandês, e pelos confrades Nilson Gomes do Nascimento, tesoureiro, Caroline Leal e José Maria R. da Silva, trabalhadores do Grupo Espírita JG Plate, localizado na capital holandesa.

O clima de amizade e confraternização iniciou-se bem antes do seminário, quando ainda estávamos na Estação Central de Amsterdã, aguardando o trem que nos levaria a Enschede.

Aproveitamos cada minuto da viagem, quase três horas, para trocarmos idéias, experiências, discutir novos projetos e também para boas gargalhadas, pois nos desencontramos na estação e acabamos entrando no trem com ele quase em movimento. Esse episódio marcou alegremente nossa viagem.

Chegando à estação de Enschede, fomos recebidos fraternalmente por Matheus Heezen, do Grupo Espírita Léon Denis, e seguimos a pé, aproveitando a paisagem, até o antigo Convento de Wonne, local escolhido para a realização do evento.

O antigo Convento de Wonne é um local muito interessante e curioso, onde atualmente funcionam uma Casa Paroquial e um Centro de Assistência aos drogados e aos alcoólatras. Seus corredores estreitos e suas salas simples, mas decoradas com singelas flores, criam uma atmosfera serena e acolhedora.

Os amigos da cidade decoraram o salão com
perfumadas flores

Ressalte-se que algumas pessoas que lá vivem por não possuírem casa, já que foram abandonadas pela família devido aos vícios, circulavam curiosas pelo corredor onde o seminário seria realizado, num clima de respeito e harmonia. Tivemos também bela oportunidade de conhecer o padre responsável pelos trabalhos locais, uma pessoa alegre, fraterna e dedicada à prática da caridade.

Sandra dos Santos Boer, dirigente do Grupo Léon Denis, nos recebeu com um caloroso sorriso e um abraço apertado, tendo o carinho de decorar o salão com perfumadas flores. Sentimo-nos numa grande família, pois os trabalhadores do Grupo cuidaram de cada detalhe para que todos se sentissem em casa.
 

O grupo espírita de Amsterdã

Outro flagrante em Amsterdã

Trabalhadores do Grupo Léon Denis

Humberto Werdine e Maria Moraes

Matheus e dois confrades holandeses

Nilson e a banca de livros

Maria Moraes, Humberto e Sandra Boer

Estiveram presentes no evento cerca de 30 pessoas, inclusive alguns holandeses. Para a alegria do Grupo Espírita JG Plate, de Amsterdã, Marcos Costa também esteve presente.

O Conselho Espírita Holandês encarregou-se de montar uma pequena banca de livros, em que podiam ser encontrados os livros da Codificação, como também de autores diversos, sendo Nilson o responsável por essa atividade.

Maria Moraes encarregou-se da abertura do seminário, dando as boas vindas aos participantes e agradecendo a Humberto Werdine pela gentileza de estar, mais uma vez, visitando a Holanda e levando os ensinamentos contidos na Doutrina Espírita aos corações dos espíritas holandeses.

Responsabilidade: fator indispensável
à prática da mediunidade

O seminário foi dividido em alguns módulos, iniciando pela mediunidade em épocas remotas até chegar ao Espiritismo. Humberto, com muita sabedoria e clareza, explanou sobre a pretensa proibição bíblica de se praticar a mediunidade, explicando-a, esclarecendo os motivos que levaram Moisés a proibir, coibir seu aprendizado e sua prática. A questão de sermos todos médiuns foi discutida e o funcionamento da glândula pineal foi abordado com base em dados científicos e nas importantes informações contidas nos livros de André Luiz, psicografados por Francisco Cândido Xavier.  

Também foi enfatizado durante todo o seminário a necessidade do estudo constante para que a mediunidade possa ser exercida com responsabilidade e segurança, bem como a necessidade da adequada formação técnico-moral do triângulo qualificação-espiritização-humanização. Ao final, Humberto Werdine ressaltou as palavras de Jesus especialmente aplicáveis á prática da mediunidade:  “Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido.”

Os participantes estavam atentos, interessados e muito participativos. A confraternização e a alegria se fizeram presentes nos intervalos, onde todos puderam tomar um café especial, juntamente com tortas deliciosas que foram oferecidas gentilmente por uma trabalhadora do Grupo, que é doceira profissional.

A tarde vinha caindo quando o seminário foi encerrado, deixando em todos nós a certeza de que o evento foi um sucesso, atendendo às expectativas e necessidades de todos.

Despedimo-nos com o coração em festa, abastecidos de muita energia positiva para continuar nosso caminho e o trabalho que nos espera em prol da divulgação da Doutrina Espírita.

Retornamos, então, à estação de trem para mais três horas de viagem até Amsterdã, onde o domingo nos esperava com mais atividades.
 

O Grupo Espírita Léon Denis, com reuniões de estudo às quintas-feiras, das 19 às 20h, funciona no seguinte endereço: Wijkcentrum 't Ni-je Terphoes, Noord Hollandstraat, 4  - 7543 WB Enschede.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita