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Estudando a série André Luiz
Ano 2 - N° 73 - 14 de Setembro de 2008

MARCELO BORELA DE OLIVEIRA
mbo_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)  

No Mundo Maior

André Luiz

(Parte 11)

Damos prosseguimento ao estudo da obra No Mundo Maior, de André Luiz, psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, publicada em 1947 pela Federação Espírita Brasileira.

Questões preliminares

A. Nos processos obsessivos, que representa o remorso?

R.: O remorso é sempre o ponto de sintonia entre o devedor e o credor, e muitos enfermos da alma, como o jovem Marcelo, mencionado neste livro, trazem a consciência fustigada de remorsos cruéis. (No Mundo Maior, cap. 8, pp. 110 a 112.) 

B. A epilepsia decorre sempre de alterações no encéfalo?

R.: Diz Calderaro, neste livro, que o fenômeno epileptóide mui raramente ocorre por meras alterações no encéfalo, mas é, geralmente, enfermidade da alma, independente do corpo físico, que apenas regis­tra, nesse caso, as ações reflexas. Céu e inferno, em essência, são estados conscienciais; se alguém agiu contra a Lei, ver-se-á dentro de si mesmo em processo retificador, tanto tempo quanto seja necessário. Assim como há inúmeras enfermidades para as desarmonias do corpo, há outras inúmeras para os desvios da alma. (Obra citada, cap. 8, pp. 112 e 113.)  

C. Que remédio é essencial à cura das enfermidades da alma?

R.: Não é possível curá-las à força de processos exclusiva­mente objetivos. É indispensável penetrar a alma, devassar o cerne da personalidade, melhorar os efeitos socorrendo as causas. Não se restauram corpos doentes sem os recursos do Médico Di­vino das almas, que é Jesus Cristo. Os fisiologistas farão muito, ten­tando retificar a disfunção das células; no entanto, é mister intervir nas origens das perturbações. Segundo Calderaro, é preciso entender que o homem, por sua conduta, pode vigorar a própria alma, ou lesá-la. "O caráter altruísta, que aprendeu a sacrificar-se para o bem de todos, estará engrandecendo os celeiros de si mesmo, em plena eter­nidade; o homicida, esparzindo a morte e a sombra em sua cercania, es­tabelece o império do sofrimento e da treva no próprio íntimo." (Obra citada, cap. 8, pp. 119 e 120.)

Texto para leitura

58. O caso Marcelo - Concluída a oração em família, as entidades espi­rituais se retiraram, enquanto os encarnados entravam em carinhosa conversação. O pai estava feliz e Marcelo lhe disse estar bem e mara­vilhado com os excelentes resultados que vinha colhendo nas reuniões de quinta-feira. Os ataques noturnos – disse ele – não mais volta­ram. À medida que ele se esforçava no conhecimento das verdades divi­nas, cooperando com sua própria vontade no terreno da aplicação das lições recebidas, sentia-se cada vez melhor, recuperando a saúde per­dida. Quando se distraía da necessidade de elevação, as perturbações voltavam com intensidade e, nessas ocasiões, despertava alta noite com os membros cansados e doloridos, com evidentes sinais das con­vulsões... Agora, porém, que se consagrava à tarefa espiritualizante, reconhecia que os passes recebidos de sua mãe eram mais eficientes. "Estou mais receptivo – disse Marcelo – e observo que a boa vontade é fator decisivo em meu bem-estar". O caso do jovem foi resumido por Calderaro. Ele possuía, como quase todos nós, um pretérito intensa­mente vivido nas paixões e excessos da autoridade. Senhor de vigorosa inteligência, planou em altos níveis intelectuais, de onde nem sempre desceu para confortar ou socorrer. Portador de vários títulos honorí­ficos, muitas vezes os esqueceu, precipitando-se na vala comum dos ca­prichos criminosos. Chegada a época da colheita, experimentou sofri­mentos atrozes. Inúmeras vítimas o esperavam além do sepulcro, e arre­meteram contra ele, retendo-o longo tempo nas regiões inferiores, onde saciaram velhos propósitos de vingança, seviciando-lhe a organização perispiritual. Marcelo, em plena sombra de consciência, rogou, chorou e penitenciou-se vastos anos. Por mais que suplicasse e por muito que insistissem os elementos intercessórios, a ansiada libertação demorou muitíssimo, porque o remorso é sempre o ponto de sintonia entre o de­vedor e o credor, e ele trazia a consciência fustigada de remorsos cruéis. Os desequilíbrios perispiríticos flagelaram-no, assim, logo que atravessou o pórtico do túmulo, obstinando-se anos a fio... (Cap. 8, pp. 110 a 112) 

59. Epilepsia e oração - Calderaro explicou que o fenômeno epileptóide mui raramente ocorre por meras alterações no encéfalo, e, geralmente, é enfermidade da alma, independente do corpo físico, que apenas regis­tra, nesse caso, as ações reflexas. Céu e inferno, em essência, são estados conscienciais; se alguém agiu contra a Lei, ver-se-á dentro de si mesmo em processo retificador, tanto tempo quanto seja necessário. Assim como há inúmeras enfermidades para as desarmonias do corpo, há outras inúmeras para os desvios da alma. Depois de muitos padecimen­tos, Marcelo viu clarearem-se seus horizontes internos, tendo afinal logrado entender-se com prestimoso orientador espiritual, a quem se ligara no passado remoto. Ele o socorreu e amparou e contou-lhe que seus familiares mais queridos já se encontravam de novo encarnados, em testemunhos e labores dignificantes. Foi assim que retornou à esfera carnal e reiniciou o aprendizado. Preocupava-se agora, sinceramente, em reajustar as preciosas qualidades morais, caracterizando-se, desde menino, pela bondade e obediência, docilidade e ternura naturais. Pas­sara a infância tranqüilo, embora espreitado continuamente por antigos perseguidores invisíveis. Contudo, logo que ultrapassou os catorze anos de idade, Marcelo passou a rememorar os fenômenos vividos, e sur­giram as chamadas convulsões epilépticas com certa intensidade. O ra­paz, todavia, encontrou imediatamente os antídotos necessários, refu­giando-se na "residência dos princípios nobres", ou seja, na região mais alta da personalidade, pelo hábito da oração, pelo entendimento fraterno, pela prática do bem e pela espiritualidade superior. Limi­tou, assim, a desarmonia neuropsíquica e reduziu a disfunção celular, reconquistando o próprio equilíbrio, dia a dia. (Cap. 8, pp. 112 e 113) 

60. O refúgio dentro do corpo físico - O caso Marcelo oferecia carac­terísticas valiosas. Esforçando-se e atendendo às sugestões daqueles que o beneficiavam, vinha ele sendo o médico de si mesmo, única fór­mula em que o enfermo pode encontrar a própria cura. Dispensava com isso a terapêutica dos hipnóticos e dos choques, a qual, provocando estados anormais no organismo perispirítico, quase sempre nada conse­gue senão deslocar os males, sem os combater nas origens. Pouco tempo depois, Marcelo recolheu-se ao seu quarto. Em breves minutos, afastou-se do corpo denso e foi ter com Calderaro, a quem saudou com especial carinho. Ele mostrava profunda lucidez e estava feliz. Expôs então seu ardente desejo de trabalhar pela difusão do Espiritismo evangélico, disposto a colaborar na obra edificante que seus pais vinham reali­zando. Daí a pouco, dois vultos sombrios cautelosamente se aproximaram do grupo. Pareciam dois transeuntes desencarnados. Marcelo, porém, em­palideceu, levou a destra ao peito e arregalou os olhos desmesurada­mente. Suas idéias pareciam embaralhar-se no cérebro e foi nesse es­tado que, desprendendo-se, célere, da companhia de André e Calderaro, correu desabalado, retornando ao corpo físico. O Instrutor explicou que a simples reaproximação de inimigos do passado alterava-lhe as condições mentais. Receoso e aflito, temia o regresso à situação dolo­rosa em que se viu, há muitos anos, nas esferas inferiores, e buscava, assim, o corpo físico, à maneira de alguém que se escondia em casa, em face de uma tempestade iminente. Os Espíritos, porém, foram embora e os dois seareiros do bem tornaram ao interior doméstico, onde encon­traram Marcelo tomado de contorções. (Cap. 8, pp. 114 e 115) 

61. Crise epiléptica - Depois que André o abraçou como a um filho que­rido, a crise amainou. Ficara, porém, a dúvida: por que tal distúrbio, se ali no quarto só estavam Marcelo, André e Calderaro? André passou, então, a observar o cérebro de Marcelo. A luz habitual dos centros en­dócrinos empalidecera; somente a epífise emitia raios anormais. No en­céfalo o desequilíbrio era completo. Os vários centros motores, inclu­sive os da memória e da fala, jaziam desorganizados, inânimes. Mar­celo-espírito contorcia-se de angústia, justaposto ao Marcelo-forma, encarcerado na inconsciência orgânica, presa de convulsões que con­frangiam André. Calderaro aplicou-lhe passes; Marcelo aquietou-se; re­fez-se a atividade cerebral; as células nervosas retomaram sua tarefa. O rapaz caiu então em profundo sono, pois o Instrutor entendeu conve­niente proporcionar-lhe maior repouso. Calderaro fitou André e pergun­tou se ele se lembrava dos reflexos condicionados de Pavlov; o caso de Marcelo verificava-se em consonância com os mesmos princípios. No pas­sado, ele errou de muitos modos e o remorso guardou-lhe a consciência, entregando-o aos seus inimigos nos planos inferiores e conduzindo-o à colheita dos espinhos que semeara. Em face desses desvios, perambulou desequilibrado, de alma doente, exposto à dominação das antigas víti­mas, desarranjando os centros perispirituais e enfermando-os para muito tempo. Eis a explicação da crise epiléptica. (Cap. 8, pp. 116 e 117) 

62. Os fundamentos morais da vida - Na verdade, Marcelo, embora desa­fogado dos impiedosos adversários, aos quais deveria ajudar doravante, tinha registrada no perispírito a lembrança fiel dos atritos experi­mentados fora do veículo denso. "As zonas motoras de Marcelo, em razão disso – salientou o atencioso orientador –, simbolizando a moradia das forças conscientes, em sua atualidade de trabalho, constituem uma região perispiritual em convalescença, quais as sensíveis cicatrizes do corpo físico. Ao se reaproximar de velhos desafetos, o rapaz, que ainda não consolidou o equilíbrio integral, sujeita-se aos violentos choques psíquicos, com o que as emoções se lhe desvairam, afastando-se da necessária harmonia". A mente desorientada abandona o leme da orga­nização perispirítica e dos elementos fisiológicos, assume condições excêntricas, dispersa as energias, em movimentos desordenados. Essas energias passam, então, a atritar-se e a emitir radiações de baixa freqüência, aproximadamente igual à da que lhe incidia do pensamento alucinado de suas vítimas. Daí às convulsões, era um passo. As eluci­dações de Calderaro ressaltavam a importância do respeito pelos funda­mentos morais da vida. André Luiz compreendia então a impossibilidade de uma psiquiatria sem as noções do espírito, que o fazia recordar a luta secular entre fisiologistas e psicologistas, disputando a primazia no socorro aos alienados mentais. (Cap. 8, pp. 118 e 119) 

63. Importância da educação mental - O caso de Marcelo mostrava ser impossível pretender a cura dos loucos à força de processos exclusiva­mente objetivos. É indispensável penetrar a alma, devassar o cerne da personalidade, melhorar os efeitos socorrendo as causas; por conse­guinte, não se restauram corpos doentes sem os recursos do Médico Di­vino das almas, que é Jesus Cristo. Os fisiologistas farão muito, ten­tando retificar a disfunção das células; no entanto, é mister intervir nas origens das perturbações. O caso em pauta era tão somente um dos múltiplos aspectos do fenômeno epileptóide, mas esse desequilíbrio pe­rispiritual assinala-se por gradação demasiado complexa. A confirmação da teoria dos reflexos condicionados não se aplica exclusivamente a ele. Há milhões de pessoas irascíveis que, pelo hábito de se encoleri­zarem facilmente, viciam os centros nervosos fundamentais pelos exces­sos da mente sem disciplina, convertendo-se em portadores do "pequeno mal", em dementes precoces, em neurastênicos de tipos diversos ou em doentes de franjas epilépticas, que andam por aí, submetidos à hipo­glicemia insulínica ou ao metrazol, quando a educação mental, para a correção das próprias atitudes internas no ramerrão da vida, lhes se­ria tratamento mais eficiente e adequado, pois regenerativo e substan­cial. Isso não significa que todos os doentes, sem exceção, possam dispensar o concurso dos choques renovadores. O que se deseja salien­tar é que o homem, pela sua conduta, pode vigorar a própria alma, ou lesá-la. "O caráter altruísta, que aprendeu a sacrificar-se para o bem de todos, estará engrandecendo os celeiros de si mesmo, em plena eter­nidade; o homicida, esparzindo a morte e a sombra em sua cercania, es­tabelece o império do sofrimento e da treva no próprio íntimo", acres­centou Calderaro. (Cap. 8, pp. 119 e 120) (Continua no próximo número.)
 


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 Revista Semanal de Divulgação Espírita