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Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 72 - 7 de Setembro de 2008

WASHINGTON LUIZ NOGUEIRA FERNANDES
washingtonfernandes@terra.com.br
São Paulo - SP (Brasil)

Rui Barbosa estudou o Espiritismo e utilizou
idéias espíritas


Rui Barbosa (05/11/1849-01/03/1923) é dos mais eminentes intelectuais brasileiros. Jurisconsulto, estadista, poliglota, atuou como jornalista. Sua biblioteca possuía cerca de cinqüenta mil livros que, após sua desencarnação, foi adquirida pelo governo e transformada numa fundação, com 35 mil volumes, no Rio de Janeiro, à Rua São Clemente.  

MAIS DE 40 OBRAS ESPÍRITAS

Aproveitando uma passagem pelo Rio de Janeiro (1997), fizemos uma pesquisa na Biblioteca de Rui Barbosa. Constatamos mais de 40 livros espíritas e muitos com assinalações à caneta, demonstrando que ele não somente leu, mas efetivamente estudou o Espiritismo. Em algumas obras, existem dedicatórias pessoais. Ele tinha amigos espíritas, como Guillon Ribeiro (1875-1943), que foi Presidente da FEB (1920-1921; 1930-1943).  

Lista dos livros espíritas constantes na biblioteca de Rui:  

NA REFERÊNCIA ESPIRITISMO

*- Aksakof, Alexander, Animisme et Spiritisme, (Animismo e Espiritismo), Paris, 1895; - Bois, Jules, L’au delà et les forces inconnus (O outro lado e as forças desconhecidas), Paris, 1903; *- Brofferio, Angelo, Per lo Espiritismo (Pelo Espiritismo), Torino, 1903; * (ded.) - Centro Redentor, Espiritismo Racional e Scientífico, RJ, 1914; - Chaves, Francisco, Assuntos Espíritas, FEB, 1913; *- Denis, Léon, Le problème d’être et de la destinée (O problema do ser e do destino), Paris, 1908; *- Doyle, Conan, La Nouvelle Révélation (A nova revelação), Paris, 1919; - Flammarion, Camille, L’inconnu et les problèmes psychiques (O desconhecido e os problemas psíquicos), Paris, 1917; - Holt, Henry, On the Cosmic Relations (Nas relações cósmicas), Boston, 1915; * (ded.)- Lacerda, Fernando, Do paiz da luz, Lisboa, 1911 (tb 1908); - Lacombe, Madeleine, Merveilleux phénomènes de l’au dela (Maravilhosos fenômenos do outro lado). Lisbonne, Ferin, 1920; *- Machado, Brasílio Marcondes, Contribuição ao estudo da psiquiatria (Espiritismo e Metapsychismo), RJ, 1922; * (ded.) - Penha, José da, O Espiritismo e os sábios, Natal, 1901; *- Seabra, Alberto, O problema do além e do destino, SP, 1910; - Silva, Vitalino Gonçalves, Orientação espiritual, s.d.; - Thomas à Kempis, Presente divino, RJ, 1906; 

NA REFERÊNCIA ESPIRITUALISMO

- Bozzano, Ernesto, Les phénomènes de hantisse (?) (Os fenômenos de?), Paris, 1920; *- Coates, James, Has W.T.Stead returned? (W.T. Stead retornou?),  London, 1913; - Crawford, William Jackson, The reality of psychic phenomena (A realidade do fenômeno psíquico), London, 1916; *- Crookes, William, Nouvelles Experiences sur la force psychique (Novas experiências sobre a força psíquica), Paris, 1897; - Delanne, Gabriel, Les apparitions materialisées des vivants et des morts (As materializações dos vivos e dos mortos), Paris, 1909; - Fiessinger, Charles Albert, Science et Spiritualisme (Ciência e Espiritualismo); *- Gibier, Paul, Le Spiritisme (O Espiritismo), Paris, 1896; - Heysinger, Isaac Winter, Spiriti et matter (Espírito e matéria), London, s.d..; *- Lapponi, Giuseppe, L’hypnotisme et le Spiritisme (O hipnotismo e o Espiritismo), Paris, 1907; - Laminne, Jacques, L’homme d’après Haeckel (O homem após Haeckel), Paris, s.d.; - Lodge, Sir Oliver, Raymond, or life and death (Raymond, ou vida e morte), NY, 1916; - Primot, Akphonse, Le psychologie d’une conversion (A psicologia de uma conversão), Paris, 1914;

- Randall, Edward Caleb, The dead have never died (Os mortos nunca morreram), NY, 1917; - Richet, Charles, Traité de métapsychique (Tratado de metapsíquica), Paris, 1922; *(ded.)- Seabra, Alberto, A alma e o subconsciente, SP, 1923; *- Thompson, Robert John, The proofs of life after death (As provas da vida após a morte), Boston, 1906; 

NA REFERÊNCIA RELIGIÃO E CIÊNCIA

- Lodge, Sir Oliver, Essenza della fede in accordo com la scienza (Essência da fé em acordo com a ciência), Miolano, 1910; - Lodge, Sir Oliver, Reason and belief (Razão e crença), London, 1911; 

NA REFERÊNCIA METAPSÍQUICA

- Crookes, William, Discours récents sur les recherches psychiques (Discursos recentes sobre as pesquisas psíquicas), Paris, 1903; *- Flammarion, Camille, La mort et son mystère (A morte e seu mistério), Paris, 1920; - Lodge, Sir Oliver, The survival of man, London (A sobrevivência do homem), 1910; - Rochas d’Aiglun, Albert de, Les vies successives (As vidas sucessivas), Paris, 1911;  

NA REFERÊNCIA AUTOR

- Rochas d’Aiglun, L’extériorisation de la sensibilité (A exteriorização da sensibilidade), Paris, 1899;- Lombroso, Cesare, Inchiesta sulla transmissione del pensero (Investigação sobre a transmissão do pensamento), Torino, 1891;

NO ARQUIVO DE CORRESPONDÊNCIA

- Carta de Alberto Seabra, de 25/09/1914, oferecendo o livro Has W.T.Stead returned?, de James Coates.

* Nas obras com asterisco encontram-se assinalações realizadas por Rui Barbosa. As indicações com (ded.) representam as obras com dedicatórias. 

PENSAMENTO IMORTALISTA E DE COMUNICABILIDADE ESPIRITUAL

Destacamos o pensamento de Rui Barbosa, manifestado na Oração aos Moços, discurso de 1920, para colação de grau na Faculdade de Direito do Lgo São Francisco/SP. Ele escreveu o discurso e pediu ao amigo Reynaldo Porchat (1868-1953) que o lesse. Este discurso tem trechos que falam da imortalidade e comunicabilidade espiritual: 

 ...a maior de quantas distâncias logre a imaginação conceber é a da morte; e nem esta separa entre si os que a terrível afastadora de homens arrebatou aos braços uns dos outros. Quantas outras (vezes), não somos nós os que vamos chamar esses leais companheiros de além-túmulo, e com eles por um alvitre, em vão buscado, uma palavra, um movimento do rosto, um traço do que por lá se sabe, e que aqui se ignora?  Rui Barbosa, in Oração aos Moços, 1920.  

Não estamos insinuando que Rui foi espírita. Trata-se de um registro histórico de que ele não ficou indiferente ao Espiritismo, tendo-o estudado e assimilado, o que é inegável, e que se pôde demonstrar...


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 Revista Semanal de Divulgação Espírita