WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 2 - N° 70 - 24 de Agosto de 2008
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

De: Fernanda Marinho-Göbel (Bonn, Alemanha)

Segunda-feira, 18 de agosto, às 09:05

Queridos amigas e amigos,
Desejamos lembrar a todos companheiros do Ideal Espírita que aproxima-se a data de nosso Congresso com nossa querida Dra. Marlene Nobre e os médicos da AME-Internacional (Associação Médico-Espírita Internacional).

Em 11 e 12 de outubro próximos estaremos recebendo estes companheiros brasileiros na Academia Andreas Hermes, em Bonn, a fim de que juntamente aos companheiros alemães possamos dar o primeiro passo na abertura de portas nas Psiquiatrias da Alemanha para a realidade do Espírito e da Vida Espiritual.

Participem ajudando-nos com sua presença e suas vibrações positivas tão necessárias ao nosso evento! 

Informações em www.kongress.psychomedizin.com

Fraternalmente,

Fernanda Marinho-Göbel

 


De: Ana Lucia Santos de Oliveira
Sexta-feira, 15 de agosto de 2008, às 19:07
Prezados senhores, saudações.
Gostaria de receber a revista virtual O Consolador semanalmente, se possível, pois tenho interesse em participar do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE, além de poder visitar a biblioteca virtual e ficar mais inteirada de outros cursos e palestras. Gostaria muito de receber, pois nem sempre tenho como ir ao centro que freqüento por ser distante do meu bairro e só serem realizadas palestras à noite.
Agradeço desde já a atenção.
Deus abençoe a todos.
Com muita paz,
Ana Lucia 

Resposta do Editor:

Já respondemos à leitora, cujo domicílio ignoramos, que esta revista circula apenas na internet e não tem, por causa disso, formato impresso. Para lê-la é preciso acessar nosso site.  

 

De: Marcos Leite (Rio de Janeiro)
Quinta-feira, 14 de agosto de 2008, às 15:08
O presidente da FUNTARSO - Rádio Rio de Janeiro, Gerson Simões Monteiro, convida a todo o meio espírita em geral para o lançamento de seu mais novo livro, "No Roteiro de Jesus", na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Publicado pela editora da Federação Espírita Brasileira (FEB), o livro se constitui numa coletânea, organizada por Gerson Simões Monteiro, dos capítulos que apresentam os fatos vivenciados por Jesus, nas obras ditadas pelo Espírito Humberto de Campos ao médium Chico Xavier. Os capítulos estão divididos em quatro partes: 1ª parte: temas ligados ao início da vida de Jesus na Terra; 2ª parte: Jesus agindo (ensinando, curando, exemplificando, confortando, etc.); 3ª parte: fatos vivenciados pelo Cristo no final de sua vida na Terra; 4ª parte: Jesus agindo após a sua volta ao mundo espiritual. O lançamento de "No Roteiro de Jesus" acontece no dia 16/08/2008 (sábado), às 16 horas, no estande da FEB na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O local é o Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 - Parque Anhembi - São Paulo - SP - Brasil).
Marcos Leite
Assessor de Imprensa da Rádio Rio de Janeiro 

 


De: Fabio Astoni (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 14 de agosto de 2008, às 21:26
Olá, queridos amigos de ideais!!!
Pedimos, se possível, inserir um link para o nosso site para que possamos estar mais interligados:
www.autoresespiritasclassicos.com
Somos aqueles que vêm resgatar a essência do Espiritismo, através de obras raras!!!
Queridos amigos!!! Fiquem com o mestre!!!
Fabio

 


De: Gilberto Pinheiro (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 15 de agosto de 2008, à 00:19
Prezados irmãos e irmãs espíritas, boa-noite!
O meu amigo e irmão espiritual, PAULO CESAR FRUCTUOSO, um dos maiores oradores espíritas que já presenciei em minha vida que, além de muito culto, tem muita habilidade com as palavras, telefonou-me hoje cedo, afirmando-me que a entrevista que concedera na Rádio Rio de Janeiro abordando o tema ECTOPLASMIA, será reprisada amanhã, sexta-feira, às 16 horas e na próxima quarta-feira, dia 20 de agosto, às 20 horas. Vale a pena ouvi-lo. O assunto é muito interessante e o PAULO é uma autoridade no assunto em questão, uma vez que no centro que freqüenta, o LAR DE FREI LUIZ, há fenômenos de materializações de espíritos. Portanto, reitero que vale a pena sintonizar nesta emissora, ouvindo-o atentamente.
Gilberto Pinheiro

 


De: Francisco Rebouças (Niterói, RJ)
Domingo, 17 de agosto de 2008, às 11:01
Caros amigos, estou enviando para vocês mais um endereço de uma Rádio Espírita, com músicas e mensagens do evangelho do Mestre de Nazaré:
Rádio Síntese - http://www.radiosintese.com.br/.
Ouçam e recordem muitas das músicas de sua juventude.
Grande abraço,
Francisco Rebouças

 


De: Leda Flaborea (São Paulo, SP)
Domingo, 17 de agosto de 2008, às 12:43
Vejam parte de uma interessante entrevista concedida pelo astronauta americano Edgar Mitchell, que foi o sexto homem a pisar na lua.
Leda 

Nota do Editor:

Eis o texto enviado por nossa companheira Leda:

O americano Edgar Mitchell participou da missão Apollo 14 e foi o sexto homem a pisar na lua. Enquanto estava no espaço, Mitchell teve uma experiência espiritual que mudou seus paradigmas: "Olhando para o espaço, tive um sentimento de estar profundamente conectado com tudo".

De volta à Terra, ele fundou o Instituto para Ciências Noéticas, cujo principal objetivo é promover o estudo e prática da ciência de um ponto de vista cósmico. Para ele, os cientistas e místicos têm o mesmo objetivo: entender a galáxia. "Os místicos, porém, têm feito isso há milênios, e os cientistas são novatos", afirma Mitchell.

Ele cita Descartes como o responsável pela profunda influência do pensamento dualista na sociedade ocidental: “Descartes foi o primeiro a defender que razão e espírito estavam separados. E assim têm sido desde então, por longos 400 anos. É isso que nos permite ir a Igreja aos domingos e pedir perdão, e na segunda-feira continuar estragando o mundo." “Por causa do cartesianismo, o progresso espiritual do ocidente sempre foi muito lento. Mas isso mudou nos últimos anos. Agora, estamos finalmente entendendo como a mente e a consciência estão conectadas com o Universo."

Segundo ele, a experiência esotérica - isto é, a experiência interna de unidade com o cosmos - está ao alcance de qualquer um.

Em entrevista coletiva, Mitchell disse:

Pergunta - Fala-se que a física quântica explica a espiritualidade. Como assim?

Edgar Mitchell - De acordo com a teoria quântica, existe o não-lugar. Este não-lugar não se baseia somente em partículas, mas numa onipresença. O não-lugar está em toda a parte. Os estudos do holograma quântico estão levando a ciência a afirmar basicamente isso. A manifestação que não é local, do aqui e agora, é um não-lugar, está em toda a parte. Os místicos já vinham dizendo isso há muito tempo, e a ciência só agora está chegando a essa conclusão.

Pergunta - O que você acha das teorias que dizem que a consciência cria a realidade?

Mitchell - Existem duas escolas filosóficas. Uma que afirma que a matéria é a realidade absoluta e a outra que diz que a consciência é a realidade absoluta. O que nos parece agora é que nenhuma das duas está inteiramente correta. As duas coisas evoluem ao mesmo tempo, simultaneamente. E antes da matéria e da consciência o que existe é o que se chama de campo de quantum zero, que poderia ser chamado de Deus. Ou seja, o que não é criado. A partir disso surgem as duas realidades simultâneas, a matéria e a consciência. E evoluem juntas, interagindo. Sabemos agora que o universo vazio não está vazio. Existem flutuações quânticas em toda a parte, e em cada pequena partícula quântica existe energia suficiente para a criação de todo o universo.

Pergunta - Para que a sociedade mude, é preciso que os governantes comecem essa mudança?

Mitchell - O sistema político tem que seguir as mudanças. É preciso haver uma perspectiva espiritual primeiro. Uma mudança interna e individual precisa acontecer para depois haver uma mudança política. Não estou falando de levar teologia à política, estou falando de levar uma visão espiritual que vai causar impacto na forma pela qual a política pensa.

Pergunta - Alguns cientistas afirmam que a saída para a humanidade é colonizar outros planetas. O que o senhor acha disso?

Mitchell - Acho que precisamos aprender a viver melhor aqui na Terra. A taxa de crescimento da população e a forma pela qual estamos nos comportando não é adequada para a preservação do planeta. Se continuarmos assim realmente iremos destruir a Terra. Mas o correto não é escapar para outros lugares, e sim saber viver bem aqui. Ao mesmo tempo, o nosso destino é a exploração, nós inevitavelmente vamos explorar outros espaços. Inclusive porque o nosso sistema solar tem um tempo limitado, mais ou menos cinco bilhões de anos, para existir. Depois ele vai se desfazer, é parte da evolução cosmológica.

Pergunta - O senhor acha que religiões são fundamentais na busca espiritual?

Mitchell - Talvez os líderes religiosos não gostem muito dessa afirmação, mas são eles que seguram, pelo poder, a informação de que nós podemos falar com Deus diretamente, sem nenhum intermediário atrapalhando essa comunicação.

Pergunta – Por que a ciência está tentando entender a espiritualidade?

Mitchell - A verdadeira procura é entender a realidade, da qual a espiritualidade é parte. Durante 400 anos acreditamos que eram coisas separadas, mas agora nossa ciência está mostrando que isso não é verdadeiro. Estamos trazendo de volta o que tínhamos erradamente pensado que era separado. Tentar entender a natureza da realidade é uma antiga busca da humanidade. Se você é um artista, deve conhecer o material que usa para pintar, e também tem que criar algo a partir disso. Se você apenas observa a arte, você não tem que entender nada sobre a tinta ou a tela. O que isto está nos dizendo, por mostrar que corpo, mente e espírito estão juntos, é que não somos apenas observadores da arte, nós somos os artistas. Então, precisamos entender tudo.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita