WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
O Espiritismo responde
Ano 2 - N° 69 - 17 de Agosto de 2008 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
  

Nosso amigo Delmiro pergunta-nos que é fluido vital. Para responder-lhe vamos recorrer ao Vocabulário Espírita que compõe uma das páginas deste Portal. Para acessá-lo, basta clicar no link de mesmo título que se encontra à esquerda de todas as páginas desta revista.

Fluido vital – que segundo João Teixeira de Paula é o mesmo que princípio vital – é o princípio orgânico que, tendo por fonte o fluido universal, tem a propriedade de animar os seres vivos. Conforme as questões 64 e 65 d´O Livro dos Espíritos, fluido vital, fluido magnético e fluido elétrico animalizado são termos equivalentes.

Fluido universal, ou plasma divino, hausto do Criador, é o elemento primordial em que vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres.

Segundo a questão 27 da obra fundamental do Espiritismo, desempenha ele o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria propriamente dita, que é por demais grosseira para que o Espírito possa exercer ação sobre ela.

Embora seja correto classificá-lo como elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais. Está colocado entre o Espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, por suas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do Espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conhecemos uma parte mínima.

O fluido universal é, enfim, o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá. 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita