WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 2 - N° 68 - 10 de Agosto de 2008
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

De: Inés B. (Braga, Portugal)
Quarta-feira, 6 de agosto de 2008 às 13:12:00
Olá a todos!!
Meu nome é Inés e sou uma colombiana morando em Portugal. Um dia em busca de paz para meu espírito, comecei minha viagem de busca espiritual pelo mundo da internet e tive a ventura de encontrar este site tão interessante. E é por este meio que venho agradecer-vos e dar os parabéns por tão maravilhosa revista que pessoalmente tem feito muito bem ao meu espírito. Tirando véus e véus de ignorância do meu pobre espírito sedento de luz e evolução, esta revista tem sido meu alimento de conhecimentos todos os dias desde que a encontrei e pela qual tanto tempo estava à procura...
Obrigada por todo esse bem que facilita para nós espíritos encarnados à procura de paz e salvação neste mundo de trevas!
Que a Paz e luz do Senhor esteja com vocês agora e sempre!!!
Inés

 


De: Rosana Brotto (Curitiba, PR)
Quarta-feira, 6 de agosto de 2008 às 12:57:17
Como faço para conseguir uma psicografia?
No aguardo!!

Rosana
 

Resposta do Editor:

Não existe uma receita que possa resolver o que a leitora pretende, porque os Espíritos se comunicam quando querem, podem e encontram um instrumento mediúnico com que se afinizem. Essas três condições são necessárias. Faltando uma delas, a comunicação fica inviabilizada, motivo pelo qual Chico Xavier costumava dizer que nas relações com o Além o “telefone toca do lado de lá”, ou seja, não basta querermos.

 

De: Sonia M. Ferreira (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 29 de julho de 2008, às 18:40:43
Boa tarde. 
Sou espírita e estou à procura do Centro Espírita Itupiara. Gostaria de saber se poderia me informar, pois já procurei na internet e nada encontrei.
Agradeço a atenção e aguardo sua resposta
Sonia M. Ferreira

Resposta do Editor

Já informamos diretamente a leitora o endereço do Centro Espírita Tupyara, que é este: Rua Luiz Bezerra 116 ENG NOVO CEP 20710-160 - fone (21) 2581-3399  -  Rio de Janeiro (RJ).

 


De: USE Vila Maria (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 6 de agosto de 2008 às 22:20
A 6ª FEICULTE – Feira Cultural Espírita 2008, realizada pela União das Sociedades Espíritas da Vila Maria, acontecerá em 28 de setembro de 2008, das 9 às 17 horas, na antiga sede da subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme (localizada na Praça Oscar Silva, s/nº - Vila Guilherme), e tem por objetivo levar lazer, cultura e conhecimento gratuitos ao público em geral.
Como sempre acontece, o evento terá uma programação bastante variada para agradar todos os gostos e idades. Já estão agendas palestras sobre saúde e duas doutrinárias: pela manhã, Heloísa Pires falará sobre O Espiritismo e o Tempo e, na parte da tarde, será a vez de Jéferson Betarello enfocar os 150 anos da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e da Revista Espírita, temas centrais do evento que terá, ainda, uma exposição sobre os grandes nomes que participaram da Sociedade e colaboram com um dos primeiros periódicos espíritas do mundo.
A FEICULTE 2008 oferecerá espetáculos de teatro e de música, exames de saúde gratuitos, praça de alimentação, livros, um game baseado em O Livro dos Espíritos e atração para as crianças e adolescentes - entre elas, brincadeiras e contadora de história. A USE Vila Maria é composta pelas Casas Espíritas Estudantes do Evangelho, Evangelho em Ação, Gabriel Ferreira, Joaquim Alves, Luz e Verdade, Padre Zabeu e As Três Estrelas Divinas. Mais informações pelo telefone (11) 9765.1881 ou pelo e-mail usevilamaria@yahoo.com.br.
USE Vila Maria

 


De: Paulo Duarte Filho (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 30 de julho de 2008, às 07:21:30
Gostaria se possível obter o endereço do hospital espírita Itupiara no Rio de Janeiro.
Desde já agradeço a atenção,
Paulo Duarte Filho
 

Resposta do Editor

Comunicamos ao leitor que desconhecemos o hospital espírita Itupiara. É provável que ele quisesse referir-se ao Centro Espírita Tupyara, situado na Rua Luiz Bezerra 116 ENG NOVO CEP 20710-160 - fone (21) 2581-3399  -  Rio de Janeiro (RJ).

 


De: Gilberto Pinheiro (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 29 de julho de 2008, às 23:52
Boa-noite, prezados irmãos e irmãs espíritas.
Folheando uma revista de cunho espírita, encontrei uma matéria interessante e gostaria de registrá-la para que avaliem.
Trata-se de marcas da reencarnação. 
Eis, abaixo: 
"O delegado João Alberto Fiorini de Oliveira, que atua na Agência de Inteligência do Paraná, realiza um trabalho de primeira linha, investigando possíveis casos de reencarnação, especialmente com a comparação de impressões digitais. Para Fiorini,  AS DIGITAIS NÃO SE ALTERAM QUANDO O INDIVÍDUO REENCARNA.
Segundo o parapsicólogo Dr. Hernani Guimarães Andrade, se a pessoa volta com as marcas, sinais, cicatrizes, deformações e até doenças, por que não com as mesmas impressões digitais?
Fiorini entrou nesta jornada em 1999. Na época, ele se recuperava de uma cirurgia, e teve a oportunidade de ler um artigo publicado num jornal de 1935, escrito por Carlos Bernardo Loureiro.  A matéria foi reproduzida no jornal da Federação Espírita do Estado de SP e se referia a um menino que tinha a mesma impressão digital de um homem falecido há dez anos.
Não só Fiorini, como qualquer dermatologista, sabem que é impossível existirem duas impressões digitais iguais.
Mesmo no caso de gêmeos univitelinos , as digitais são sempre diferentes.
Trata-se de um dado geneticamente intransmissível, próprio do indivíduo.
Ainda assim, o delegado decidiu se aprofundar no caso.  Como um rato de biblioteca, Fiorini queria ter certeza de que era impossível digitais idênticas.
IMPRESSÕES DIGITAIS
Fiorini teve acesso a um caso no Ceará, envolvendo a senhora A, falecida em 1989 e sua possível reencarnação, o menino C, nascido em 1999.
A jovem B ficou grávida.  Seus familiares entendiam que B estava preparando, em seu ventre, o corpo que seria habitado pela alma de A, uma senhora que se relacionava com aquela família e que havia falecido há poucos anos. 
Segundo os espíritas da família, a Sra. A tinha uma necessidade de se reajustar carmicamente e deveria nascer num corpo masculino para cumprir tal missão.
C nasceu.   E a primeira comparação das impressões foi realizada, constatando-se que as digitais de A e C eram de um mesmo padrão datiloscópico.  O delegado Fiorini apresentou-se para uma segunda avaliação e o resultado foi que apresentavam coincidências em seu tipo fundamental.  O perito comprovou que tanto a falecida quanto a criança possuíam o mesmo número de linhas (doze) nas digitais.  Segundo Fiorini, é impossível existir duas impressões iguais, mas as semelhanças podem ser significativas.
MARCAS NO CORPO
Fiorini acredita que a comprovação da reencarnação PODE SER FEITA COM EXAMES MÉDICOS. Ele afirma que se uma pessoa morre  subitamente assassinada ou em desastres, ela reencarna com determinadas marcas ou cicatrizes relacionadas ao evento em questão.  O problema é que essas marcas vão desaparecendo com o tempo, de modo que a pesquisa tem que ser feita o quanto antes, enquanto as evidências estão mais nítidas.
Convidado por uma família de Avaré (SP), Fiorini investigou um caso que teve origem em 1971. Na época, um homem de 31 anos morreu por ocasião de um disparo acidental de arma de fogo.  A família disse que, depois de 20 anos ele teria renascido como neto. Então Fiorini passou a fazer várias perguntas à família.  Estudou minuciosamente  o inquérito policial, a certidão de óbito, o auto de levantamento de cadáver, o laudo de exame de corpo de delito, auto de exame de instrumento do crime e, por fim, o exame do coração (ecocardiografia).
O exame  de auto de levantamento de cadáver revelava que o calibre da arma em questão era de 6,35mm. A ecocardiografia da criança apresentava uma fissura interventricular medindo 6,00 mm no ventrículo esquerdo do coração.  Posteriormente, a criança que hoje é adolescente,faria uma cirurgia de coração para fechar o orifício.
O delegado solicitou um exame datiloscópico das impressões do falecido e da criança.  As impressões eram quase idênticas,de tal modo que foram necessários dias para se encontrar pequenas diferenças.
(...) Fiorini também estuda ectoplasmia (materialização de espíritos) e tem experiências em comunicação com o além, pela captação de imagens por meio de câmeras de infravermelho, capaz de  captar as variações de temperatura.  Segundo ele, quando o espírito sai de outra dimensão e entra na nossa, ele esfria a temperatura ambiente entre 10 e 15 graus.  Calculo que a comunicação e as imagens dos espíritos se tornarão comuns em um prazo máximo de dez anos." (Fonte de pesquisa: Revista Visões do Espírito – EM Editora, São Paulo-SP.)
MEU COMENTÁRIO: acredito piamente que o reencarnante possa trazer marcas de nascença, oriundas de vidas passadas. Acho isso perfeitamente possível. Contudo, em relação às digitais iguais, que seriam eternas e todas as vezes que o espírito reencarnasse traria as mesmas digitais, confesso que NÃO SEI a resposta. Nunca ouvi falar a respeito do assunto. Procurei no Livro dos Espíritos mas não encontrei registro algum sobre o assunto.
Se algum irmão ou irmã espírita conhecer o assunto, por favor, me oriente, afinal, estou na escola da vida e essa lição eu não aprendi ainda.
Muito obrigado!
Gilberto Pinheiro

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita