WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 2 - N° 66 - 27 de Julho de 2008
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

De: Magna Pereira da Silva (S. Jorge-Velas, Arquipélago dos Açores, Portugal)
Quarta-feira, 16 de julho de 2008 às 06:46:44
Peço o endereço do centro espírita existente na Ilha Terceira, pois onde moro não há.
Obrigada.
Magna

Resposta do Editor:

Sugerimos à leitora que entre em contato com a jornalista Katia Fabiana Fernandes  – e-mail: kffernandes@hotmail.com – autora da entrevista com o confrade Pedro César Lopes da Silva, residente na Ilha Terceira, que é um dos destaques da presente edição. 

 


De: Cristina Paulino (Monterau - Fault-yonne, França)
Quarta-feira, 16 de julho de 2008 às 16:25:05
Olá, me chamo Cristina. Estou residindo na França e gostaria de obter livros espíritas em português, pois ainda não falo fluentemente o francês. Como posso obtê-los estando fora do Brasil?

Cristina

Resposta do Editor:

Um dos objetivos da Biblioteca virtual que integra o portal “O Consolador” é justamente socorrer as pessoas que residem em locais distantes e não têm acesso às livrarias espíritas. Em nossa Biblioteca encontram-se as principais obras espíritas, em idiomas diversos. No entanto, caso a leitora tenha interesse na aquisição de livros, pode dirigir-se ao Conselho Espírita Internacional, por meio do site http://www.spiritist.org, no qual obterá as informações que deseja.

 

De: Rosemary Fioroto (Londrina, PR)
Domingo, 20 de julho de 2008, às 23:42
Thiago Bernardes:
Olá, gostaria de receber mais informações sobre a informação anexada, a respeito dos quatro graus existentes nos reinos da natureza do ponto de vista moral.
Obrigada.
Um abraço,
Rosemary
 

Resposta do Editor: 

Com a mensagem enviada a Thiago Bernardes, a leitora enviou o seguinte texto extraído de uma das lições do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita que é publicado semanalmente nesta revista: “Respondendo à pergunta 585 d’O Livro dos Espíritos, acerca da divisão da Natureza em três reinos, os Espíritos disseram que do ponto de vista material há apenas seres orgânicos e inorgânicos, mas do ponto de vista moral existem evidentemente quatro graus: minerais, vegetais, animais e a espécie humana”. A explicação do texto anexado pela leitora pode ser vista em uma Nota de Kardec referente à questão 585 de “O Livro dos Espíritos”. Os graus a que ele se refere dizem respeito à chamada evolução anímica, em virtude da qual o princípio espiritual passa pelos reinos inferiores da Criação até chegar à condição humana, o que mostra que existe um elo que liga todos os seres e que é tão-somente o grau evolutivo que os distingue.  

 


De: Julciane Nunes (Ouro Verde, SC)
Segunda-feira, 14 de julho de 2008 às 11:56:20
Queria saber pormenores sobre a minha vida. Como proceder?
Julciane

Resposta do Editor:

Se a leitora se refere a informações sobre existências passadas, é preciso recorrer a um profissional da área da Terapia das Vidas Passadas, embora os terapeutas que utilizam a técnica de regressão de memória só a usem em caso de necessidade comprovada e não para satisfação de simples curiosidade.

 


De: Marta Santiago (Olinda, PE)
Terça-feira, 15 de julho de 2008 às 09:22:07
Os sonhos têm algo de verdadeiro? Devemos acreditar neles? É uma forma de comunicação mediúnica?
Marta

Resposta do Editor:

O sono e os sonhos são estudados por Allan Kardec no capítulo VIII da segunda parte de “O Livro dos Espíritos”, que trata da emancipação da alma. Recomendamos à leitora que leia esse capítulo, especialmente as questões 400 a 421, para que depois, em persistindo a dúvida, possamos esclarecê-la.

 


De: Luis Claudio Galhardi (Londrina, PR)
Segunda-feira, 21 de julho de 2008, às 11:23
Olá, amigos participantes do Movimento Nós Podemos Paraná da Região de Londrina  (região Apucarana–Arapongas–Londrina–Cornélio Procópio e cidades vizinhas). O Movimento poderá financiar 30 vagas para pernoite em hotel na Cidade de Curitiba para os interessados em participar da 7º Mostra ação voluntária e 1° Congresso Nós Podemos Paraná, que ocorrerá de 6 a 9 de agosto. O transporte para Curitiba e a alimentação ficará por conta de cada participante. Os interessados devem entrar em contato com Luis Claudio 3294-5234 ou  Elaine 3294-5228 no SESI/FIEP. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Um abraço a  todos
Luis Claudio Galhardi 

 


De: Arnaldo Camargo (Capivari, SP)
Domingo, 20 de julho de 2008, às 14:47

Prezados amigos:
Estamos informando da estréia da peça teatral "Getúlio Vargas em Dois Mundos", que vai revelar a vida nas duas dimensões, agora com outra carta de Getúlio ao povo brasileiro. Demonstra a imortalidade da alma e o equívoco que é o suicídio.
Você vai se emocionar com o espetáculo e vai refletir melhor sobre sua vida e o que pode fazer para melhorar a vida em torno de si.
Esse espetáculo pode ser levado para o interior do Estado de São Paulo e para outros estados e o contato é com a LURIMAR, telefones (11) 5542-7570 ou 9173-7955, com promoção em prol da casa espírita de sua cidade. Para caravanas do interior preços especiais e condições para jantar em São Paulo, também tratar com a LURIMAR.
Agradecemos aos amigos que puderem divulgar junto aos seu cadastro de e-mail, quanto mais pessoas souberam mais pessoas estarão se iluminando com a revelações espíritas.
Abraço e nosso gratidão pela divulgação.
Arnaldo Camargo - editor
EDITORAEME - site: www.editoraeme.com.br

 

De: Pedro Vanderlei Paulino (Londrina, PR)
Segunda-feira, 21 de julho de 2008 às 17:51:09
Bom dia aos amigos!
Desde maio de 2007 que estamos recebendo o apoio moral e espiritual de
todos. Gostaríamos de agradecer pessoalmente a cada um, abraçando e falando dos nossos sentimentos de gratidão, pelas orações, pelas vibrações, pelos pensamentos positivos, nestes momentos de prova que passamos com nossa neta Gabriela.
A doença não progrediu, regrediu. Não está aparecendo em nenhum dos
exames efetuados desde agosto/07.
Muito obrigado a Deus, nosso Pai, pois está sempre próximo de nós.
Continuamos com nossa batalha e contamos com o mesmo apoio espiritual de todos, pois ainda há necessidade de continuar com o tratamento.
Perdão por termos ficado distante de alguns, perdão pelas faltas que cometemos, perdão pelos momentos de perda de paciência ou irritação com os amigos.
Que Deus lhes pague em dobro, tudo que estão fazendo por nós.
O tio da Gabriela colocou no You Tube, uma pequena homenagem, para aqueles que não conhecem a Gabriela. Consultar: NATAL 2007 HOMENAGEM A GABI.
Um abraço fraterno e um beijo de um amigo muito grato
Pedro Vanderlei Paulino

 


De: Luduvice José (Aracaju, SE)

Segunda-feira, 21 de julho de 2008, às 12:10

Convenções e modismos estipularam o DIA DO AMIGO. Aceitar essa premissa referendaria uma certa parcimônia, senão uma maneira falsa de entender o que seja e o que é amigo. Pois AMIGO VERDADEIRO não é um mero conhecido, ou um simples colega de trabalho ou de colégio, que o tempo nos leva a conhecer, e que o perpassar dos anos coloca no esquecimento.

AMIGO VERDADEIRO é algo consistente. Pois mesmo o sentimento sendo um substantivo abstrato, a amizade é sedimento do tempo, amalgamada nos critérios de confiança, conhecimento, afetividade, concretada com a argamassa da lealdade, e conceituada no processo de reciprocidade: emissor e receptor.

AMIGO VERDADEIRO até pode, mas não deve ter data, pois amigo é todo dia, é todo instante. Testado nos escaninhos da compreensão, da tolerância, do entendimento, pois não existe data para amigo, mesmo nos lembrando mais fortemente de alguns amigos, em algumas datas ou ocasiões. Referenciais que reforçam o evocar dos tempos que se foram, mas que o ser amigo, não matou, mesmo com distâncias e separações.

“AMIGO É COISA PARA SE GUARDAR NO LADO ESQUERDO DO PEITO”, escreveu e cantou com o coração Milton Nascimento. Um verdadeiro libelo, tecido em teias de afeto e carinho, representando um sentimento, e que tomou ritmo acelerado com Roberto e  Erasmo Carlos, uma apologia à amizade externada no “VOCÊ MEU AMIGO DE FÉ MEU IRMÃO CAMARADA”.

Prova que amizade não tem data, pode-se atestar  com nossa ligação com o irmão e  amigo JESUS. Governador da terra, que reencarnou para comprovar que para se chegar  a DEUS, só é possível através do próximo, fazendo-o nosso amigo, até que o entendimento provoque em todos, o amor incondicional.

Mas, como se convencionou tornar este 20 de julho, DIA DO AMIGO, que sirva para treinar e provar como é bom ser bom. E só assim tornar-se-á possível ser amigo. Sem cobranças, sem murmurações ou reclamações, sem desconfianças  e sem segundas intenções, sem obrigações, porque amizade é gratuita e informal, não exige agradecimentos nem se exige exclusividade.

Talvez a instituição do DIA DO AMIGO, sirva pelo menos, para que cada um reflita se realmente merece ter um amigo, ou se está fazendo por onde, ter uma amizade. Se é essencialmente honesto para entender que ter e ser amigo, é não ter necessidade de pedir perdão.

QUEM SABE UM DIA SEJA POSSÍVEL SE CONSEGUIR UM VERDADEIRO AMIGO?

Luduvice José

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita