WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 2 - N° 65 - 20 de Julho de 2008

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 

 
Quando dois ou mais
estiverem reunidos
em meu nome...

Uma breve história do movimento espírita na Noruega e
do GEEAK, grupo espírita que está comemorando
15 anos de existência no corrente ano
 
 

E foi assim que, seguindo as palavras de Jesus em Mateus (cap. 18 versículo20), nasceu o Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec (GEEAK), em 1993, na Noruega (fotos).
A Noruega  é um país europeu situado na península escandinava. Limitado ao norte pelo mar de Barents, a leste por Rússia, Finlândia e Suécia, ao sul pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Dinamarca, e a oeste pelo mar do Norte e pelo mar da Noruega. Oslo é a capital e a cidade mais populosa do país.

A história do Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec (GEEAK) começou em um dia frio de inverno, com o Evangelho no Lar na residência de uma família espírita.

Em pouco tempo, amigos interessados nas lições de amor da Doutrina Espirita se juntaram ao grupo. Foi no mesmo ano que, a convite de amigos espíritas suecos, membros do pequeno grupo foram a Suécia para assistir a uma conferência de Divaldo Pereira Franco, que pela primeira vez visitava aquele país. 

Nessa grata ocasião, os companheiros dedicados de Oslo receberam do dileto orador  e  dos irmãos espíritas suecos estímulo e apoio para iniciar um programa de trabalho e intensificar suas atividades. A partir daí o grupo começou a realizar suas 

Cristina Latini, atual presidente do GEAK

Grupo de integrantes do GEAK

Confrades do GEAK em uma das visitas
de Raul Teixeira à Noruega

reuniões    na  antiga  sede  da  Rode  Kors (Cruz   Vermelha norueguesa) na Togata, dando início ao primeiro grupo de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE).

A oficialização do Grupo aconteceu em 1995 com a aprovação de seu estatuto e a formação do primeiro grupo de associados.

No ano de 2006 o GEEAK finalmente conseguiu sua sede própria, que está situada na Dronningens gt. 23 – sala 512 – Centro. O endereço eletrônico do Grupo é este: leondenis_oslo@hotmal.com.

Na referida sede o GEEAK realiza as seguintes atividades:

  • segundas-feiras, das 18h às 19h30, estudo, educação da mediunidade, e das 20h às 21h30, reuniões mediúnicas.
  • terças-feiras, das 18h às 19h30, estudo em norueguês do Livro dos Espíritos e fluidoterapia.
  • quartas-feiras, das 18h às 20h, estudo doutrinário e fluidoterapia.
  • sábados, em horário previamente agendado, atendimento fraterno.

Além das atividades citadas, o GEEAK mantém uma livraria, uma biblioteca e um site na internet: www.spiritism-norge.webs.com.

Além de ter lançado o livro “Momentos de Iluminação”, de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco, o GEEAK prossegue na luta para revisar e lançar o Livro dos Espíritos em norueguês. Vale ressaltar que o livro “Vida Feliz”, também de Joanna de Ângelis, encontra-se em fase final de revisão. 

Pequena história do movimento
espírita na Noruega

O GEEAK, que é atualmente presidido pela amiga Cristina Latini, esteve representando a Noruega na 10a Reunião do CEI – Coordenadoria Europa, ocorrida na cidade de Lecco em maio de 2008. Além de membro do CEI (Conselho Espírita Internacional), o GEEAK promove conferências públicas com os oradores brasileiros Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira e participa da Feira Alternativa de Oslo, como aconteceu em 2006, bem como de eventos promovidos por países da Escandinávia e de toda a Europa.  

Existe um fato muito interessante sobre o movimento espírita na Noruega descoberto por membros do GEEAK. Segundo eles, quando o pequeno grupo de Oslo abriu suas portas pela primeira vez, no ano de 1993, pensava-se que ali se iniciava o movimento espírita na Noruega, mas isso não era verdade. Meses depois, eles descobriram que estavam enganados, pois encontraram nos arquivos da Biblioteca Nacional exemplares da revista mensal Morgendemringen (Alvorada), que teve seu primeiro exemplar publicado em janeiro de 1889.

A revista foi publicada por 38 anos sob iniciativa e patrocínio de Bernt Torstenson,  que foi, de fato, o pioneiro do ideal espírita em terras nórdicas. 

Torstenson era jurista, homem de vasta cultura e sólidos recursos financeiros, que foram aplicados, conforme suas palavras, “até o ultimo centavo” no trabalho de divulgação da Doutrina Espirita, elevando alto a bandeira do ideal que abraçara com total entrega.

Evidentemente, enfrentou muito preconceito e muitas dificuldades, o que não o impediu de levar seu trabalho adiante com a tradução e publicação das obras   de  Allan  Kardec,   além  de  livros

Fac-símile do primeiro número da revista

secundários e da Revista, publicada em formato A4.

Por causa de seu trabalho, Torstenson merece todo o nosso respeito e apreço, pois,  segundo relato dos irmãos da Noruega, foi ele figura ativa em todos os eventos espíritas realizados na época, organizando um vasto arquivo contendo muito material sobre congressos internacionais, seminários e publicações estrangeiras.

Dentre as inúmeras edições da revista Morgendemringen (Alvorada) podemos destacar, por exemplo, a edição de janeiro de 1926 que que traz fotografias e informações sobre o Congresso Mundial realizado em Paris em setembro de 1925, no qual o senhor Torstenson esteve presente. Esse Congresso foi presidido por Léon Denis, sendo presidente de honra Sir Arthur Conan Doyle. Na mesma edição a revista prestou uma homenagem ao seu fundador, Bernt Torstenson, desencarnado em dezembro de 1925.

Muitas décadas se passaram até que a semente de luz deixada pelo senhor Bernt Torstenton voltasse a germinar em solo norueguês. A história guardada nos velhos armários da Biblioteca Nacional ganhou vida com o trabalho do GEEAK, que refundou o movimento espírita norueguês, e serve de estímulo ao grupo atual que, apesar de pequeno, tem grande capacidade de realização e segue trabalhando firme no ideal de difundir a Doutrina Espírita no extremo norte do continente europeu.
 

Colaborou nesta reportagem a jornalista Katia Fabiana Fernandes, de Londres (Reino Unido).

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita