WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco

Raul Teixeira responde
Ano 2 - N° 64 - 13 de Julho de 2008

  

– Como deve ser a educação espírita da família, preparando-a para conviver num mundo conturbado, violento e competitivo, sem levá-la à alienação ou à revolta?

Raul Teixeira: O Espiritismo, retomando e reforçando os ensinamentos de Jesus Cristo, permite que a família espírita seja educada sem pieguismos, sem alienação ou revolta, mas com profundo sentido de responsabilidade perante a existência, não como quem se acha no mundo numa aventura de imitar os desvalores, justificando que tudo está ruim, mas como quem se encontra num educandário com deveres a serem cumpridos, apesar dos graves anacronismos a sua volta.

Basta lembrarmos que foi do Mestre Galileu que ouvimos a afirmativa de que é necessário viver no mundo sem ser do mundo...; de que é preciso ser manso como as pombas, mas prudentes como as serpentes...; de que se fazia necessário que o nosso falar fosse sim, sim, não, não...; de que era importante não nos atormentarmos pela posse do ouro...; de que a cada dia já basta o seu mal...; de que devíamos dar a César o que é de César e a Deus o que a Deus pertence...; e de que devíamos, ainda, fazer ao nosso próximo como queríamos que o próximo nos fizesse.

Estes e outros ensinamentos, devidamente ouvidos com ouvidos de ouvir e devidamente praticados, sem qualquer dúvida assegurarão à família uma vivência genuinamente espírita, em pleno campo de lutas e de conquistas por fazer que se distende a sua frente.

 


Do livro Desafios da Educação, 1a edição,  questão 74, de Camilo, psicografado por J. Raul Teixeira e publicado pela Editora Fráter Livros Espíritas, de Niterói-RJ.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita