WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 2 - N° 61 - 22 de Junho de 2008

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Colônia de férias no castelo do esperanto
 

A grande pedida para o verão europeu é participar da colônia de férias esperantista. A atividade acontecerá entre os dias 5 de julho e 16 de agosto, nas dependências do castelo de Gresillon, na França. Constam da programação cursos de esperanto, passeios e apresentações artísticas. Inscrições  e  informações  no endereço

www.gresillon.org.  


Novidades no movimento esperantista católico

A União Católico-esperantista Internacional anunciou a publicação da coleção da revista Espero Katolika na internet. Segundo o radialista Antonio de Salvo, o internauta terá a seu dispor mais de dez coletâneas anuais completas. Espero Katolika é o periódico esperantista mais antigo em circulação em todo o mundo. A primeira edição foi impressa em 1903. O material está no endereço www.ikue.org.  

Universidades francesas ensinam esperanto

O esperanto é ensinado nas universidades de Estrasburgo, na França. A matéria foi adotada pelo centro de estudos lingüísticos SPIRAL, mantido pelas três instituições de ensino superior da região. O fato ocorreu após quatro anos de insistência do movimento esperantista local. Estrasburgo localiza-se no leste da França, na margem esquerda do Rio Reno. A cidade é a capital da região administrativa da Alsácia, próxima à fronteira com a Alemanha.   

Estudantes africanos aprendem esperanto

Cerca de 150 alunos aprendem o esperanto na África. As aulas são dadas na Universidade Nacional de Burundi, ex-colônia belga. Trata-se de um pequeno país, com relevo montanhoso, no interior da região dos Grandes Lagos africanos. Apesar de possuir inúmeros recursos minerais, o Burundi é uma das nações mais pobres do mundo. Aliam-se à pobreza constantes conflitos étnicos internos e com os vizinhos Uganda e Ruanda. A idéia dos esperantistas é levar a cultura da paz para os estudantes locais.   

Portal facilita o estudo da Bíblia e do esperanto

Para os esperantistas que estudam as sagradas escrituras e o esperanto, uma boa dica é acessar o site Bíblia On-line. Diversas traduções do livro mais difundido no mundo estão à disposição do internauta. Os estudiosos poderão cotejar simultaneamente as diferentes versões em duas colunas, versículo por versículo. O endereço da página é www.bibliaonline.com.br. 

Campanha coleta objetos para o Museu do Esperanto

A cidade-natal do criador do esperanto está em busca de objetos históricos ligados à vida de seu filho mais ilustre. A campanha foi lançada pela Sociedade Esperantista de Bialystok. A região está localizada no nordeste da Polônia, próxima à fronteira com a Bielo-Rússia. O objetivo é reunir material para a criação de um museu, que fará parte do Centro de Esperanto Lazaro Luiz Zamenhof. O complexo cultural deverá estar em funcionamento até o dia 25 de julho de 2009, ano em que será comemorado o sesquicentenário de nascimento do pai da língua internacional neutra. O prédio será construído no terreno onde se encontrava a casa da família Zamenhof. O local abrigará um museu, um centro educacional e um centro de pesquisas lingüísticas. A prefeitura municipal arcará com as despesas.   
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita