WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 57 - 25 de Maio de 2008

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter@yahoo.com.br

Matão, São Paulo (Brasil)


Em favor de Pilatos


O pedido fora feito numa noite calma, enluarada. Depois de consumados os tristes episódios que envergonham a história humana, ele não sabia como fazer. Como, afinal, atender o sublime convite? Onde? Em que circunstância? Quando? E ainda havia o agravante da enorme distância social que o separava do governador. 

Mas a vida modifica seus panoramas constantemente.  Os exageros, falcatruas, corrupções, violências, desvios morais intensos, truculência mesmo contra o povo e até mesmo descaso com a função que exercia levaram o governador à prisão, submetendo-o a intensa humilhação. Afinal, o processo levantado para apurar suas negociatas e crueldades levou os senadores à indignação, propondo sua condenação. 

Convocado a Roma, foi recepcionado com a prisão, em cela imunda e infectada de ratos. Revoltado e indignado gritou a altos brados, só interrompendo porque lhe faltou voz mesmo, pois a resposta era sempre o silêncio da indiferença. 

O tempo escoou rápido até que recebeu a ilustre visita de um velho que, carinhosamente, foi atendendo suas carências e necessidades, inclusive de alimentos e roupas, transformando a infecta prisão em um quase quarto do hotel, apesar da ausência de liberdade. Das visitas diárias ao diálogo, que gradativamente foi se estabelecendo entre os dois, o visitante conseguiu transferir esperança ao arrependido e martirizado ex-governante, que abriu o coração ao amigo inesperado. 

Do novo entendimento sobre as questões fundamentais da vida humana à mudança de postura perante a conduta do passado e os desafios que ora o defrontava, Pilatos insistiu em saber quem enviara aquele velho que se tornou a única bênção de seus sofridos dias. A revelação, feita após o prisioneiro compreender as razões e fundamentos da visita e ajuda espontaneamente oferecida, trouxe imensa vergonha ao assustado novo discípulo de Jesus. Afinal, o Mestre da Humanidade, antes dos acontecimentos que o levaram à crucificação, solicitou a Zacarias, um de seus seguidores, que amparasse a Pilatos. Que ele acompanhasse o governador em momentos futuros, onde a consciência e as circunstâncias exigiriam dele muita renúncia e aceitação, e que Ele, o Mestre, indicaria a Zacarias como e onde agir... 

Assim é Jesus compreende nossas fraquezas, dúvidas, incertezas e equívocos. Ampara a todos porque sabe de nossas limitações, mas também conhece nossas potencialidades. Seu amor a nós o fez buscar Judas, Pilatos, assim como buscou aqueles que se tornaram instrumentos de sua ação, nas curas e propagação de seu Evangelho... 

Zacarias, fiel ao importante mandato de amor, arrumou meios e conseguiu aproximar-se de Pilatos, sensibilizando com seus exemplos, bondade e ensinos, soldados responsáveis pela guarda do ex-ilustre governador, agora prisioneiro, aguardando julgamento. 

O espaço curto não permite contar a beleza e emoção do texto completo dessa linda história. Remeto o leitor a conhecer a obra O Amor Jamais Te Esquece, ditado por Lúcius, na psicografia de André Luiz Ruiz. Obra que vai para os palcos durante 2008. 

O novo ano convida-nos a essa postura de compreensão perante os desafios, ofensas e difíceis circunstâncias que a vida apresenta diariamente. 

O segredo é mesmo levantar a cabeça, prosseguir, compreender e nos esforçarmos pela melhora do comportamento. Se você deseja ler um livro para aprender bastante, não deixe de ler essa maravilhosa obra.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita