WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 2 - N° 57 - 25 de Maio de 2008

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Esperanto faz sucesso em festival de idiomas

 

O esperanto foi o mais popular dos 70 idiomas apresentados e ensinados no primeiro Festival de Línguas na China. De acordo com o portal noticioso Libera Folio, a criação de Lázaro Zamenhof ficou atrás apenas da língua inglesa. Compareceram ao evento cerca de 13 mil e quinhentas pessoas. Segundo o diretor do festival, Dennis Keefe, possivelmente foi atingido um novo recorde mundial quanto ao número de alunos do idioma internacional neutro. O sucesso alcançado deve-se à contribuição da vice-diretora de Lingüística Aplicada da Universidade de Nanjing. Doravante, a Universidade passará a empregar professores que ensinem esperanto.

 

Esperanto é aplaudido de pé em festival das 1001 noites

 

No dia 17 de maio último, o esperanto foi divulgado em uma festa árabe. A Lona Cultural Elza Osborne, no bairro de Campo Grande (RJ), foi o palco de um espetáculo das mil e uma noites. Ao final, as dançarinas foram aplaudidas de pé, quando estenderam uma faixa com a frase Esperanto: mais que uma língua, uma causa nobre. Na porta de saída, foram distribuídos mais de 200 ímãs e panfletos com informações sobre a língua internacional neutra. A iniciativa fez parte do Projeto Esperanto para o Público.

 

Interior fluminense recebe livros de esperanto

 

A Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou mais uma remessa de livros. Desta feita, a contemplada foi a Universidade Severino Sombra, situada na cidade fluminense de Vassouras. A instituição recebeu um pacote contendo dez obras sobre a língua internacional neutra. A iniciativa fez parte da campanha O Esperanto nas Bibliotecas. Desde julho de 2001, mais de 700 livros foram remetidos a 55 entidades nacionais e dez estrangeiras.

 

Lanchonete lança refeições esperantistas

 

O esperantista e dublê de cantor Timur Golubenchev deixou de cantar nas estações de metrô de Moscou e arrumou um emprego inusitado. Após um curso de duas semanas sobre fast food, Golubenĉev tornou-se chefe de cozinha de uma lanchonete. Tão logo tomou posse no emprego, o ex-cantor usou de criatividade e inovou, lançando pratos com nomes alusivos ao esperanto. Agora, o cardápio apresenta opções como a salada Zamenhof e o molho especial Idéia Interna. A iniciativa agradou tanto a clientela que a lanchonete se tornou ponto de encontro de esperantistas na capital russa.

 

Dirigente esperantista visita Moscou

 

O diretor-geral da Associação Universal de Esperanto, Osmo Büller (foto), iniciou visita a Moscou. O desembarque ocorreu na tarde do dia 17 de maio. A viagem tem como objetivo verificar as condições da capital russa para a realização de um congresso internacional do idioma auxiliar neutro. Büller agendou reunião com o vice-prefeito e com outras autoridades. Serão avaliados hotéis  e  centros  de  convenções.  Da agenda do dirigente esperantista constam ainda uma palestra em  uma  universidade

 e uma recepção no Clube de Esperanto Leon Tolstoj.

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita