WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 2 - N° 57 - 25 de Maio de 2008

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena (Áustria) 


Dirigentes espíritas da Europa e do CEI reúnem-se na Itália

Estiveram presentes na reunião, além dos dirigentes
 do Conselho Espírita Internacional (CEI), representantes
 de dezesseis países, inclusive a Hungria e a Finlândia,
que participaram do evento pela primeira vez

Apesar da chuva fina que teimava em cair, os preparativos para a realização do 10a Reunião do Conselho Espírita Internacional – Coordenadoria Europa seguiam a todo vapor no dia 15 de maio.  Alguns participantes já haviam chegado, outros estavam chegando e a União Espírita Italiana se desdobrava para receber a todos com carinho e fraternidade.

A aconchegante Garlate, uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Lecco, com cerca de 2.525 habitantes, foi o lugar escolhido para sediar o evento. As atividades foram todas realizadas no salão de conferência do Hotel Nuevo, ao lado do belo Lago de Lecco, onde os participantes estavam hospedados.

O dia 16 iniciou-se com uma grande agitação e alegria, pois todos aguardavam a chegada de mais amigos queridos, representantes dos países membros da Coordenadoria Europa do CEI. Os últimos preparativos para o evento ainda estavam sendo realizados, bem como algumas reuniões paralelas com a Comissão Executiva do CEI, que já se fizera presente.

Às 16 h do dia 16, sexta-feira, em sessão solene com a presença de todos, o confrade Nestor Masotti, Secretário Geral do Conselho Espírita Internacional, oficializou a criação da União Espírita Italiana (USI), cujo presidente é o confrade Evi Alborghetti.

Dando continuidade às atividades do dia, às 20h30 iniciou-se a primeira conferência promovida pela USI, e o convidado especial para essa importante tarefa foi Nestor Masotti. Estiveram presentes em torno de 50 pessoas, entre italianos e representantes de diversos países da Europa. A tradução da palestra para o idioma italiano, aliás uma brilhante tradução, foi feita por Regina Zanella, dirigente do Grupo Espírita Sentieri dello Spirito, de Milão. Após a conferência ocorreu um animado momento de confraternização, onde todos puderam conversar em torno de uma mesa com deliciosas guloseimas.

O dia 17, sábado, amanheceu um pouco mais frio e as nuvens cobriam as montanhas características da região, mas mesmo assim, dentro das instalações do Hotel Nuevo, a atmosfera era de entusiasmo e alegria. Mais um dia de atividades se iniciava.

Pela manhã tivemos a grande oportunidade de participarmos de um seminário de Formação de Trabalhadores Espíritas, que abordou os temas: Missão dos Espíritas e Diretrizes para Formação de Pequenos Grupos de Estudo do Espiritismo. Estas atividades foram coordenadas por Antônio César Perri de Carvalho (Brasil), 1o Tesoureiro do Conselho Espírita Internacional, e Charles Kempf (França), 1o Secretário do Conselho Espírita Internacional e Coordenador Europa. 
 

Ide e Pregai, conforme propôs Erasto em
conhecida mensagem, é a nossa principal
tarefa como espíritas
 
 

O presidente da USI, Evi Alborghetti, encarregou-se das saudações iniciais e, em seguida, Nestor Masotti deu continuidade aos trabalhos. O seminário foi excelente, trazendo muitas informações importantes e esclarecimento de dúvidas. Antônio César Perri de Carvalho apresentou a mensagem psicofônica  Conquistas e Responsabilidade, ditada a Divaldo Franco por Bezerra de Menezes, após o encerramento do 5o Congresso Espírita Internacional realizado na Colômbia. Os presentes mantiveram-se interessados e atentos.

“Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar, em favor da sua divulgação, hábitos, trabalhos, ocupações fúteis. Ide e pregai: os Espíritos elevados estão convosco.”

Panorama geral
Nestor Masotti, Evi Alborghetti
e Domenico Romagnolo
Elsa Rossi, Charles Kempf, Nestor Masotti, Antonio C. Perri de Carvalho e Vitor Feria.
Nestor Masotti e Regina Zanella
Beth e João Dalledone (Inglaterra), Cristina Latini (Noruega) e Maria Moraes (Holanda)
Antonio César Perri de Carvalho
Público na conferência da noite
Regina Picolli, Elsa Rossi, Maria Gekeler
e Claudia Werdini
Confraternização final
Confraternização final

(Erasto, em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 20 – Os trabalhadores da última hora – Missão dos espíritas).

Esta  mensagem  de  Erasto foi um convite a uma imensa reflexão interior a respeito da postura de cada um de nós dentro do Movimento Espírita, já que define nossa missão. Ide e Pregai é nossa tarefa como espíritas!

Charles Kempf iniciou sua apresentação trazendo informações importantes a respeito do Conselho Espírita Internacional, sua criação, prioridades, diretrizes. Esclareceu que o CEI oferece apoio às atividades básicas dos Centros Espíritas somente a título de sugestão e colaboração. Outro assunto importante abordado pelo conferencista diz respeito à formação de pequenos grupos de estudos. O que é um pequeno grupo? Como formar? Quem deve ser convidado? - foram algumas perguntas respondidas por Charles Kempf.

Após o almoço, retornamos para o salão de conferência do Hotel Nuevo para o início propriamente dito da 10a Reunião do Conselho Espírita Internacional – Coordenadoria Europa. Estavam presentes representantes de 16 países, a saber, Áustria, Alemanha, Bélgica, Bielo-Rússia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Noruega, Portugal, Suécia e Suíça. Vale ressaltar que a Hungria e a Finlândia estavam participando desta reunião pela primeira vez.

A mesa diretora foi composta por: Nestor Masotti – Secretário Geral (Brasil),  Charles Kempf – 1o Secretário e Coordenador da Europa (França),  Elsa Rossi – 2a Secretária (Reino Unido), Antônio César Perri de Carvalho – 1o Tesoureiro (Brasil) e Vitor Moura Feria (Portugal). A reunião foi aberta pelo confrade Charles Kempf, que  agradeceu a presença de todos e solicitou  a cooperação para que a pauta fosse seguida dentro do horário previsto. A seguir foi realizada a prece de abertura e, dando continuidade aos trabalhos, Nestor Masotti proferiu as palavras iniciais e deu as boas-vindas aos presentes. 

A obra O Espiritismo em Sua Expressão
Mais Simples
, de Kardec, será lançada na
Hungria num importante clube local
 

Todos estavam emocionados e felizes, pois é sempre uma grande alegria reencontrar os amigos de outros países numa reunião de tanto valor e importância.

Após a aprovação da Ata da reunião anterior, realizada em setembro de 2006 na Holanda, iniciou-se a apresentação, por parte de cada país, das atividades realizadas nesse período, das dificuldades existentes, bem como as programadas para 2008. Todos os países realizaram diversas e oportunas atividades, das quais transcreveremos algumas tão-somente para ilustrar esta reportagem:

1. A União Espírita Belga - USB promoverá o 1o Congresso Belga de Medicina e Espiritualidade em outubro de 2008 (maiores informações no site www.users.skynet.be/usb).

2. A Bielo-Rússia possui dois grupos de estudos espíritas. Alguns livros estão sendo traduzidos para o idioma russo, como Libertação e Há 2000 Anos, ambos psicografados por Chico Xavier.

3. Na Estônia funciona o Centro Espírita Amor, cujas reuniões ocorrem uma vez por mês, aos sábados, contando com a participação de 15 pessoas. O idioma falado é o estoniano. O livro Nosso Lar está sendo traduzido no momento. O confrade Augusto Kilk, presidente do referido Centro Espírita, vai proferir uma conferência sobre Espiritismo na Faculdade de Medicina.

4. A Hungria possui o livro Vida Feliz traduzido para o idioma húngaro, já na 2a edição. O Livro dos Espíritos foi traduzido e lançado em 2006 na presença de Divaldo Franco. O livro O Espiritismo em Sua Expressão Mais Simples, de Allan Kardec, será lançado oficialmente até final de maio de 2008. O evento será em grande estilo, ocorrerá num importante clube local e está sendo divulgado em todos os meios de comunicação.

5. A Finlândia não possui ainda nenhum grupo de estudos, mas, devido ao interesse das pessoas em aprender mais sobre o Espiritismo, foi criado um website somente com material em finlandês. O Livro dos Espíritos traduzido ao finlandês está em fase de revisão.

6. A União Espírita Alemã promove um curso de Espiritismo pela internet e por correspondência.

7. A União das Sociedades Espíritas Britânicas (BUSS) montará a partir de maio, aos domingos, uma banca para vendas de livros espíritas numa grande e conhecida feira localizada no centro de Londres.

8. Os espíritas da Noruega receberam este ano a visita de Raul Teixeira pela primeira vez. A Noruega sediará a 12a Reunião do CEI no ano de 2012. 

A 11a Reunião do CEI – Coordenadoria
Europa ocorrerá em Portugal, 
em outubro de 2010
 

9. Há mais três pontos luminosos no firmamento espírita da Holanda: o Grupo Espírita Emmanuel em Haia (grupoespiritaemanuel@hotmail.com), o Grupo da Luz em Roterdã (grupodaluz@live.nl) e o Grupo Seara de Luz em Roterdã (sealuz.nl@live.com).

10. A Federação Espírita Espanhola possui classes de estudos da Doutrina Espírita pela internet. Maiores informações no site www.espiritismo.cc/. Novas informações foram oferecidas a respeito do Congresso Espírita Mundial que ocorrerá em Valência, em 2010.

11. A Suécia colocou à venda numa importante livraria de Estocolmo as Obras Básicas em inglês, com uma boa aceitação por parte do público.

12. Este ano foram comemorados festivamente os 10 anos de fundação da UCESS – União dos Centros de Estudos Espíritas na Suíça.

13. Terá lugar em outubro, 2009, na Região Centro, Viseu - Portugal, o VII Congresso Nacional de Espiritismo.

Dando continuidade à reunião, foi apresentado aos presentes o resumo das atividades do CEI. E, após o jantar, todos foram brindados com a conferência proferida por Antônio César Perri de Carvalho, que abordou o tema Evidências sobre a Reencarnação e a Comunicabilidade dos Espíritos. Dentre outros tópicos, o conferencista relembrou  a senhora  Piper, que teve sua vida pesquisada durante 50 anos por William James.

Para surpresa geral, tão logo terminou a conferência, todos foram convidados para a celebração dos aniversariantes do mês de maio, dentre eles Elsa Rossi, César Perri, Claudia Werdine, Maria Gekeler, Clovis Portes e Regina Piccoli. A própria Regina foi a responsável pelos deliciosos quitutes e pelo delicioso bolo. Foi um momento de grande alegria e confraternização, onde a canção Parabéns pra você foi cantada em vários idiomas.

No domingo pela manhã a reunião seguiu para as atividades finais, ficando decidido que Portugal sediará a 11a Reunião do CEI – Coordenadoria Europa,  nos dias 2 e 3 de outubro de 2010.

Foi distribuído um DVD com fotos colhidas durante todos os dias de atividades, confeccionado com muito carinho e dedicação por Regina Zanella, dirigente do Grupo Espírita Sentieri dello Spirito, de Milão.

Elsa Rossi foi a escolhida para, em nome de todos os presentes, proferir as saudações finais e os agradecimentos. A notável e dedicada servidora do Espiritismo conclamou os companheiros presentes a trabalharem unidos, pois somente assim a Doutrina Espírita caminhará por caminhos seguros e ditosos.

Evi Alborghetti agradeceu em nome da USI e passou a palavra a Nestor Masotti, que, finalizando o evento, agradeceu à USI pela organização da reunião e a todos por sua presença e participação. Após dias de intensas atividades e alegrias, a reunião chegou ao final, deixando no coração de todos uma agradável sensação de dever cumprido.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita