WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 2 - N° 56 - 18 de Maio de 2008

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Onda esperantista inunda os rádios do mundo

 

Já está na rede a 9ª edição do programa de rádio da revista La Ondo de Esperanto. A atração é apresentada pelos esperantistas russos Halina Gorecka e Aleksander Korĵenkov. Notícias, músicas e resenhas literárias são os destaques do mês. Para ouvir, basta acessar o endereço http://la-ondo.rpod.ru.

 

Fluminenses promovem encontro estadual de esperanto

 

Começou ontem, dia 17 de maio, e se encerra hoje mais uma edição do Encontro Esperantista do estado do Rio. O tema do evento é Esperanto: alternativa de comunicação mundial. Um dos palestrantes é o professor José Passini. Entre as atividades programadas estão cursos, oficinas e um debate acerca da estruturação do movimento esperantista fluminense. O encontro ocorre no Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, situado na Rua Manoel Duarte, 57, no Centro de Três Rios. Informações com a Associação Esperantista do Rio de Janeiro, pelo telefone 0xx21 2467-4296 ou no endereço www.aerj.org.br.

 

Cooperativa Esperantista lança nova edição de boletim informativo

 

A Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou o lançamento de mais uma edição do boletim INKO. Entre os destaques do mês estão o editorial, escrito pelo comunicador Givanildo Costa, e um artigo sobre Leonardo da Vinci, de autoria de Paulo Sérgio Viana. O periódico pode ser lido e baixado gratuitamente no endereço www.kke.org.br.

 

Esperantistas internautas já podem conhecer a vida em Nosso Lar

 

A versão em esperanto do livro Nosso Lar está disponível para leitura na internet. A íntegra do texto foi lançada pelo site da Federação Espírita Brasileira. A obra, que recebeu o título de Nia Hejmo, foi escrita pelo espírito André Luiz e psicografada pelo médium Chico Xavier. A tradução para a língua internacional neutra foi feita pelo professor Porto Carreiro Neto, tendo sido elogiada pela comunidade esperantista. A narrativa aborda a vida no plano espiritual com riqueza de detalhes. Para ler ou baixar pelo computador, basta acessar o endereço www.febnet.org.br.


Esperantistas inauguram canal de televisão

 

Entrou no ar a TV Esperanto. A iniciativa coube aos esperantistas da cidade polonesa de Bialystok, cidade-natal do criador do idioma. A inauguração faz parte das comemorações dos 150 anos de nascimento de Lázaro Luis Zamenhof, cujo ponto alto será o Congresso Universal de Esperanto de 2009, naquela cidade. A nova emissora transmite no endereço www.itvc.pl.

 

Prefeituras adotam oficialmente o esperanto

 

O site Esperantujo noticiou que diversas cidades da República Checa utilizam oficialmente o esperanto. O idioma é empregado principalmente em páginas institucionais, na internet. São, ao todo, oito prefeituras e dois museus públicos a adotarem a língua internacional neutra. Para facilitar o acesso dos internautas, a Associação Checa de Esperanto reuniu todos os endereços na página www.esperanto.cz.

 

Mexicanos promovem congresso nacional de esperanto

 

Terminou no dia 5 de maio o IX Congresso de Esperanto do México. O evento teve lugar na cidade de Aguascalientes, no centro-oeste daquele país. Foi eleita e empossada a nova direção da Federação Mexicana de Esperanto, sob a presidência de Mallely Martínez Mateos. Houve palestras, debates e  apresentações  musicais.  O destaque da

programação turística foi a visita à tradicional feira de São Marcos. Além de esperantistas mexicanos, compareceram samideanos de outros países da América Latina.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita