WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Brasil
Ano 2 - N° 56 - 18 de Maio de 2008

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter@yahoo.com.br
Matão, São Paulo (Brasil)


Fomos ao teatro! Que emoção!

 Da obra de Lúcius (Espírito), psicografada pelo médium André
Luiz Ruiz, surgiu uma comovente peça adaptada por Marco Nicolatto, em cartaz na capital paulista até o fim do ano
 
 

Num grupo grande de amigos, de Matão e Araraquara, formamos uma caravana com mais de 90 pessoas, em dois ônibus, e fomos a São Paulo na tarde de domingo, 4 de maio de 2008. Programados com antecedência, fretamos os veículos para assistirmos juntos ao espetáculo teatral O Amor Jamais Te Esquece (fotos), encenado pela Companhia Operários do Palco, da capital paulista, em cartaz desde fevereiro último e que estará sendo apresentado até o final do ano.

Da obra original de mesmo nome, editada pelo IDE – Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), ditada pelo Espírito Lúcius ao médium André Luiz Ruiz, com adaptação e direção de Marco Nicolatto e a belíssima trilha sonora original, com composição, arranjo e produção de Gustavo Barcamor, a peça emociona pelo tom de sensibilidade e força, muito apropriadas ao tema.

Marco Nicolatto é mineiro de Belo Horizonte e atualmente reside em São Paulo. Formado em psicologia e artes cênicas, espírita há 25 anos, é também ator, diretor, produtor e dramaturgo. A leitura do romance Paulo e Estevão foi o marco inicial do seu interesse pela divulgação espírita por meio do teatro.

Gustavo Barcamor, jovem e talentoso, leva o público às lágrimas com suas lindas composições e arranjos musicais, fazendo brilhar ainda mais a já impecável interpretação dos atores graças ao expressivo fundo musical.

Com a maravilhosa atuação dos dedicados atores, o jogo de luzes e cenários, somados à já citada e forte presença musical, o texto é rico de ensinos do Evangelho, tornando-o uma autêntica proposta de renovação interior e   de   amor   ao   próximo   nestes  tempos

 difíceis que o planeta atravessa. Com tanta violência e indiferença presentes no mundo, presenciar a apresentação da peça, de apenas 90 minutos que nem vemos passar, ir ao teatro para ver O Amor Jamais Te Esquece é oferecer a nós mesmos, à nossa família, aos nossos amigos, uma nova perspectiva de enxergar a vida. 

“Lágrimas estão presentes durante
todo o espetáculo”

Aliás, o livro que inspira o espetáculo é lindo. Ele integra uma trilogia composta das obras A Força da Bondade e Sob as Mãos da Misericórdia, também editadas pelo IDE de Araras.

A conduta e exemplos do personagem Zacarias, atendendo ao apelo de Jesus para cuidar do desastrado governador Pilatos, comovem profundamente pelos exemplos de humildade e de absoluta submissão ao preceitos do Evangelho. É impossível não se emocionar ao ver as cenas que retratam os dramas humanos, socorridos pela presença incomparável do Mestre da Humanidade por meio do exemplar Zacarias. Lágrimas que não conseguimos reter estão presentes durante todo o espetáculo, diante da beleza e sublimidade dos textos interpretados tão vivamente com os trajes próprios da época. 

Para quem leu o livro as emoções têm o sabor de agradável recordação do texto lido e guardado tão carinhosamente nas lembranças. Para quem não o leu, o convite de leitura da extraordinária obra é irresistível.    

Voltamos felizes e emocionados da oportunidade tão valiosa. Gostaríamos de sugerir às nossas cidades e instituições que igualmente formem caravanas para verem o espetáculo e proporcionarem a si mesmos uma estada incomparável em São Paulo. E melhor ainda será levar o espetáculo para sua cidade.

Os contatos com o grupo, para agendamentos e convites, podem ser feitos pelos telefones (11) 5641-4491 ou (11) 9694-3684. O contato pode ser feito ainda pelo e-mail operariosdopalco@yahoo.com.br. O site do grupo é www.operariosdopalco.com.br. Há preços especiais para grupos.

No momento que escrevemos estas linhas estamos ouvindo o CD exclusivo da peça. Gustavo Barcamor pode ser contatado pelo e-mail barcamor@yahoo.com.br ou pelo telefone (11) 2240-8438.

"No final da peça, uma surpresa nos
estava reservada”

O espetáculo está sendo apresentado no Teatro União Cultural, localizado na Rua Mário Amaral, 209, em São Paulo (próximo do Metrô Brigadeiro), todos os sábados e domingos, às 17h30.

Impossível é para nós entrar nos pormenores próprios da interpretação. Só mesmo presenciando e se emocionando ao vivo! Por isso nosso convite, nosso empenho, para que você também vá e leve seu grupo.

A repercussão é tão intensa que o Projeto Imagem, coordenado pelo amigo e palestrante Américo Sucena, está em via de lançar também em imagens virtuais a palestra do livro O Amor Jamais Te Esquece. E breve a revista eletrônica www.oconsolador.com também publicará entrevista com o ator e diretor Marco Nicolatto. Portanto, é só viver e aguardar essas novidades! E viver as emoções da leitura do livro e de assistir à emocionante peça teatral.

Nossos parabéns ao grupo, que já produziu outras lindas apresentações em seus seis anos de existência. Nossos agradecimentos pelo que a editora, o médium e os Espíritos amigos nos trouxeram. Aos amigos de Matão e Araraquara, que conosco foram, nossa gratidão igualmente pelo expressivo momento. A Mara Sucena, que nos impulsionou à leitura da obra, nosso abraço de emoção!  E para você que nos lê, presenteie a você mesmo com essa linda vivência!

Uma surpresa, no entanto, nos estava reservada: uma das integrantes de nossa caravana foi presenteada pela vida. Um dos atores era seu próprio sobrinho, que ela não sabia estar integrando a peça... Ficou feliz e emocionada duplamente nossa querida Zilá!
 

Outras fotos da peça teatral podem ser vistas no site www.operariosdopalco.blogspot.com.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita