WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 56 - 18 de Maio de 2008

ELSA ROSSI 
elsarossikardec@googlemail.com
Londres, Inglaterra


Uma Banca de Livros Espíritas em Londres

A Banca de Livros que a BUSS inaugurou no domingo passado, dia 11 de maio, no Backyard Market na Brick Lane, Londres, perto de Liverpool Station, foi uma vivência inigualável, que dividimos com vocês nestes poucos parágrafos.

Às 9:55 da manhã, após a montagem da mesa, esticado o toldo, conectada a energia, a lâmpada, os fios, livros etc., nos reunimos em prece, gratos a Deus pela oportunidade do trabalho. Fazíamos pequena luz em oração enquanto o sol lá fora já irradiava desde as 4:30 da manhã.

De repente se via toda a obra de Kardec em vários idiomas, ali, no meio de um público que vinha de toda parte. Um fato incrível no dia: por seis vezes tivemos pessoas perguntando sobre livros em alemão... Ficávamos todos de boca aberta com a quantidade de alemães interessados na espiritualidade!

Outros passantes vinham, mexiam nos livros e perguntavam se fazíamos "readings". Acho que é "ler a sorte", como se diz no Brasil.

Um inglês jovem veio perguntar se acreditávamos em Jesus Christ e outros mais apareceram. Alguns viam mais de perto os livros e saíam imediatamente; esses não aceitavam nada.  A gente vai aprendendo o approuch a ser usado em cada situação, com imenso respeito ao momento do visitante. O dia 11 foi o primeiro dia. Uma força interior muito grande nos diz que esse é um dos caminhos, que vamos ali permanecer solidificando em base de luz esse trabalho, com paciência e humildade, e que em situação alguma devemos esmorecer.

Consideramos o objetivo atingido. Todos os que manuseavam os livros levavam pequena informação sobre o conteúdo da obra por escrito, em inglês, do título pelo qual tinham interesse e também o folheto elaborado pelo CEI – Conselho Espírita Internacional: "GET TO KNOW SPIRITISM"  - que usamos para ler com calma cada parágrafo, quando recebemos um inglês pela primeira vez em nosso grupo de estudos que a BUSS realiza às quartas-feiras.

Para outros que nos davam oportunidade, entregávamos a lista de grupos espíritas no Reino Unido. Pequenas sementes jogadas ao vento, sem ainda saber em que tipo de solo e em que corações irão cair, para quem sabe, com o devido cuidado e no devido tempo, germinarem.

 Contamos com o singelo apoio do voluntário espírita Andrews, que já mantém a "Love Filled" com bolos e salgados, e que tão gentilmente oferece dois "vouchers" para os voluntários que trabalharem o dia todo com os livros. Na Banca do Andrews, que se situa em frente de onde nós estamos com a Banca da BUSS, ao lado de seus quitutes gostosos, ele deixa expostas ao publico diversas mensagens espíritas e informações sobre o Espiritismo, em inglês e português. A quem se interessa pelas mensagens na banca dele, ele indica a nossa Banca de Livros, situada em frente.

Este país – digo este país em que estamos plantados, mas equivale dizer: a Europa –  está carente de espiritualidade e precisando muito, mas muito mesmo, de Deus. Nós espíritas sabemos que Jesus é o caminho para todos, cristãos e não-cristãos, irmãos outros, pois Ele veio para a Humanidade e não somente para uma parte dela.

Costurar toldo, comprar e organizar material que vai na montagem da banca, preparar livros dias antes, carregar o carro, passar o domingo de sol dentro de um imenso galpão, nada disso é difícil, mas não será com facilidade que o público britânico laico comprará e lerá obras espíritas. Não será uma tarefa fácil, mas como diz um Benfeitor: "Deus não tem pressa que sejamos perfeitos, ELE tem certeza, para isso nos criou".

Com isso, lá estaremos todos os domingos no Backyard Market, no stand 49, (com exceção dos dias 18 de maio e 15 de junho) numa equipe de pelo menos quatro voluntários que são trabalhadores das diversas Casas Espíritas de Londres, os quais deixarão de lado, pelo menos uma vez por mês, seus momentos de lazer e seus familiares, para se doarem nesta tarefa de amor e desprendimento, no coração do público leigo e tão carente de entender Deus.

Não mais esperaremos a dor e as ansiedades escondidas virem até nós em nossas Casas espíritas, mas iremos ao encontro dos corações que necessitam de algo e não sabem, e que poderão, ao ler um folheto explicativo sobre a Doutrina Espírita, voltar a nos procurar e encontrar Jesus para conforto de  seus corações.

Assim, aos queridos amigos voluntários – Rômulo, Regina, Zenilde, Beth, Fátima, Laura, Kátia, Felipe, Cristine e Márcia –  que participaram no dia 11 de maio de 2008 da inauguração de nossa Banca de Livros Espíritas no Reino Unido, em um lindíssimo e brilhante dia de sol, toda a nossa gratidão. Muito obrigada também à Espiritualidade amiga pela inspiração, pelo apoio a esse empreendimento e pelo contínuo amparo para que possamos dar continuidade sempre, em nome da BUSS, a esse movimento de união e unificação.

Deus nos proverá.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita