WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 54 - 4 de Maio de 2008

ELSA ROSSI 
elsarossikardec@googlemail.com
Londres, Inglaterra

Conhecendo o movimento espírita internacional


Nossa vida é feita de números, composta de números, e estamos absorvidos em números. Começa pelo primeiro documento que nos identifica quando renascemos neste mundo. A que horas nascemos, em que dia do mês, em que mês do ano, em qual ano, com tantos centímetros de comprimento, pesando tantos quilos, e assim por diante. Não sei se são os números que nos acompanham, ou se somos nós que não vivemos sem a matemática, a álgebra, a geometria, a estatística e aí por diante.

Há uns dois anos buscávamos fazer um levantamento de quantos centros ou grupos espíritas existiam em cada país membro e ainda não-membro do CEI (Conselho Espírita Internacional). É algo interessante, pois há países que têm apenas um grupo espírita, outros, quase 200, e o Brasil com mais de 10 mil. O Brasil é o país com maior número de espíritas no mundo.

No website da Coordenadoria Europa do CEI procuramos colocar todos os endereços de grupos espíritas existentes nos países da Europa. Vale a pena buscar conhecer esse website para poder informar à pessoa interessada que se prepara para viajar à Europa por diversas razões e que deseja encontrar um estudo espírita no país de destino, no continente europeu.

O Conselho Espírita Internacional tem dado todo o apoio possível ao movimento espírita nos países, mesmo que exista apenas um grupo espírita, citando aqui, apenas como exemplo, o Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec de Luxemburgo. É sempre uma alegria ver aumentar e-mails que nos chegam em busca de informação sobre grupos espíritas em tal ou tal país. Em muitos casos, são cidades que não têm grupos espíritas, mas têm um contato espírita. De contato em contato, juntam-se pessoas e nascem os pequenos grupos de estudos.

O CEI preparou uma brochura que tem justamente o objetivo de ajudar na formação de pequenos Grupos de Estudos. Esta brochura encontra-se em inglês, português e espanhol e está disponibilizada no website do CEI www.spiritist.org. Nesse site poderão ser encontrados muitos outros materiais de apoio. O nome diz apoio, que é justamente para dar esse apoio através de documentos dos quais podem ser feitos downloads, isto é, serem retirados gratuitamente da internet em formato PDF. O leitor apenas precisará ter, instalado em seu computador, o programa Acrobat Reader, que pode ser facilmente retirado da internet gratuitamente. No próprio site do Conselho Espírita Internacional há o ícone que indica o programa disponível.

São cinco as línguas oficiais do CEI. São elas: Português, Inglês, Francês, Espanhol e Esperanto. Portanto, muitos documentos são preparados em português e traduzidos para os demais idiomas oficiais, para serem usados e até mesmo traduzidos para os idiomas dos países que não falam uma das línguas oficiais, como o alemão, o italiano, o japonês, o russo etc. Os benefícios são muitos quando se pode aproveitar destes recursos planejados, que são oferecidos pelo Conselho Espírita Internacional, sempre em caráter de apoio ao movimento espírita dos países.

Temos em mente sempre que o mais importante é disponibilizar as melhores informações espíritas possíveis ao alcance de todos, e hoje a internet é uma ferramenta abençoada encurtando distâncias e trazendo para dentro da casa de cada um, seja em que língua ou país que seja, uma biblioteca tal qual a de Alexandria.

Basta o leitor se interessar.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita