WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 2 - N° 53 - 27 de Abril de 2008
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 

De: Marco Antonio Rodrigues Câmara (São Paulo, SP)
Terça-feira, 22 de abril de 2008 às 12:40:41
Senhor Diretor,
Gostaria de saber quem é o companheiro José Passini que comentou o livro "Mereça Ser Feliz", e qual o seu Curriculum Espírita.
Obrigado.
Marco Antonio

Resposta do Editor:

Já respondemos ao leitor esclarecendo que, entre outras funções no movimento espírita, José Passini integra o Conselho Editorial desta revista. Mais informações sobre o confrade podem ser vistas na entrevista que ele concedeu a esta revista, publicada na edição 25, de 5/10/2007.

 


De: Rosangela R. Lejambre (Limeira, SP)
Terça-feira, 22 de abril de 2008 às 13:25:40
Boa tarde!
Gostaria de saber quais as Casas Espíritas que existem em Ponta Grossa e o endereço das mesmas. Caso não tenham uma relação, favor informarem-me onde poderia obtê-la.
Desde já, agradeço.
Abraços,
Rosangela

Resposta do Editor:

Já respondemos à leitora e dela recebemos a confirmação de nossa resposta. Para que todos saibam, no site http://www.enderecocasaespirita.org.br encontramos os nomes e endereços dos Centros Espíritas existentes em nosso país e também em alguns países estrangeiros.

 

De: Helena Pace (Jundiaí, SP)
Terça-feira, 22 de abril de 2008 às 12:21:20
Prezados confrades,
Senhor Diretor,
Por que Jesus é também chamado de Cristo na visão espírita?
Helena

Resposta do Editor:

Não conseguimos alcançar o objetivo da pergunta formulada pela leitora, visto que o nome Cristo, usado nas referências a Jesus de Nazaré, é largamente utilizado no Novo Testamento, nas cartas de Paulo e nas principais obras espíritas, como O Livro dos Espíritos e O Evangelho segundo o Espiritismo. O vocábulo Cristo significa redentor, messias, ungido. Allan Kardec, comentando a resposta dada à pergunta 625 d' O Livro dos Espíritos ("Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e de modelo? R.: Vede Jesus"), escreveu: "Jesus é para o homem o tipo da perfeição moral a que pode aspirar a humanidade na Terra. Deu no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu sobre a Terra".

Em O Evangelho segundo o Espiritismo (cap. 1, item 4), o Codificador do Espiritismo afirma que o papel de Jesus "não foi simplesmente o de um legislador moralista sem outra autoridade além da palavra". "Ele veio cumprir as profecias que haviam anunciado a sua vinda, e a sua autoridade provinha da natureza excepcional do seu Espírito e da sua missão divina". E o mesmo ensino se lê em Obras Póstumas, págs. 136 e seguintes: "Jesus era um messias divino pelo duplo motivo de que de Deus é que tinha a sua missão e de que suas perfeições o punham em relação direta com Deus" (...). "Para que Jesus fosse igual a Deus, fora preciso que ele existisse, como Deus, de toda a eternidade, isto é, que fosse incriado" (...). "Digamos que Jesus é filho de Deus, como todas as criaturas, que ele chama a Deus Pai, como nós aprendemos a tratá-lo de nosso Pai. É o filho bem-amado de Deus, porque, tendo alcançado a perfeição, que aproxima de Deus a criatura, possui toda a confiança e toda a afeição de Deus.”  

 

De: Rosângela Carlos Silva (Itaquaquecetuba, SP)
Segunda-feira, 21 de abril de 2008 às 21:18:04
Senhor Diretor.
Nossa Casa atua na ressocialização de adolescentes cumprindo medida sócio educativa, possui cursos na área do ensino fundamental e médio, bem como cursos profissionalizantes e oficinas culturais, visando reintegrar o jovem à sociedade, incutindo-lhe noções de cidadania, responsabilidade e respeito ao próximo.
No momento temos 33 adolescentes na unidade, que apresentam na maioria das vezes baixa estima. Cientes da expressividade do seu dinâmico trabalho, solicitamos a sua colaboração para que seja ministrada uma palestra como voluntário em nossa unidade para os jovens e funcionários, visando resgatar a auto-estima dos adolescentes e funcionários.
Atenciosamente,
Rosangela

 

De: Grupo Espírita Seara do Mestre (Santo Ângelo, RS)
Sábado, 19 de abril de 2008, às 22:21
Prezados confrades,
O site de evangelização infanto-juvenil www.searadomestre.com.br/evangelizacao está com novidades: Apostilas, com sugestões de aulas para a Evangelização Espírita Infantil volume II, para download, separadas por ciclo: * Maternal e Jardim    * Primeiro Ciclo    * Segundo e Terceiro Ciclos.

Encontre também:
Apostilas com temas Extracurriculares e Técnicas; novas aulas para a Infância (de acordo com o currículo da FEB ); apostilas para capacitação de evangelizadores; dinâmicas para Grupos de Jovens; histórias Inéditas para Evangelização Espírita Infantil (separadas por tema); dicas para Evangelizadores; mensagem aos Evangelizadores (em áudio); material de estudo para Grupos de DAFA (Departamento de Assuntos da Família); informações para realizar o Evangelho no Lar.
Sugerimos, também, uma visita e divulgação do site do grupo: www.searadomestre.com.br, onde o leitor encontrará farto material para leitura e estudo, e  poderá conhecer e assinar o periódico Seara Espírita.
Com carinho,
Evangelizadores do Grupo Espírita Seara do Mestre

 

De: Gilberto Pinheiro (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 19 de abril de 2008 às 13:00:44
Prezados confrades,
Por favor, preciso de uma orientação:  tenho acompanhado e estudado as terapias de vidas passadas, quando são adotadas técnicas de regressão de memória. Vez em quando, surgem casos que não consigo compreender. Por exemplo: uma mulher que passou por essa técnica reclama de dor de cabeça crônica. Já tentou melhorias através da medicina mas, segundo relata, não obteve sucesso. Regredida, diz ter visto um obsessor de face monstruosa, que a persegue desde vida passada. Relata que tem a expressão e o rosto deformado por falta de luz desse espírito. Diz que ele foi seu marido em vida anterior e que deseja que ela desencarne para ficar definitivamente com ela. Contudo, ela não gosta dele, por isso, ele a obsidia, provocando esse mal-estar.
Pergunto: por que o guia espiritual permite essa obsessão? Alegar que ele não pode fazer nada, não acredito, afinal os guias estão ao nosso lado para nos proteger e orientar o caminho a ser seguido.
Aguardo, se possível, resposta.
Obrigado!
Gilberto Pinheiro

Resposta do Editor:

O tratamento espírita da obsessão é objeto de inúmeras obras espíritas, que nos mostram que as pessoas envolvidas jamais deixam de ser assistidas pelos Benfeitores Espirituais, mas nos advertem também que a cura depende fundamentalmente não dessa assistência mas da própria pessoa que sofre o processo obsessivo, como Kardec ensina na parte final de O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 28, item 81 e seguintes.

 

De: Dulce... (Londrina, PR)
Sexta-feira, 18 de abril de 2008 às 23:54:28
Prezados confrades,
Meu filho tem 16 anos. Ele se diz estressado e confuso, fala que ele é diferente dos outros porque sua mente não pára, que fica pensando coisas estranhas. Ao mesmo tempo que está triste, está alegre. Já o levei ao psiquiatra e ele continua do mesmo modo. Convido-o para ir ao centro espírita, mas ele se nega. Ele participa do grupo de jovens da Igreja Católica. Eu não sei o que fazer.
Dulce

Resposta do Editor:

O tratamento médico especializado é a solução indicada para o caso acima, o que poderá ser reforçado com o uso das terapias espíritas. Como o jovem se recusa a ir a um Centro Espírita, podem ser realizadas em benefício dele as chamadas vibrações, além da oração e da realização do culto evangélico em seu lar, que são medidas necessárias à cura efetiva do paciente.

 

De: Tereza Moreira (Duque de Caxias, RJ)
Quinta-feira, 17 de abril de 2008 às 13:01:04
Senhor Diretor,
Onde posso encontrar centros de confiança em Caxias?
Tereza

Resposta do Editor:

No site http://www.enderecocasaespirita.org.br, que traz os nomes e endereços dos Centros Espíritas existentes em nosso país, é possível encontrar a informação desejada. Outra fonte importante a consultar é a Federação Espírita do seu estado, que poderá fornecer outras informações sobre o assunto em foco.

 

De: Lidiane  Pereira Pardinho dos Santos (São Joaquim da Barra, SP)Quinta-feira, 17 de abril de 2008 às 12:06:32
Prezados confrades,
Bom dia.
Eu queria saber como faço para receber todas essas novidades? Através de um jornal em casa ou através de e-mail?
Obrigada.
Lidiane

Resposta do Editor:

Esta revista não possui versão impressa nem envia diretamente mensagens aos internautas. Para lê-la é preciso que o interessado acesse o site www.oconsolador.com, sem custo algum e sem necessidade de senha ou cadastro. 

 

De: Edison Araújo (Vitória, ES)
Quarta-feira, 16 de abril de 2008 às 20:03:21
Senhor Diretor,
Caríssimo irmão,
Estamos no ar com uma rádio espírita em caráter experimental: www.radiomundomaior.com.br. Gostaríamos de merecer uma divulgação.
Paz e Alegria
Edison Araújo

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita