WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 2 - N° 52 - 20 de Abril de 2008

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Livros de Allan Kardec em esperanto são reeditados

 

A Federação Espírita Brasileira e a Editora Lorenz estão vendendo o livro Kio Estas Spiritismo? Trata-se da versão em esperanto de O que é o Espiritismo, de Allan Kardec. A obra foi traduzida pelos catedráticos esperantistas Porto Carreiro Neto e Ismael Gomes Braga. A reedição recebeu capa e projeto gráfico novos. A Federação Espírita Brasileira também relançou La Libro de la Spiritoj (O Livro dos Espíritos).  

   

LBV recria departamento de esperanto




 

A Legião da Boa Vontade reativou seu Departamento de Esperanto. A instituição se fez presente nos últimos congressos brasileiros do idioma. O site da entidade apresenta também a tradução de todo o seu conteúdo em língua internacional. O portal contém notícias, mensagens e um curso gratuito de esperanto. O endereço é www.lbv.org.br.


Esperantistas lançam revista em Israel

 

Em tempos de conflitos no Oriente Médio, esperantistas da região apresentam propostas de aproximação. A Liga Israelense de Esperanto lançou o site da revista Israela Esperantisto. Quem não tiver acesso à publicação no formato tradicional, em papel, agora pode ler pela Internet. Segundo o responsável pela revista, o jornalista Sergei Tyrin, foi realizado um trabalho de reformulação completa. Isrela Esperantisto encontra-se no endereço www.ie.esperanto.org.il.

 

Hotel adota oficialmente o esperanto

 

O esperanto mais uma vez prova que é viável para aplicações comerciais. A empresa do ramo hoteleiro Picok, sediada na Croácia, publicou um folheto no idioma. O material traz informações turísticas sobre a cidade de Djurdjevaĉ, no nordeste do país. O esperanto aparece ao lado de quatro outras línguas. O movimento esperantista local aprovou a iniciativa.

 

Historiadores esperantistas reúnem-se novamente

 

O Professor Michel Clement anunciou, em Paris, o reinício das atividades da Rede Internacional de Historiadores Esperantistas. A entidade tem como objetivos a organização e a catalogação de dados históricos sobre o esperanto.

 

Esperanto leva a paz ao Afeganistão

 

O esperanto está sendo ensinado a refugiados afegãos. A Associação Universal de Esperanto leva a efeito o projeto Língua de paz. As atividades consistem em levar auxílio humanitário e o ensino da língua internacional aos refugiados no Irã. As ações concentram-se principalmente na província de Khorasan. O material do curso é preparado pela Liga Iraniana de Professores de Esperanto. Segundo os voluntários, é gratificante recuperar a auto-estima de pessoas oprimidas, tendo o esperanto como instrumento de pacificação.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita