WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 102 - 12 de Abril de 2009

ALTAMIRANDO CARNEIRO
alta_carneiro@uol.com.br
São Paulo, SP (Brasil)
 

 

Jesus, a fonte de água viva

 

 
O capítulo 4 do Evangelho de João relata que, tendo deixado a Judeia, Jesus retirara-se outra vez para a Galileia, sendo-lhe  necessário passar por Samaria, chegando, assim, à  cidade samaritana chamada Sicar, perto das terras que Jacó (segundo filho de Isac, neto do patriarca hebreu Abraão) dera a seu filho José.

 

Era por volta da hora sexta (meio-dia). Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte de Jacó. Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Jesus lhe pediu: "Dá-me de beber". Seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. A samaritana disse-lhe, então: "Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?" (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) Jesus lhe replicou: "Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede ‘dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva".

 

Ela disse: "Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos e o seu gado?" Jesus observou: "Quem  beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna". Disse-lhe a mulher: "Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la". Jesus pediu que a mulher chamasse o seu marido; ela disse que não tinha; Jesus disse que ela tivera cinco maridos e o que agora ela tinha não era, na verdade, seu marido. "Vejo que és profeta", disse a mulher.

 

No capítulo 7:37, registra João: "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". "Então muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: verdadeiramente, este é o profeta".

 

Jesus empregou, nestes episódios, a linguagem simbólica. A água é fundamental à vida. Por ser muito escassa na região, os habitantes da Palestina e outros povos orientais a denominavam de "Dom de Deus". A água parada é morta; corrente é água viva, importante à saúde. Por isso Jesus diz que  ele é a fonte, por onde jorrarão rios de água viva, isto é, a fonte pura que dá vida aos que nele creem, atraídos pelo seu Amor. Logo, quem beber a água (material), sempre terá sede, mas quem beber a água simbolizada na sua Doutrina não terá sede, e do seu íntimo jorrará uma fonte para a vida eterna.

 

A satisfação material é mutável, mas o que recebe o conhecimento espiritual sacia a sua sede de saber e não esquece o que aprendeu. Além do mais, o que aprende o despertar para procurar saber cada  vez mais. O amor e a instrução devem acompanhar o cristão. É o que se entende ao se analisar a comunicação do Espírito da Verdade, no item 5 do capítulo VI (O Cristo Consolador), em O Evangelho segundo o Espiritismo: "...   Crede, amai, meditai todas as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio ao bom grão, as utopias com as verdades". "Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo".

 

Cabe uma explicação sobre a palavra profeta, uma vez que assim designaram a Jesus, sem que ele nada tenha falado do futuro, mas só do passado e do presente. No capítulo XXI (Falsos cristos e falsos profetas), item 4, de O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec explica: "No sentido evangélico, a palavra profeta tem uma significação mais ampla, aplicando-se a todo enviado de Deus com a missão de instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas, os mistérios da vida espiritual. Um pode, portanto, ser profeta, sem fazer previsões. Essa era a ideia dos judeus, no tempo de Jesus".


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita