Cartas

Ano 19 - N° 958 - 25 de Janeiro de 2026

De: Marlene Rosa dos Santos

Sábado, 17 de janeiro de 2026, às 11:27

Assunto: Mediunidade

Fiz 4 anos de estudo espírita e trabalhei 12 anos como passista. Era uma médium completa, via, sentia, escrevia, falava, atendia, tinha premonições. Uns anos atrás parei de frequentar o Centro devido a mudança de emprego.

Hoje é como se a minha mediunidade tivesse sumido. O que aconteceu?

Marlene


Resposta do Editor
:

Pelas informações fornecidas pela leitora, trata-se de um caso de suspensão da faculdade mediúnica.

Aprendemos na doutrina espírita que a faculdade mediúnica pode sofrer perdas e suspensões, na maioria das vezes passageiras, qualquer que seja o tipo de mediunidade de que o médium seja portador. 

Três são os motivos principais: a.) quando o médium se serve da faculdade mediúnica para atender a coisas frívolas ou com propósitos ambiciosos e desvirtuados do seu verdadeiro objetivo; b.) quando o médium não aproveita as instruções nem os conselhos que os protetores espirituais lhe propiciam; c.) quando a interrupção dos fenômenos se dá como uma prova de benevolência do Benfeitor espiritual para com o médium.

Quando a pessoa é obrigada a residir numa cidade onde não exista possibilidade de participar das atividades mediúnicas, a suspensão se apresenta como algo benéfico e por isso, eliminada a dificuldade, acreditamos que tudo volte à situação anterior desde que a pessoa retorne à Casa Espírita e se coloque, pela dedicação aos trabalhos, à disposição do plano espiritual.

O tema em foco foi tratado em nossa revista na edição 112, que a leitora pode acessar clicando neste LINK

 

De: Boa Nova Livros Espíritas

Terça-feira, 20 de janeiro de 2026, às 12:20

Assunto: 41º Curso para Evangelizadores Espíritas

Promovido pelo IDE – Instituto de Difusão Espírita, de Araras-SP, realiza-se de forma presencial no próximo carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, nas instalações do IDE, o 41º Curso para Evangelizadores Espíritas.

Os participantes que não residem em Araras-SP poderão, se quiserem, utilizar as instalações da instituição.

As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas por e-mail ou pelo WhatsApp, a saber: ide.evangelizacao@gmail.com

e (19) 98414-1641.

Abraços,

Boa Nova Livros Espíritas

 

De: Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Domingo, 18 de janeiro de 2026, às 08:06

Assunto: Boletim semanal da 3ª semana de janeiro

Na noite do dia 12 de janeiro, teve início a programação de palestras presenciais e com transmissão pela internet, com atuação de Cesar Perri, na sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo de São Paulo. Nessa primeira apresentação o expositor abordou a origem e objetivos da obra “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec. Esta será a obra do novo programa e que será desenvolvido em sequência; em seguida à exposição houve passes com a equipe do CCDPE. No início, o presidente do CCDPE Pedro Nakano fez a abertura com informações sobre os novos programas da Instituição.

Perri também informou sobre outro novo estudo para 2026, que será desenvolvido sob sua coordenação com programa híbrido: “Espiritismo: das obras básicas às vivências e visão de futuro". Haverá reuniões virtuais às 3as feiras à noite e reuniões presenciais quinzenais em final de semana. As inscrições serão abertas no final de janeiro e o início será no dia 24 de fevereiro, após os feriados de “carnaval”.

Saudações,

GEE Chico Xavier

 

De: Editora Correio Fraterno

Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, às 06:57

Assunto: Marlene Nobre e a medicina da nova era

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Ao longo de sua vida, a médica, conferencista e escritora Marlene Rossi Severino Nobre recebeu inúmeros convites para trabalhar na seara espírita, chamados que a conduziriam para uma missão maior.

Ela é destaque no Baú de Memórias da atual edição do Correio Fraterno, tendo sua vida e obra analisadas pela jornalista Rita Cirne.

“Marlene Nobre recebeu o seu primeiro chamado em 1958. Foi chamada pelo colega de faculdade, Waldo Vieira, para conversar com Chico Xavier. O pedido teria sido feito pelo próprio médium pouco tempo antes de ele se instalar definitivamente em Uberaba, MG, vindo de Pedro Leopoldo”, escreve.

Leia agora clicando em Baú de memórias

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Claudio Fajardo de Castro

Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, às 08:00

Assunto: Carta aos Tessalonicenses: primeiro texto escrito do Novo Testamento

Queridos amigos!

Tenho uma novidade muito especial para compartilhar com vocês. Publiquei em meu blog  Espiritismo e Evangelho  um post sobre o e-book Aos Tessalonicenses.

Essa obra apresenta uma análise crítica e espiritual das Epístolas I e II de Paulo aos tessalonicenses, integrando exegese bíblica com a Doutrina Espírita. O estudo mostra como a fé ativa, a conversão interior e a perseverança nas tribulações podem se tornar guias práticos para nossa conduta moral e espiritual.

Curiosidade histórica: A Primeira Epístola aos Tessalonicenses é considerada por muitos estudiosos como o primeiro texto escrito do Novo Testamento, datado por volta do ano 50 d.C.

E o melhor: através do meu blog você tem acesso gratuito ao e-book completo!

Acesse o post e aproveite a leitura clicando aqui: Tessalonicenses

Será uma alegria contar com sua presença e reflexão.

Se sentir que o conteúdo pode ajudar outras pessoas, compartilhe também!

Um abraço fraterno,

Cláudio Fajardo

 

De: Jornal Mundo Maior

Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, às 08:03

Assunto: Dez apontamentos de paz

Curta o jornal Mundo Maior no facebook.

O jornal também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens como esta que adiante transcrevemos:

DEZ APONTAMENTOS DE PAZ.

1º Aprenda a desculpar infinitamente para que os seu erros, à frente dos outros, sejam esquecidos e perdoados.

2º Cale-se, diante do escárnio e da ofensa, sustentando o silêncio edificante, capaz de ambientar lhe a palavra fraterna em momento oportuno.

3º Não cultive desafetos, recordando que a aversão por determinada criatura é, quase sempre, o resultado da aversão que lhe impuseste.

4º Não permita que o egoísmo e a vaidade, o orgulho e a discórdia se enraízem no seu coração, lembrando que toda a ideia de superestimação dos próprios valores é adubo nos espinheiros da irritação e do ódio.

5º Perante o companheiro que se rendeu às tentações de natureza inferior, deixe que a compaixão lhe ilumine os pontos de vista, pensando que, em outras circunstâncias, poderia você ocupar-lhe a indesejável situação e o lugar triste.

6º Não erga a sua voz demasiado e nem tempere a sua frase com fel para que a sua palavra não envenene as chagas do próximo.

7º Levante-se, cada dia, com a disposição de servir sem a preocupação de ser servido, de auxiliar sem retribuição e cooperar sem recompensa, para que a solidariedade espontânea te favoreça com os créditos e recursos da simpatia.

8º Esqueça a calúnia e a maledicência, a perversidade e as aflições que lhe dilaceram a alma, entendendo nas dores e obstáculos do mundo as suas melhores oportunidades de redenção.

9º Lembre-se de que os seus credores estão registrando a linguagem de seus exemplos e perdoar-lhe-ão as faltas e os débitos, à medida que você se fizer o benfeitor desinteressado de muitos.

10º Não julgue que o serviço da paz seja mero problema da boca, mas, sim, testemunho de amor renúncia, regeneração e humildade da própria vida, porque, somente ao preço de nosso próprio suor, na obra do bem, é que conseguiremos reconciliar-nos, mais depressa, com os nossos adversários, segundo a lição do Senhor.

Se vos internardes pelo terreno baldio da queixa, em breve, vos achareis mergulhados no charco de compridas lamentações.

(André Luiz, do livro CAMINHO DE LUZ, psicografia de Chico Xavier.)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita