Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Cães são grandes companheiros das crianças


Felizes os cães que pelo faro dão com os amigos!
 Machado de Assis


As pessoas, no geral, incentivam  a relação das crianças com os animais de estimação.

Embora cuidar de uma criança e de um cãozinho cheio de energia possa ser um grande desafio, se considerarmos as vantagens dessa interação cotidiana, dessa amizade que pouco a pouco se anunciará, os resultados felizes sem dúvida se destacarão.

Tive a sorte de conviver com cachorros na minha infância. Minhas filhas também viveram essa bela experiência.

Convivi com o Lulu, um vira-lata muito cheio de energia e travesso, e com o weimaraner (*) Miro, um cão de grande porte inesquecível. Ele sabia quando eu estava triste e muito me ajudou em momentos emocionais e desafiadores… Foi um amigo muito caro.

Aprender a desenvolver laços com um animalzinho desde cedo ensina muito: afeto, paciência, tolerância, respeito, empatia, responsabilidade…

A casa que conta com a presença de um cachorro apresenta muitos benefícios e para toda a família. O cachorro, ao exigir atenção, disciplina e rotina, cobra do pai, da mãe, dos filhos, muita empatia e senso de cuidado… Também uma conduta analógica, muito saudável para nossos tempos acelerados.

Para a criança, além do desenvolvimento emocional, conviver com um animalzinho é um antídoto certeiro contra o sedentarismo, incentivando brincadeiras, atividades físicas no quintal e, com supervisão, no parque ou na pracinha do bairro…

A decisão de ter um cachorro, contudo, deve ser algo responsavelmente considerado, pois o animal não é brinquedo, muito menos um produto descartável, e demanda cuidados diários. De outro lado, adotar um cachorro será, sem dúvida, um grande incentivo para o desenvolvimento do seu filho…


Notinha

Na hora de escolher o cachorro para criança, leve em conta o espaço disponível que será destinado a ele. Casas e apartamentos com pouco espaço podem ser desconfortáveis para animais muito grandes, então dê preferência a cães menores. Além disso, considere o temperamento do seu filho, pois, se for muito agitado, prefira raças mais enérgicas, pois os dois vão se divertir muito, gastando energia de maneira saudável.

 

(*) Weimaraner é uma raça de cães oriunda da Alemanha, um cão de aponte da categoria gun dog.
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita