|
De: Domingos Antero Silva (Limeira, SP)
Domingo, 21 de setembro de 2025, às 17:41
Assunto: Prevenção contra os maus
Senhores,
A resposta à pergunta 748 de “O Livro dos Espíritos” me remete a uma dúvida que deve ser também de outras pessoas, pelo momento atual dos conflitos na humanidade.
Diz a referida questão:
748. Deus escusa o assassínio em caso de legítima defesa?
— Só a necessidade o pode escusar; mas, se pudermos preservar a nossa vida sem atentar contra a do agressor, é o que devemos fazer.
Alguns grupos guardam a vontade de exterminar outros povos e esta vontade vai passando de geração para geração até que, em um dado momento, atos cruéis acontecem.
Estes atos poderão acontecer outras e outras vezes. A prevenção contra estes atos pode ser impossível, porque as pessoas andam de forma individual e cada uma em trabalhos diferentes, eventos diferentes. Fico imaginando que tipo de prevenção pode ser feita e ao mesmo tempo seguir o que é recomendado na resposta à pergunta 748. Li em alguns textos que a violência seria muito reduzida se as pessoas boas tivessem firmeza maior contra a ação dos maus.
Debatendo a pergunta 748 com um amigo espírita, ele citou que esses maus espíritos terão de expiar, em outras vidas, o mal que fazem nesta. Perfeito, então o mal e os maus continuarão dominando a vida na Terra. Desta forma não conseguiremos transformá-la em planeta de regeneração?
Atenciosamente
Domingos Antero
Resposta do Editor:
O progresso dos mundos obedece a uma lei estabelecida pelo Criador e que abrange, portanto, o Universo inteiro. É isso que colhemos nas obras fundamentais do Espiritismo.
Em face do exposto, é claro que o planeta Terra um dia deixará sua condição atual – mundo de provas e expiações – e ingressará no seleto grupo dos mundos de regeneração.
Quando? Nem Jesus o sabe, como ele próprio declarou em sua alusão ao chamado final dos tempos, ocasião em que, ao invés de extinguir-se como muitos imaginam, a Terra galgará um novo degrau no seu processo evolutivo.
Tais coisas dependem, porém, do amadurecimento espiritual da Humanidade terrena, fato que dependerá fundamentalmente da educação desde o berço, ou seja, desde que os futuros habitantes do planeta iniciem, no estado de infância, uma nova peregrinação reencarnatória.
Em sua primeira obra mediúnica – intitulada Emmanuel – publicada em 1938, psicografia de Chico Xavier, Emmanuel consignou:
“Todas as reformas sociais, necessárias em vossos tempos de indecisão espiritual, têm de processar-se sobre a base do Evangelho. Como? – podereis objetar-nos. Pela educação, replicaremos.” (Emmanuel, cap. XXXV – Educação evangélica.)
Três décadas depois, no dia 20 de agosto de 1965, em Paris, França, André Luiz, o conhecido autor da série “Nosso Lar”, entrevistou Gabriel Delanne, que formou ao lado de Allan Kardec e Léon Denis o trio de autores mais importantes que já escreveram sobre o Espiritismo em nosso mundo.
Respondendo a André Luiz sobre os problemas do mundo, Delanne reiterou a importância da educação, medida que André entendeu que seria um processo muito demorado, recebendo então de Delanne a seguinte observação:
“Uma obra-prima de arte exige, por vezes, existências e existências para o artista que persegue a condição do gênio. Como acreditar que o esclarecimento ou o aprimoramento do espírito imortal se faça tão só por afirmações labiais de alguns dias?”.
A entrevista citada foi publicada, com comentários de Divaldo Franco, na edição nº 2 desta revista com o título Dezenove questões com
Delanne e Divaldo, que o leitor e demais interessados podem ler clicando aqui: Entrevista 2 |
| |
|
|
De: Carley Sawyers (Ekaterinburg, Rússia)
Quarta-feira, 24 de setembro de 2025, às 3:09:26
I'm really enjoying the design and layout of your site. It's a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme? Excellent work!
(Estou gostando muito do design e do layout do seu site. É muito agradável aos olhos, o que torna muito mais agradável para mim vir aqui e visitá-lo com mais frequência. Você contratou um desenvolvedor para criar o seu tema? Excelente trabalho!)
Carley
Resposta do Editor:
Agradecemos os cumprimentos do prezado leitor, esclarecendo que o trabalho a que ele se refere é realização do nosso colega, e também diretor da revista, José Carlos Munhoz Pinto, de Londrina, PR. |
| |
|
|
De: Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 25 de setembro de 2025, às 08:03
Assunto: 1º Encontro Internacional de NEPES (todo virtual)
Inicia-se hoje (dia 25) o Encontro dos NEPES ((Núcleos de Estudo e Pesquisa do Evangelho), uma promoção da webtv “Consolar e Esclarecer”, de Portugal, e coordenação de Filomena Queiroz.
Os temas e subtemas do evento serão baseados na 1ª Epístola de João, à luz da doutrina espírita.
As apresentações serão todas pela internet, não presenciais. Na abertura, nesta 5ª feira, às 15h, Wagner Paixão falará sobre “A palavra da vida foi manifesta na carne”.
As apresentações ocorrerão nos dias 25 a 28 de setembro. O encerramento, no dia 28, será às 19h, com participação de Antonio Cesar Perri de Carvalho e Filomena Queiroz, de Portugal.
Para saber como será a programação, clique aqui: Encontro NEPES
Saudações,
Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier |
| |
|
|
De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)
Quinta-feira, 25 de setembro de 2025, às 08:02
Assunto: Libertação espiritual, por J. Herculano Pires
Olá! Bom dia!
Tudo bem com você? Espero que sim!
No dia de hoje, comemoramos o nascimento do professor, filósofo, jornalista e escritor J. Herculano Pires.
O Correio Fraterno não poderia deixar de recordar essa data para homenagear aquele que foi considerado pela espiritualidade “o melhor metro que mediu Kardec”. Como faz falta Herculano Pires, desencarnado em 1979!
A vasta obra literária de Herculano ainda é desconhecida de grande parte de leitores e estudiosos espíritas e não espíritas. Mas, como afirmava seu amigo, também desencarnado (em 2008), Jorge Rizzini, isso seria mesmo coisa para o futuro, tão à frente que estava Herculano na análise do Espiritismo.
Queremos trazer então um presente especial para você que nos acompanha e nos incentiva. O presente é nosso, mas o conteúdo é de autoria de J. Herculano Pires, num importante olhar sobre O livro dos espíritos e sobre o Espiritismo.
Faça download agora, gratuitamente, do e-book Libertação espiritual – uma nova fase da evolução humana, clicando aqui: E-book de Herculano Pires
Uma excelente leitura!
Um abraço,
Izabel Vitusso
Editora Correio Fraterno |
| |
|
|
De: Carlos Barros Silva (João Pessoa, PB)
Terça-feira, 23 de setembro de 2025, às 15:25
Assunto: GENTE ESPÍRITA I edição de setembro 2025
Leitor amigo, boa tarde.
Segue nossa publicação GENTE ESPÍRITA de setembro, para leitura e compartilhamento com amigos nas suas redes sociais.
Confirme, por gentileza, o recebimento desta edição, que pode ser lida, bastando para isso clicar em Gente Espírita
Muito obrigado pela colaboração.
Carlos Barros Silva, editor e redator |
| |
|
|
De: Fernando Rosemberg Patrocinio (Uberaba, MG)
Sábado, 20 de setembro de 2025, às 08:46
Assunto: Especial “A evolução da educação”
Sr. Diretor,
Estamos a parabenizar a direção da Revista Eletrônica O Consolador por um dos mais profundos, instrutivos e belos textos neste domingo (21 de setembro) divulgados pela revista; seu título: A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO. Escrito por Martha T. Capelotto!!!
Parabéns mesmo: à Revista e à autora pela síntese formidável e belíssima de sua muito boa inspiração!!!
Abraço do amigo de sempre,
Fernando Rosemberg Patrocinio |
| |
|
|
De: Izabel Vitusso (São Bernardo do Campo, SP)
Terça-feira, 23 de setembro de 2025, às 08:08
Assunto: O processo de aprendizagem e o interesse dos jovens pelo Espiritismo
Olá! Bom dia!
Um assunto muito comentado no meio espírita é a falta de jovens nas casas espíritas. O economista e pesquisador Marco Milani escreveu para o jornal Correio Fraterno sua análise sobre esse tema, trazendo dados interessantes e a defesa de sua proposta para enfrentar tamanho desafio.
Leia agora: Correio Fraterno
“O movimento espírita brasileiro enfrenta um desafio que merece reflexão: enquanto proclama a universalidade de seus princípios e a importância da educação moral para todas as idades, observamos que na prática há um predomínio de adultos maduros e idosos nas atividades doutrinárias de estudos. A presença infantojuvenil tem sido numericamente inferior e, em muitos casos, periférica às dinâmicas dos centros espíritas”, escreve Milani, salientando que tal realidade se entrelaça com aspectos culturais, demográficos e educacionais que afetam diretamente a capacidade de compreensão e interesse dos jovens pelo Espiritismo.
Aproveite a leitura e reflita conosco sobre esse tema tão importante e necessário para a compreensão de alguns fatos, que não podem ser avaliados isoladamente.
Um abraço,
Izabel Vitusso
Jornal Correio Fraterno |
|