Cartas

Ano 19 - N° 938 - 31 de Agosto de 2025

De: Ana Carolina Batista (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 22 de agosto de 2025, às 17:27

Assunto: Estudo mostra relação entre vidas passadas e ansiedade

Olá, tudo bem?

Um novo estudo, divulgado pelo portal científico AlphaGalileo, apontou que pessoas com lembranças de vidas passadas têm maior predisposição a desenvolver ansiedade e depressão. E esse dado conversa diretamente com a nossa realidade: só no Brasil, segundo a OMS, são 18,6 milhões de pessoas ansiosas.

A espiritualista Kelida Marques pode explicar mais sobre como essas memórias se manifestam e de que forma revelam padrões, karmas e até caminhos de cura no mapa de almas, mostrando que, quando trabalhadas com consciência, podem trazer clareza e até aliviar sintomas emocionais.

Fico à disposição!

Ana Carolina


Resposta do Editor
:

Agradecemos à leitora pela informação, mas gostaríamos de ter acesso ao link que permite ver o estudo citado na mensagem e como ele foi realizado.

 

De: Antonio Nazareno Favarin (São José dos Campos, SP)

Quinta-feira, 21 de agosto de 2025, às 15:51

Fazendo o "Evangelho no Lar", e fazendo a leitura no Livro dos Espíritos, deparamo-nos com uma pequena dúvida na breve resposta da pergunta nº 244: Os Espíritos veem Deus? Resposta: Só os Espíritos Superiores O veem e O compreendem.

Dúvida: Sabemos que Deus é somente Espírito, sem corpo material, como há Espíritos, mesmo sendo da mais alta hierarquia, que podem vê-LO? Poderiam, por gentileza e na medida do possível, dar-nos uma explicação ao nosso entendimento? Agradecemos a atenção.

Antonio e Myriam.

 

Resposta do Editor:

Não compreendendo a verdadeira natureza de Deus, porque para isso, ensina o Espiritismo, falta-nos um sentido, é difícil para nós compreender como os Espíritos veem nosso Pai e Criador. Além disso, não encontramos na literatura espírita nenhuma informação que nos permita esclarecer a dúvida do estimado leitor.

 

De: Produtora do filme “Sexo e Destino” (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 26 de agosto de 2025, às 13:44

Assunto: “Sexo e Destino”, filme baseado em obra psicografada por Chico Xavier e Waldo Vieira

Um novo longa-metragem sobre temática espiritualista, baseado no livro "Sexo e Destino", está em processo de edição e finalização, após o término do período de gravações em Curitiba e no Rio de Janeiro. O lançamento nacional do filme, que ficará a cargo da distribuidora Paris Filmes, será no primeiro semestre do ano que vem.

O livro "Sexo e Destino", de autoria de André Luiz, foi psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira e publicado pela Federação Espírita Brasileira (FEB).

O roteiro, desenvolvido por Glauber Filho e Almudena Ruiz e escrito por Márcio Trigo, Rodrigo Santos, Luisa Prochnik e Carolina Massote, ambienta nos dias atuais a trama do livro publicado em 1963. A essência da história permanece a mesma: a trajetória de duas famílias – Torres e Nogueira – que se entrelaça em tramas de amor e ódio.

Márcio Trigo, que já havia dirigido outro filme espiritualista, "Nada é por acaso", é o diretor de "Sexo e Destino". O elenco conta com Antônio Fragoso, Letícia Augustin, Carol Macedo, Raquel Rizzo, Tato Gabus Mendes, Bruno Gissoni, Totia Meireles, Tiago Luz, Jaedson Bahia e Rafael Cardoso.

"Sexo e Destino" é uma produção da New Cine e TV (do produtor Tomislav Blazic), Estação Luz Filmes (do produtor Sidney Girão) e Federação Espírita Brasileira, pelo selo próprio, FEB Cinema.

Produtora de “Sexo e Destino”

 

De: Marcus Zulian Teixeira (São Paulo, SP)

Quinta-feira, 21 de agosto de 2025, às 12:56

Estimados Irmãos da Direção de Redação de "O Consolador":

Com grande júbilo recebo a notícia sobre a divulgação do Lançamento da Série de Livros "Saúde, Espiritualidade e Religiosidade segundo o Espiritismo" em "O Consolador". Muito obrigado!

O principal objetivo desse material, que desenvolvo há décadas e consegui materializá-lo nesse Projeto de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psiquiatra da FMUSP, é que possa atingir o maior número de mentes e corações humanos. Para isso ele foi feito e disponibilizado na forma de livros digitais de livre acesso, mas necessita da ajuda de todos para que possa ser conhecido pelas pessoas.

Se possível, agradeceria uma nova divulgação em "O Consolador", com os links/hiperlinks para as páginas de livre acesso das obras, como o Felipe Gallesco (a quem sou muito grato pela ajuda nas divulgações) o fez no site da "Juventude Espírita".

Mais uma vez, agradeço imensamente todo o auxílio dispensado na divulgação das obras e me coloco à inteira disposição para futuras dúvidas.

Atenciosamente,

Marcus Zulian Teixeira

 

De: Adriana Hercowitz (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 27 de agosto de 2025, às 16:07

Assunto: O papel da escola na saúde mental das crianças

Olá, tudo bem?

Compartilho uma pauta que conecta dois temas urgentes: educação e saúde mental infantil.

Estudos da OMS e OPAS mostram que até 20% das crianças e adolescentes apresentam sintomas de ansiedade e depressão, e metade desses casos surge antes dos 14 anos. E é por isso que a escola se torna peça-chave no equilíbrio emocional, indo além do currículo acadêmico para investir no desenvolvimento socioemocional.

Para comentar o assunto e detalhar ações práticas que escolas e famílias podem adotar, coloco à disposição a Kassula Corrêa, diretora regional da Start Anglo Bilingual School no Rio de Janeiro e educadora com mais de 20 anos de experiência acompanhando crianças e famílias.

Além da Kassula, temos outros especialistas de diferentes áreas da educação para entrevistas e contribuição em pautas.

Atenciosamente,

Adriana Hercowitz

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Quarta-feira, 27 de agosto de 2025, às 07:19

Assunto: O sorriso está na alma

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

O SORRISO ESTÁ NA ALMA

Ninguém deve ter vergonha de sorrir. Seja o nosso sorriso como for, não nos privemos de manifestá-lo. Ele é um dos nossos maiores bens.

Nosso sorrir não está nos dentes, está na alma. O rosto a expressar um sorriso é apenas uma consequência. Por isso, não reprimamos essas expressões, quando tivermos vontade.

Mesmo que nosso sorriso não seja aquele que desejaríamos, semelhante ao de tantos atores e atrizes que invejamos, lembremos que ele é único. A beleza do sorriso está na sua autenticidade. Por isso, todo sorriso é belo por si só.

Pensemos nisso. Contagiemos quem está a nossa volta com nosso sorriso de bom dia, de olá, ou com o simples sorrir de quem deseja ao outro que a vida lhe seja feliz.

Sorrir é um ato de generosidade que não custa nada, mas pode enriquecer imensamente a vida de quem o recebe. Consequentemente, de quem o oferece.

Podemos até sorrir para ninguém. Sorrir para a vida, sorriso de gratidão a Deus por fazermos parte de algo tão grande, parte da Sua criação. (Redação do Momento Espírita)

Jornal Mundo Maior

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Quarta-feira, 27 de agosto de 2025, às 09:04

Assunto: Mednesp: altruísmo e compaixão no processo terapêutico

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Com o tema central “Servir para curar-se”, a Associação Médico-Espírita do Brasil reuniu em São Paulo mais de 1.800 pessoas no seu 17º Mednesp, congresso bianual que tem a participação de médicos, profissionais da saúde, pesquisadores e o público interessado em uma abordagem mais ampla e integral do cuidado humano.

A apresentação e discussão de assuntos bastante atuais foram um verdadeiro convite ao desenvolvimento pessoal, colocando em pauta conhecimentos práticos voltados à promoção do bem-estar integral dos pacientes, como também à necessidade do acolhimento e da empatia em hospitais, consultórios e nas casas espíritas.

Saiba mais sobre esse evento, referência mundial em saúde e espiritualidade, e que vai além da medicina, mobilizando também educadores, terapeutas e religiosos: Mednesp 25

Um abraço,

Izabel Vitusso

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita