Artigos

por Cláudio Bueno da Silva

Otimismo quanto às consequências do Espiritismo


Surgida em meados do século dezenove, a doutrina espírita subsistirá indefinidamente na Terra, fornecendo suporte filosófico e moral ao homem, bem como à ciência e às religiões. Estruturada em princípios e leis universais é um parâmetro orientador da evolução humana.

Na medida em que o homem for elaborando níveis cada vez mais superiores de consciência, sua necessidade de compêndios de instrução moral irá diminuindo proporcionalmente. O Espiritismo e outras doutrinas espiritualistas tenderão a ser no futuro referências culturais e históricas, sempre lembradas pela humanidade com respeito e veneração.

A Ciência, sempre mais conectada às realidades espirituais, experimentará o sentimento de religiosidade em seus procedimentos, não só por influência dessas doutrinas, mas pelo espírito sagrado que empregará no cumprimento dos seus deveres de estudo, pesquisa e descobertas para o progresso e bem estar humanos.

Nesse estágio, a Ciência avançará com novos métodos de pesquisa, e contará com o apoio ético absorvido do Espiritismo e outras doutrinas, o que conferirá credibilidade aos seus resultados.

O homem, em respeito a Deus, viverá para servir ao semelhante. As Artes espíritas serão elemento contagiante de aprofundamento da sensibilidade e da inteligência dos seres, dilatando sua compreensão sobre o Criador e as belezas criadas.

Pelo princípio da solidariedade universal, que prevê cooperação entre os seres e os mundos, a Terra continuará recebendo Espíritos elevados, num intercâmbio necessário ao aprimoramento das potencialidades espirituais.

Os fundamentos espíritas, inscritos em germe na consciência, estarão desenvolvidos e vividos espontaneamente pelos Espíritos.

Quando o Espiritismo tiver cumprido a sua missão, transformado os incrédulos, enfraquecido o materialismo e instaurado a paz e a justiça, Jesus terá implantado o seu Reino na Terra. Mas, enquanto houver aqui nichos de imperfeição moral, o Espiritismo continuará servindo de instrumento de transformação em direção ao amor.

Portanto, pode-se esperar grandes novas para o futuro da humanidade, conforme Jesus de Nazaré anteviu quando esteve entre nós. É confortador compreender que tudo de ruim que ainda há será modificado através do nosso trabalho e vontade, superando de vez o domínio da matéria e implantando o tempo do sentimento e da razão.

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita