Cartas

Ano 19 - N° 932 - 20 de Julho de 2025

De: Lúcio Puchetti (Rio das Ostras, RJ)

Quarta-feira, 16 de julho de 2025, às 12:10

Assunto: O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina segundo O Espiritismo

Amigos,

Estamos estudando essa obra de AK e nos deparamos com as seguintes dúvidas:

1) Por que há 2 títulos nesta maravilhosa obra? Não entendemos como subtítulo por causa o "ou"...).

2) Onde localizamos um possível esclarecimento que não seja suposição pessoal?

3) O pensador e médium sueco Emmanuel Swedenborg (1688-1772), que foi considerado por Allan Kardec como um dos precursores do Espiritismo (RE, Nov/1859), escreveu uma obra com o nome "O Céu e o Inferno" em 1758 com foco católico que predominava na época.

Allan Kardec ao inserir 2 títulos  procurou desvincular as obras ou vincular as obras?

4) Por que utilizou o título "O Céu e o Inferno" que já existia? Seria para atrair mais interessados a ler o conteúdo da obra?

Agradecemos a sua possível ajuda nestes esclarecimentos.

Obrigado!

Lúcio Puchetti

 

Resposta do Editor:

Allan Kardec não mencionou no prefácio o porquê do título dado à obra O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina segundo o Espiritismo. Mas deixou bem evidente qual foi o seu propósito.

Escreveu ele:

“O título desta obra indica claramente o seu objetivo. Aí reunimos todos os elementos próprios para esclarecer o homem sobre o seu destino. Como nos nossos outros escritos sobre a Doutrina Espírita, aí nada introduzimos que seja produto de um sistema preconcebido, ou de uma concepção pessoal, que não teria nenhuma autoridade: tudo aí é deduzido da observação e da concordância dos fatos.” (Obra cit., prefácio.)

Emmanuel, que dedicou ao estudo da mesma obra o livro Justiça divina, psicografado em 1962 por Chico Xavier, também não tratou da questão proposta pelo leitor.

Em face das informações acima, tudo o que dissermos não passa de conjectura, parecendo-nos, no entanto, que a junção no título dos termos Céu, Inferno e Justiça Divina foi feita de propósito, com o claro intuito de despertar a atenção das pessoas para o tema mais importante da vida, que é o que nos aguarda no pós-morte.

 

De: Jannie Lumpkin (Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos)

Sábado, 12 de julho de 2025, às 12:21:24

Assunto: Sobre a ressurreição de Jesus (Cartas, edição 930)

The way you explained this topic is very helpful. (A maneira como você explicou esse tópico foi muito útil.)

Greetings. (Saudações.)

Jannie 

 

De: Helena P. (Cornélio Procópio, PR)

Quarta-feira, 16 de julho de 2025, às 07:20

Assunto: Sobre o novo GERA: como participar

Amigos, bom dia para todos.

Li no blog Espiritismo Século XXI a matéria sobre o novo GERA e gostaria de participar. Mas tenho duas dúvidas: como devo proceder? onde os encontros em espírito são realizados?

Agradeço se puderem esclarecer.       

Helena


Resposta do Editor
:

Antes de mais nada, informamos que a matéria citada pela leitora foi publicada no dia 13 de julho. Quem se interessar pelo assunto e desejar acessá-la, basta clicar aqui: Novo GERA

A adesão ao GERA é virtual; basta ao interessado reunir-se ao grupo, em espírito, em qualquer noite da semana.

Os encontros ocorrem sempre à noite, durante o período do sono corpóreo, na sede do CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR, na Rua Santa Catarina, 429, região central de Londrina (PR).

Os participantes devem chegar ao local antes das 2 horas da madrugada. Os trabalhos do grupo se encerram às 5 horas.

Às pessoas interessadas que residam fora do Brasil ou em localidades afastadas de Londrina, sugerimos que fundem grupos virtuais em suas próprias regiões, ampliando assim o trabalho de auxílio ao próximo, que é o objetivo principal do GERA.

 

De: Centro de Cultura Espírita (Caldas da Rainha, Portugal)

Domingo, 13 de julho de 2025, às 12:12

Exmos. Senhores,

As nossas mais cordiais saudações.

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema " Experiência de Quase-Morte: Manuel Segarra (cirurgião) ", com José Lucas, no dia 18 de Julho de 2025, 6ª feira, às 21h00. Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.

2 - Decorre um grupo de estudo, em Julho e Agosto, das 15H00 às 16H00, sobre o livro "O Céu e o Inferno", de Allan Kardec, com entrada livre e gratuita.

Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV

Atenciosamente,

CCE

 

De: Equipe de Produção do longa-metragem “Sexo e Destino” (Rio de Janeiro, RJ)

Sexta-feira, 11 de julho de 2025, às 19:36

Assunto: Vem aí o filme sobre a obra “Sexo e Destino”

As gravações do longa-metragem "Sexo e Destino" acontecem nessa segunda, terça e quarta-feira (14 a 16 de julho) e na segunda-feira (21 de julho) no Rio de Janeiro. Trechos do calçadão e da Praia do Leme serão interditados para a produção, que é baseada no livro "Sexo e Destino", psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira pelo Espírito André Luiz e publicado pela Federação e Espírita Brasileira (FEB).

Sob a direção de Márcio Trigo, a equipe vai gravar sete cenas do longa que contam com a participação dos atores Antônio Fragoso, Letícia Augustin, Carol Macedo, Raquel Rizzo, Tato Gabus Mendes, Bruno Gissoni, Tiago Luz, Jaedson Bahia e Rafael Cardoso. As filmagens começaram em 9 de junho, em Curitiba, e terminam em 21 de julho com as externas no Rio de Janeiro, onde a história se passa.

O roteiro do filme, escrito por Glauber Filho, Rodrigo Santos e Carolina Massote, ambienta nos dias atuais a trama do livro clássico publicado em 1963. A essência da história permanece a mesma: a trajetória de duas famílias – Torres e Nogueira – se entrelaça em tramas de amor e ódio.

Equipe de Produção

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Quarta-feira, 16 de julho de 2025, às 08:19

Assunto: Reações

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

REAÇÕES

Mediante a realidade de que daremos conta de nós próprios às Leis do Universo, importa reconhecer que os acontecimentos que nos sobrevenham não são para nós as coisas mais importantes da existência, e sim as nossas reações diante delas.

Através das circunstâncias, a vida traça as lições de que carecemos. À vista disso, na sucessão dos dias sempre renovados, somos impelidos aos testemunhos de nosso aproveitamento dos valores recebidos na fase da encarnação.

Em face do problema, considera, de quando em quando, a própria estrada percorrida. Que fazes dos sucessos e dos insucessos que te interessam à personalidade? Que realizas com o reconforto?

Como ages à frente da colaboração dos amigos e da hostilidade dos inimigos? Em que transformas aquilo que és, o que tens, o que recebes, o que sabes e o que desfrutas? Ponderemos sobre isso, enquanto se nos garantem, dos Planos Superiores, as oportunidades da permanência na Terra.

Afirma a Divina Escritura que: "a cada um será dado segundo suas obras", o que, no fundo, equivale a dizer-se que as reações dos homens perante a vida é que decidirão sobre o destino de cada qual.

(Do livro ALMA e CORAÇÃO, de Emmanuel/Chico Xavier.)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 15 de julho de 2025, às 08:03

Assunto: Como renovar atitudes?

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Mergulhados em ansiedades, na pressa, na falta de tempo, acabamos por adiar o trabalho intransferível de nossa renovação, para nos alinharmos cada vez mais com valores e princípios mais elevados.

Espíritos que somos, únicos seres livres no universo, precisamos agir com conhecimento de causa, não havendo nada mais reconfortante para nós do que sabermos que a nossa libertação também está em nossas mãos. E é justamente sobre isso que a filósofa e escritora Astrid Sayegh aborda nesse livro que tem o selo da editora Correio Fraterno.

Leia agora: Como renovar atitudes

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita