Artigos

por Fernando Rosemberg Patrocinio

 

Até os espíritos são médiuns


Com todo respeito que lhes devemos, é fato que muitos religiosos, em sua restrita mentalidade, ainda creem na simples e tríplice ideia de que só existem a Terra, o Céu e o Inferno, e assim, em morrendo, o homem teria como destino o segundo ou o terceiro de tais itens citados, podendo-se incluir, ainda, um tal de purgatório.

Hoje, com a Ciência, mas, sobretudo, com o Espiritismo, tem o homem uma ideia muito mais vasta de tudo, donde, com o segundo, temos a vastíssima concepção de que “Tudo se encadeia no Universo desde o átomo primitivo ao arcanjo”. E este último, o arcanjo - como tudo o mais -, começara pelo átomo e atingira o reino hominal por sucessivas mudanças de sua veste física, que, ao término de sua jornada evolutiva, atingirá o seu cume máximo e se tornara um Espírito puro e angelical.

E o fato é que, nos espaços que se nos parecem vazios aqui na Terra, e, pois, ao nosso lado mesmo, temos os mais diversos campos e forças invisíveis que nos cercam, sendo tais:

-Campo Magnético;

-Campo Gravitacional;

-Campo Atmosférico; e:

-Campo Espiritual...

Desse modo, neste último, temos as mais densas regiões umbralinas até às mais sutis e mais celestes moradas espirituais, sendo que, ao seu cume, está o Cristo: Espírito Puro jungido a Deus: Inteligência Suprema do Universo tangível e intangível.

O Espírito instrutor de Chico Xavier, ou seja: Emmanuel - que se associa a uma imensa equipe espiritual -, nos diz, por exemplo, que ele, bem como os demais de tal equipagem, não vem a ser um Espírito Puro, mas, sim, apenas um degrau mais ou menos alto daquela quase infinita escala evolutiva, donde se poder dizer que ele – Emmanuel - é um médium de Seres ainda mais elevados, e isto, aliás, ele deixa muito claro em suas obras, como, por exemplo, nesta passagem do livro intitulado Seara de Fé (Chico Xavier/18.10.81/Ideal):

“... colhemos, todos nós, os companheiros encarnados e desencarnados, as páginas de encorajamento e alegria, paz e amor que constituem este livro”.

“E afirmamos ‘colhemos’, reconhecendo que embora subscritas por nossos nomes, todos os conceitos e apelos, notas e definições nos foram inspirados pelos instrutores benevolentes que nos assistem e nos acompanham de Mais Alto”. (Opus Cit.).

Logo, se existem os médiuns da Terra, existem, igualmente, os médiuns do Mundo Espiritual, como Emmanuel, André Luiz e muitos outros, como médiuns espirituais de Espíritos ainda mais elevados, até Deus, como já dissemos.

E, no tocante ao Mestre:

Seria Jesus, também, um médium, ou seja, um intermediário de Espíritos superiores? Consoante escritos do Capítulo 15, Item 2, de “A Gênese, os Milagres e as Previsões”, (1869-AK-Feb):

“Se algum influxo estranho (Jesus) recebia, esse só de Deus lhe poderia vir. Segundo definição dada por um Espírito, ele (Jesus) médium de Deus”! (Opus Cit.).


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita