Artigos

por Fernando Rosemberg Patrocínio

 

De Paulo à evolução universal

Podemos iniciar este modesto texto de tal modo questionante:

“Qual é o cumprimento da Lei?”.

Ou, então:

“O que fazer para cumprirmos, de modo correto, para com a Lei?”

Sendo o “Cumprir-se”, ou o “Cumprimento da Lei”, não mais, não menos, que o observarmos, ou o acatarmos, ou, ainda, o obedecermos, o exercermos, ou o vivermos da Lei tal qual é, sendo, para tal caso, óbvio, a Lei de Deus.

Para notarmos a sabedoria divinamente cristã do apóstolo Paulo, vejamos algo de uma sua importante Carta ou “Epístola aos Romanos” atinente a tal, e que, pois, a muito nos serve de imediato, ou mesmo, para sempre de nossas vidas imortais:

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o Amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama aos outros cumpre a Lei”.

“Com efeito: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e, se há algum outro mandamento, nesta palavra se resume: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, pois o Amor não faz mal ao teu próximo”. (Opus Cit.).

Quando, então, finalmente, conclui o genial e inspirado apóstolo do Cristo: “De sorte que o cumprimento da lei é o amor”. (Opus Cit.).

E se passaram 2.000 anos desde a vinda do Cristo e de seus mensageiros dentre nós, e, ainda assim, temos nossas dúvidas acerca do Amor ao próximo, nosso semelhante, e, muitas das vezes, sofrido irmão.

Donde daí, pois, temos o que demanda ser o degredo dos faltantes à Lei do Amor a um Mundo primitivo, algo que, aliás, se dera com o nosso planeta mesmo há cerca de 10.000 anos, pelo que se presume de algumas confiáveis obras espiritistas.

Quando, então, nosso Mundo terreno era bastante Primitivo, e que, em tal tempo, recebera, para a sua evolução, centenas de milhares de Espíritos mais evolvidos, estes, porém, de um coração endurecido no mal, que, em sua expiação, tais elementos acabariam por ajudar em nosso progresso planetário que, a partir daí mesmo, se tornara um Mundo de Expiações e de Provas, tal qual vemo-lo hoje, porém, agora, pelos seus progressos já realizados, encontra-se em vias de se tornar um Mundo Melhor, Regenerado, e, portanto, numa nova escala universal, mais evolvida e mais espiritualizada.

Confirma-se que hoje, portanto, com as graças do Senhor Jesus, estamos passando por uma nova etapa de progresso terreno, quando o nosso Mundo se tornará melhor pela expulsão dos maus, que, por sua vez, vão fazer o seu progresso em um Mundo inferior, ou, em um Mundo primitivo, no qual, por sua vez, tratarão de auxiliar com seu progresso já realizado o avanço daqueles menos evolvidos, e etc. etc. e tal.

Logo: “A Evolução é Universal”. (frp).

Em face disso, ela vem sendo estudada até mesmo pela Ciência mundana, que, com Darwin, dentre outros mais, nos abriu as portas para um novo entendimento das coisas da natureza até ao homem, segundo o qual “A única coisa constante no Mundo é a inconstância de Tudo”.

Evolvendo tudo, assim, do átomo ao Homem para novas etapas cósmicas ou universais!


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita