Cartas

Ano 18 - N° 869 - 28 de Abril de 2024

De: Ludmila Dutra (Rio de Janeiro, RJ)

Domingo, 21 de abril de 2024 às 23:21:03

Quando o desencarne acontece devido a assalto, com vários tiros, porém foi socorrido e ficou 19 dias no leito do hospital, muitas cirurgias e bolsas de sangue. Escutava a gente o tempo todo no hospital, mas simplesmente o coração parou em um domingo de Páscoa. Como o Espiritismo responde a isso?

Desde já agradeço.

Ludmila

 

Resposta do Editor:

As informações dadas ao leitor Leo Martins (de Gravataí, RS) na edição publicada no último domingo – para ler clique aqui - parecem-nos suficientes para a leitora entender a questão proposta, que, em verdade, se resume nesta dúvida: se o momento da morte havia chegado, por que demorou 19 dias para se efetivar?

No livro Sexo e Destino, obra de André Luiz psicografada pelos médiuns Waldo Vieira e Francisco Cândido Xavier e publicada em 1963 pela Federação Espírita Brasileira, as ocorrências referentes à jovem Marita, cujo falecimento se deu muitas horas depois do acidente sofrido por ela, podem elucidar a dúvida.

O livro Sexo e Destino foi objeto de estudo sequencial publicado nas edições 282 a 315 desta revista, todas on-line e disponíveis a um simples toque, bastando ao interessado utilizar a ferramenta Edições anteriores – clique aqui para acessar.

Como é descrito nesse livro, Marita não morreu no instante do grave acidente por ela sofrido. Por quê?

Do ponto de vista médico certamente haverá mais de uma explicação. Contudo, é bom lembrar que a assistência espiritual se faz presente em nossa vida muito mais do que imaginamos e, por isso, não faltaria em casos assim.

No capítulo XIV, págs. 169 a 171, de Sexo e Destino, o autor informa que o benfeitor espiritual de nome Félix, que assistiu a toda a cena, sentou-se no asfalto e, aplicando vigorosos estímulos magnéticos sobre a cabeça da jovem acidentada, fê-la cobrar energias para ganhar, mecanicamente, o decúbito dorsal, a fim de que respirasse indene de maiores dificuldades. Erguendo as mãos sobre as narinas em sangue, o irmão Félix levantou os olhos e orou em voz alta: "Deus de Infinito Amor, não permitas que tua filha seja expulsa da casa dos homens, assim, sem nenhuma preparação!... Dá-nos, Pai, o benefício do sofrimento que nos consinta meditar! O' Deus de amor, mais uns dias para ela, no corpo dolorido, algumas horas só que sejam!..."

Dito isto, o instrutor calou-se, como qualquer criatura terrestre machucada de angústia, e pediu a André Luiz fosse até o apartamento da jovem, para ver o que seria razoável obter, no tocante a medidas de auxílio. A morte de Marita ocorreu depois de várias horas.

O episódio ora lembrado dá-nos uma pista para o que pode, em casos semelhantes, ocorrer, lembrando-nos sempre que não existem acaso, sorte ou azar na vida de quem quer que seja.

Para saber mais sobre o caso de Marita, clique aqui

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 24 de abril de 2024 às 10:45

Assunto: Ego inferior (indriso)

 

O Ego Inferior diante da Verdade

 

Cientistas, filósofos, religiosos resistem à verdade. (1)

Luta do bom senso com o ego inferior. Orgulho-vaidade. (**)

Coexistem inúmeras evidências da dimensão espiritual. (2)

Carl G. Jung se calou para não ser julgado mal.

O amigo Freud aconselhou manter sua crença em segredo.

Dessa forma, evitaria cancelamentos e o eventual degredo.

A evolução individual e coletiva é processo lento e natural.

 

Inútil identificar como coisa do diabo rotulando como sobrenatural. (3, 4, 5)

 

Referências:

(*) Verdade - LINK-1

(**) Ego inferior - LINK-2

1. Jung recebe visita de um morto.

LINK-3

2. A ciência do espírito. - LINK-4

3. Coisas do diabo I - LINK-5

4. Coisa do diabo II - LINK-6

5. Milagres de Zaqueu. Áudio de três minutos. - LINK-7

 

Saudações

Luiz Carlos Formiga

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 23 de abril de 2024 às 08:31

Assunto: Um projeto de sucesso para refletir sobre o centro espírita

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Já vai para quatro anos que um grupo de dirigentes espíritas vem se reunindo virtualmente aos sábados, às 7 horas, para trocar experiências sobre a vivência e os trabalhos realizados nas casas espíritas.

“A abordagem do nosso trabalho é de compartilhamento. Trata-se de uma pausa para os dirigentes discutirem por que as atividades na casa estão sendo desenvolvidas daquela forma e não de outra”, afirma Walteno Silva, idealizador do projeto, que tem parceria com o Correio Fraterno.

Veja como foi, recentemente, a participação do jornalista e ambientalista André Trigueiro, convidado para falar sobre o tema “O centro espírita e a preservação do planeta”.

“Estamos realizando escolhas hoje que depredam as bases de sustentação da vida planetária e é inevitável que as casas espíritas abordem os assuntos ambientais”, advertiu.

Saiba como e por que a atual crise ambiental e climática tem a nossa digital e está comprometendo nosso projeto encarnatório: www.bit.ly/RefletirCentroEspirita

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 23 de abril de 2024 às 23:01

Assunto: O milagre do amor

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Percebendo as árduas lutas por que passam seus irmãos na face da Terra, uma alma amiga ditou uma mensagem que intitulou O milagre do amor, e que é mais ou menos assim:

Quando a dúvida lhe chegue, maliciosa, indague ao amor qual a conduta a seguir.

Quando a saudade se avizinhar, tentando macerar-lhe o coração, refugie-se no amor e deixe que as recordações felizes iluminem a noite em que você se encontra.

Quando a aflição aturdir-lhe o íntimo, chame o amor, para que a calma e a confiança predominem nas suas decisões.

Quando a suspeita buscar aninhar-se em seu coração, dirija o pensamento ao amor e a paz dominará as paisagens dos seus sentimentos.

Quando a cólera se acercar da sua emotividade, recorde-se do amor e suave balada de entendimento se lhe fará ouvida na acústica da alma.

Quando o abandono ameaçar estraçalhar-lhe os sonhos, ferindo-lhe a alma, busque o amor, que lhe dará fortaleza para prosseguir, embora a sós.

Em qualquer situação, dirija-se ao amor. Só o amor possui o correto entendimento de todas as coisas e fala, em silêncio, a linguagem de todos os idiomas.

O brilho de um olhar, um sorriso de esperança, um gesto quase imperceptível...Um movimento rítmico, um aceno, a presença do ausente...

Um toque, a música de uma palavra só o amor logra transformar em bênção. Feito de pequenos nadas, o amor é a força eterna que embala o príncipe no leito dourado e o órfão na palha úmida.

O amor é o único mecanismo que conduz o fraco às tarefas gigantescas, que impulsiona o progresso real; que dá dignidade à vida; que impele ao trabalho de reverdecer o pantanal e o deserto... Que concede alento, quando a morte parece dominar soberana...

O amor é vida, sem o qual perderia o sentido e a significação. Quando se ama, a noite coroa-se de astros e o dia se veste de sorrisos.

O amor colore a palidez do sofrimento e o erradica. Sem este milagre, que é o amor, não valeria a pena viver. Em tudo está a presença do amor que provém de Deus e é Deus.

Descubra o amor, e ame.

Ame e felicite-se, colocando na estrada do amor sinais de luz, a fim de que nunca mais haja sombra por onde o amor tenha transitado a derramar claridade.

Por tais razões, Jesus Cristo reuniu toda a lei e todos os profetas num só mandamento, cuja estrutura comportamental e finalidade última é o "amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".

*  *  *

“O amor é de essência divina, e todos nós, do primeiro ao último, temos, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado.

Portanto, não tenhamos medo de amar.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações,

Jornal Mundo Maior  

 

De: Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 18 de abril de 2024 às 14:38

Assunto: Chico Xavier Livros Espíritas Inspiradores para Jovens!

Descubra a Sabedoria de Chico Xavier: Livros Espíritas Inspiradores para Jovens!

Deseja explorar um mundo de sabedoria e reflexão? Descubra nossos livros espíritas cuidadosamente selecionados, especialmente voltados para jovens em busca de crescimento espiritual e autoconhecimento, fundamentados nas mensagens iluminadoras de Chico Xavier.

Faça parte dessa jornada de descobertas e transformação! Adquira agora nossos livros espíritas para jovens, e comece a sua viagem em direção ao autoconhecimento e à luz interior.

Quer todos nossos livros? Entre em contato. Descontos especiais para Evangelizadores! Os 33 Kit Evangelho já estão disponíveis.

(leve todos eles de uma vez!)

Pais e Evangelizadores, os livros podem ser utilizados na evangelização no lar.

Quer assinar e ainda tem dúvidas?

Envie-nos uma mensagem ou acesse nosso site:

WhatsApp (21)920028050

Site - https://www.kitevangelho.com/

Kit Evangelho  

 

De: Cláudia Rodrigues Santos Nunes (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 22 de abril de 2024 às 14:13

Assunto: Em evento de 50 anos, Folha Espírita lança livro histórico e selo postal personalizado

Representantes do Movimento Espírita paulista estiveram reunidos no último sábado no Chico Xavier - Centro de Estudos Espíritas de São Paulo, no bairro da Lapa, na capital paulista, para comemorar os 50 anos da Folha Espírita, uma das publicações segmentadas mais importantes do País. Inspirado pelo médium Chico Xavier e concebido pelo jornalista Freitas Nobre, o jornal teve sua primeira edição publicada em 1974, em 18 de abril, o mesmo dia do lançamento de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

Diversas lideranças do Movimento Espírita do Estado estiveram presentes no encontro, entre as quais destacamos: Walther Graciano Júnior, presidente do Centro Espírita Cairbar Schutel, casa-berço da Folha Espírita situada no bairro do Jabaquara; Ricardo Silva Pastori, presidente do Grupo Espírita Batuíra, de Perdizes, cujo fundador, Spártaco Guilardi, esteve presente na criação da Folha Espírita; Ney Prieto Peres, que vivenciou o momento histórico há 50 anos; Paulo César Pio, representando o Centro Espírita Perseverança, da Vila Invernada, fundado por Guiomar de Oliveira Albanesi e seu esposo Serafim Antônio Albanesi; Ronaldo Zucatelli, presidente da União Fraternal Discípulos de Jesus; Marina Gazzoni, representando a Aliança Espírita Evangélica; Marcus Renato Ribeiro, presidente da Associação Médico-Espírita de São Paulo, que também representou a Associação Médico-Espírita do Brasil; e Oceano Vieira de Melo, representando a casa anfitriã.

O evento foi aberto pela jornalista Cláudia Santos, editora da Folha Espírita. Em parceria com Eleni Gritzapis, responsável pelo podcast da FE, Cláudia é uma das organizadoras do livro Folha Espírita – uma história de amor e dedicação à Doutrina Espírita, comemorativo do cinquentenário do jornal, que teve a edição do diretor de Marketing da FE, Conrado Santos, e foi lançado no evento. A obra traz uma coleção das principais capas da FE ao longo desses 50 anos e está à venda no portal da FE.

Oceano Vieira de Melo, que está à frente do trabalho doutrinário, da programação de palestras, arte e cultura no Chico Xavier - Centro de Estudos Espíritas de São Paulo, abriu a celebração com a leitura de uma psicografia de Emmanuel, pelo médium Chico Xavier, de 1938, que informa que a espiritualidade divulgaria as ideias a partir de rádio, TV e jornais. Walther Graciano Júnior lembrou seu envolvimento com a Folha Espírita e a responsabilidade do Grupo Espírita Cairbar Schutel com a divulgação da Doutrina pela FE e o advogado Marcelo Nobre, filho do casal Freitas Nobre e Marlene Nobre, citou a alegria do médium Chico Xavier ao ver a Folha Espírita nas mãos dos pais. "Esta é uma singela homenagem como imagino que foi o lançamento de O Livro dos Espíritos, há 167 anos", declarou Fábio Gandolfo Severino, filho do professor Paulo Rossi Severino, responsável por uma das obras mais importantes da Editora FE, A Vida Triunfa.

Os colunistas Waldenir Cuin e Sandra Marinho, que há 37 e 15 anos, respectivamente, escrevem para a Folha Espírita, trouxeram depoimentos de suas participações em todos esses anos no jornal, e Conrado Santos, diretor de Marketing da Folha Espírita, contou que, em comemoração dos 50 anos da Folha Espírita, foi lançado um novo portal, que traz catálogo de livros com e-books e impressos, podcasts, edições do jornal online e acervo com as 600 edições do jornal para consulta. Como não há mais as assinaturas, segundo ele, também está sendo promovida a campanha Amigo da Folha Espírita, pela qual é possível escolher valores para se contribuir com a divulgação da Doutrina.

Renato Rosa, superintendente estadual de São Paulo Metropolitana dos Correios, encerrou a tarde do sábado com o lançamento de um selo postal personalizado desenvolvido especialmente para os 50 anos da FE. "Estamos muito felizes em estar aqui celebrando o cinquentenário de um jornal espírita, o que demonstra a liberdade religiosa que o Brasil vive", declarou.

Acesse a FE pelo portal e pelas redes sociais – Instagram, Facebook, Youtube, Spotify e outras plataformas.

Cláudia Santos  

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita