Artigos

por Wagner Ideali

 

Natal numa visão espírita


Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao pai senão por mim.
 - Jesus


Depois de um tempo que ocorreu a passagem de Jesus na Terra, todo os cristãos comemoram o Natal e, sendo o Espiritismo uma doutrina cristã, não poderia ser diferente.

Contudo, muitos comemoram esta data sem sequer imaginar as suas origens e o seu real significado, pois ela vai muito mais além do que trocar presentes e compartilhar a ceia na madrugada do dia 24 para o dia 25.

O Natal dentro de uma visão espírita é um momento de profunda reflexão, hora de avaliar as nossas condutas internas e externas, bem como o respeito sobre as mensagens que Jesus nos deixou. Mensagens essas que até hoje temos dificuldade em entendê-las e vivenciá-las.

O Natal como o conhecemos nos dias atuais tem sua origem no paganismo do século II D.C., por volta de 274 D.C., quando o então imperador romano Aureliano determinou que se comemorasse o início do solstício de inverno com homenagens ao Deus-Sol Natalis Solis Invicti.

O Cristianismo incorporou essa festividade pagã e a transformou na comemoração do nascimento de Jesus de Nazaré. Mas sabemos que historicamente não há nenhuma comprovação de que o nosso Mestre Jesus tenha nascido numa noite de 25 de dezembro, pois estudos sugerem ter ele nascido entre março e abril.

Sendo Jesus o grande Sol da humanidade, ele nos guia pelo caminho reto da porta estreita, rumo à depuração de nossas faltas e falhas, em direção à elevação máxima do Espírito.

Portanto, vamos nessa linda noite, onde se comemora o Natal, esquecer um pouco as bebidas, os presentes, as comidas e nos elevarmos a uma prece de agradecimento a Deus por permitir que tivéssemos entre nós os maravilhosos ensinamentos e exemplos trazidos pelo mestre de todos os mestres, Jesus de Nazaré.

Nesta época do ano, mesmo não sendo possivelmente a data real do nascimento de Jesus, o mundo todo, mesmo os não cristãos, sentem no ar uma vibração diferente, levando todos a uma reflexão interior, à busca de novos valores, promessas para o próximo ano e tudo que nos remete a mudanças interiores.

Oremos sim na noite de Natal, mas vamos orar sempre.

Procuremos refletir nossas vidas na noite de Natal, mas vamos refletir o ano todo.

Vamos ajudar o próximo na época do Natal, mas vamos ajudar sempre.

Ensina-nos Emmanuel:


As comemorações do Natal conduzem-nos o entendimento à eterna lição de humildade de Jesus, no momento preciso em que a sua mensagem de amor felicitou o coração das criaturas, fazendo-nos sentir, ainda, o sabor de atualidade dos seus divinos ensinamentos. A Manjedoura foi o Caminho. A exemplificação era a Verdade. O Calvário constituía a Vida. Sem o Caminho, o homem terrestre não atingirá os tesouros da Verdade e da Vida.

 

Referências:

Disponível em: Natal-1

Disponível em: Blog

XAVIER, Francisco Cândido. Antologia mediúnica do Natal. Por diversos Espíritos. 6. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009. Cap. 21 (Mensagem de Emmanuel), p.57.

XAVIER. Francisco Cândido. A Caminho da Luz – Pelo Espírito Emmanuel. Ed. FEB, cap. 12.

KARDEC. Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XIII – A Beneficência. Ed. IDE. 358ª edição, 2008.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita