Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

 

Tema: Orgulho e humildade


O Fariseu e o Publicano


Certa vez Jesus contou uma história. Ela se chama Parábola do Fariseu e do Publicano e narra que dois homens foram até o templo para orar.

Um dos homens era um fariseu. Os fariseus eram uma parte do povo que se considerava muito religiosa, pois eles cumpriam tudo o que a religião deles determinava. Faziam sempre todos os rituais e as cerimônias e, por agirem assim, achavam que eram bem melhores que as outras pessoas.

O outro homem era um publicano. Os publicanos eram pessoas que cobravam impostos. Tinham que pegar o dinheiro do povo para entregar aos governantes. Eles lidavam com muito dinheiro e muitos publicanos não eram honestos. Ficavam ricos, mas não por um trabalho justo. Por isso, os publicanos eram vistos pelo resto do povo como pessoas desviadas do caminho do bem e de Deus.

Na história, o fariseu chegou ao templo e começou a orar dizendo coisas que mostravam quanto ele era orgulhoso.

- Graças te dou meu Deus, porque faço as coisas certas, não sou ladrão, nem injusto e nem sou como esse publicano aí!

O publicano, por sua vez, também queria falar com Deus, através da oração, mas de pé, de longe, nem sequer levantava os olhos para o céu. De cabeça baixa, batendo no peito, dizia:

- Oh meu Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador!

No final da história Jesus conta que a oração do publicano foi mais ouvida por Deus do que a do fariseu, porque a primeira foi feita com humildade e a segunda não. O fariseu queria apenas se exaltar, se achando superior. Mas perante Deus, todos nós somos iguais, mesmo aqueles que, por enquanto, estão cometendo erros.

O publicano, reconhecendo que tinha feito alguma coisa errada, pedia a misericórdia de Deus e com certeza ia ser ajudado a reparar seus erros e se reajustar com as leis de Deus.

Jesus nos deixou importantes ensinamentos. Com essa parábola podemos aprender que o orgulho é um grave defeito que devemos combater e que a humildade é um bom caminho para nos aproximarmos de Deus.

 

 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita