Cartas

Ano 17 - N° 819 - 16 de Abril de 2023

De: Juliana Augusto (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 7 de abril de 2023 às 08:08:39

Por gentileza, após desencarnarmos, os erros que cometemos, por exemplo, se realizamos algo na nossa infância e já nos redimimos... e seguimos sempre as leis morais, ética e de respeito depois da lição de vida... teremos ainda algo para acertar? Penso que sim, pois deixaremos uma linha de lição de vida para reparar, certo? Principalmente se o outro ser que foi lesado sofrer algo...

Juliana


Resposta do Editor
:

A leitora está certíssima.

Conforme ensina o Espiritismo, o processo de regeneração da pessoa que lesa o próximo, material ou moralmente, requer três coisas: arrependimento, reparação e expiação.

É que, segundo a doutrina espírita, o arrependimento – embora importantíssimo – não basta por si mesmo. É preciso acrescentar a ele a expiação e a reparação, o que leva muitos Espíritos a pedir a oportunidade de passarem pelos mesmos sofrimentos que causaram a outrem (expiação), além da necessária reparação com que devolvem às suas vítimas aquilo que porventura lhes hajam tomado.

Arrependimento, expiação e reparação constituem, portanto, os elementos essenciais à renovação integral da criatura humana, rumo à meta que Deus assinalou para nós, que é a perfeição. 

 

De: Celeste Aida Siqueira Borges (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 11 de abril de 2023 às 11:34:07

Gostaria de receber a revista “O Consolador”.

Celeste


Resposta do Editor
:

Esta revista não adota o sistema de assinatura, nem formato impresso, razão pela qual não é possível enviá-la. Para acessá-la e lê-la, gratuitamente, basta acessar o website www.oconsolador.com e colocar o link da revista entre seus favoritos na internet. Se preferir, a leitora poderá também imprimi-la, o que é feito por algumas Casas Espíritas, para que mais pessoas possam ler nossas edições. 

 

De: Site Espírita - Irmãos W. (São Paulo, SP)

Domingo, 9 de abril de 2023 às 17:18

Assunto: Atualização do site e outros assuntos

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas.

1- Movimento espírita brasileiro:

Os espíritas à esquerda estão tomando posições radicais e abrindo flancos para os inimigos do Espiritismo. Kardec falava que os inimigos do Espiritismo são em grande número no mundo espiritual, além dos encarnados que se baseiam em igrejas necrosadas pelos dogmas e perdidas da evolução do tempo.  Os inimigos do Espiritismo externo vão colocar a tarja que KARDEC É RACISTA. Sobre o racismo, graças à reencarnação, todos sabemos que podemos nascer na Áustria com olhos azuis e pele branca ou em outro país de Primeiro Mundo, assim como podemos nascer no Sudão do Sul com pele negra ou em um país devastado pela guerra em um país de Quarto Mundo. Esta questão que está sendo levantada é sem sentido, pois demonstra a grande ignorância devido à falta de conhecimento do trabalho de Kardec e a codificação espírita. 

O coletivo Espíritas à Esquerda vai publicar todos os livros de Kardec com o selo edição “antirracista”. Ou seja, a versão que estamos usando é, segundo eles, racista. 

O jornalista Wilson Garcia escreveu sobre o assunto: clique aqui-1

O site Luz Espírita também examinou o assunto: clique aqui-2

2 - Atualização do site:

Estamos trazendo a biografia e as obras de Joseph Philippe François Deleuze (1753-1835), um dos maiores precursores do Espiritismo na França.

O surgimento do Espiritismo elaborado por Allan Kardec foi preparado por uma legião de escolas e de personagens que ajudaram a preparar terreno para chegada da terceira revelação. A escola ligada ao Magnetismo foi uma delas e é nela que Deleuze, citado por Kardec, sobressaiu.

Eis o produto do trabalho que realizamos:

a) Biografia de Joseph Philippe François Deleuze - clique aqui-3

b) Obras de Deleuze - clique aqui-4

A luta continua.

Irmãos W.


Resposta do Editor
:

Nós da revista O Consolador também deploramos a atitude do coletivo Espíritas à Esquerda, não só pelo conteúdo do que foi enxertado na obra de Kardec, mas sobretudo pela forma com que isso foi feito.

Em face do ocorrido, a EVOC – a editora virtual d’ O Consolador – lançará no próximo dia 27 o e-book “Racismo em Kardec? A Propaganda antiespírita e a verdade doutrinária”, de autoria de Paulo Neto, porque entendemos que o melhor modo de combater uma ideia é utilizar a verdade, para que o leitor tenha à sua disposição, mesmo que não seja espírita, condições de julgar por si mesmo. 

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Sexta-feira, 7 de abril de 2023 às 16:11

Assunto: No dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Espiritismo

As Virtudes dos Céus, imenso exército, são os Espíritos do Senhor.

Na superfície da Terra, se espalharam a serviço do Amor.

Clareando. O que somos? De onde viemos. Para onde vamos? Qual a razão da dor?

Nasce na França o Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, Allan Kardec.

O que é a vida? Como resolver problemas aparentemente sem solução?

Codifica o Espiritismo, quando o materialismo apontava noutra direção.

Com Jesus, modelo e guia, uma Porta Espiritual se abre.

Com “O Livro dos Espíritos”, Kardec se revela o mensageiro portando a Chave.

No dia 18 de abril comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Espiritismo. Saiba o porquê clicando aqui

Saudações,

Formiga 

 

De: Carlos Barros (João Pessoa, PB)

Quarta-feira, 12 de abril de 2023 às 18:20

Assunto: Magazine “Gente Espírita” – edição de março/abril de 2023

Amigo, boa noite. Estamos enviando a edição de março/abril de 2023 do magazine “Gente Espírita”, para leitura e compartilhamento com amigos nas redes sociais. Para acessar a edição, basta clicar neste link

Muito obrigado por sua atenção e gentileza.

Uma ótima semana de trabalho e com a família.

Carlos Barros

Agência CEI Paraíba 

 

De: Maria Clara Menezes (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 12 de abril de 2023 às 08:00

Assunto: Livro aborda negritude a partir da visão infantil e cristã

Um livro para incentivar a autoestima das crianças negras: a obra infantil "O Cabelo de Joyce e o Espírito Santo", de autoria do escritor e teólogo Esau McCaulley, que nele propõe um diálogo sobre negritude a partir de interpretações da Bíblia.

Joyce é uma menina inteligente e autoconfiante que vai ao salão de beleza fazer tranças para a celebração de Pentecostes. Mas ela revela ao pai uma insegurança: sente-se diferente das outras garotas da escola porque seu cabelo é crespo, e o da maioria das meninas que conhece é liso. O homem, então, inicia uma conversa singela com a filha sobre os ensinamentos bíblicos, a negritude e a autoestima.

“Mas, papai”, Joyce hesitou por um instante. “Por que Deus nos fez diferente?” O papai sorriu e disse: “Nós somos diferentes porque Deus é criativo. Cada um de nós é uma obra de arte única de Deus.” (O Cabelo de Joyce e o Espírito Santo, pg. 18)

Uma das primeiras histórias no mercado editorial a abordar o racismo na perspectiva cristã e infantil, o livro é publicado no país pela Quitanda. Fundada pelo angolano Tomás Fernando Camba, a editora une o Brasil e a Angola para divulgar obras que tratam sobre cristianismo, negritude e questões sociais.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no website da editora - clique aqui

Maria Clara Menezes 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita