Cartas

Ano 16 - N° 815 - 19 de Março de 2023

De: José Carlos Pettarelli (Espírito Santo do Pinhal, SP)

Terça-feira, 14 de março de 2023 às 9:34:06

Há divergências entre Ramatis e Miramez quanto à fecundação de Maria, o corpo de Jesus e seu nascimento, pode me esclarecer?

José Carlos


Resposta do Editor
:

Na obra de Kardec não existem referências à fecundação de Maria, exceto o pensamento de que, segundo o codificador do Espiritismo, tudo se passou, pelo que respeita à sua mãe, como se dá nas condições ordinárias da vida. Já quanto ao corpo de Jesus, ele escreveu em seu livro A Gênese, cap. XV, item 65:

“A estada de Jesus na Terra apresenta dois períodos: o que precedeu e o que se seguiu à sua morte. No primeiro, desde o momento da concepção até o nascimento, tudo se passa, pelo que respeita à sua mãe, como nas condições ordinárias da vida. Desde o seu nascimento até a sua morte, tudo, em seus atos, na sua linguagem e nas diversas circunstâncias da sua vida, revela os caracteres inequívocos da corporeidade. São acidentais os fenômenos de ordem psíquica que nele se produzem e nada têm de anômalos, pois que se explicam pelas propriedades do perispírito e se dão, em graus diferentes, noutros indivíduos. Depois de sua morte, ao contrário, tudo nele revela o ser fluídico. É tão marcada a diferença entre os dois estados, que não podem ser assimilados.”

Em resumo: Jesus teve um corpo carnal, como todos os homens e mulheres em nosso mundo, durante o processo reencarnatório.

O que Miramez e Ramatis escreveram sobre o assunto são, obviamente, opiniões singulares que podem ou não ser verdadeiras, mas não fazem parte do corpo doutrinário do Espiritismo. 

 

De: Alfredo Zavatte Filho (Botucatu, SP)

Quinta-feira, 9 de março de 2023 às 13:00

O Sr. Vicente Paulo Werneck, que se declara livre pensador, fez as colocações abaixo, sobre as quais apreciaria ver seus comentários:

1) Centro Espírita Caminho da Luz – Prezados: Se é "Espírita" Kardecista, então vocês não são "Organização religiosa", pois Espiritismo não é "religião", mas sim filosofia. Assim recomendava Allan Kardec em seu discurso na "Societé de Paris", publicado na "Revue Spirite" de dez. de 1868, p. 351. Deem uma olhada e aproveitem para se atualizarem!

2) Sugestão: Vocês são "Organização Filosófica", condizente com a inscrição="PHILOSOPHIE SPIRITUALISTE" na 1a. página de "LE LIVRE DES ESPRITS”, obra principal de Allan Kardec, notório coautor do Espiritismo.

3) INRI CRISTO em sua página www.inricristo.net defende: 1. Espiritualismo; 2. Reencarnação; 3. Antidogmático. Conclusão: Três conceitos em que Espiritismo e Inri Cristo concordam entre si. Logo, não há razão lógica para espiritistas ignorarem a contribuição de Inri Cristo ao progresso da humanidade.

Abraços.

Alfredo


Resposta do Editor
:

Como livre pensador, o Sr. Vicente Paulo Werneck tem o direito de pensar como deseja e nós, os espíritas, também o temos.

Com relação à natureza religiosa do Espiritismo, ninguém entre os espíritas ignora o que Chico Xavier, Divaldo Franco, Yvonne A. Pereira, Carlos Imbassahy, José Herculano Pires, Bezerra de Menezes, Emmanuel, André Luiz, Joanna de Ângelis, Cairbar Schutel, entre tantos médiuns, escritores e estudiosos espíritas, escreveram.

Publicado na década de 1980 pela FEB, o conhecido escritor Carlos Imbassahy escreveu o livro Religião, em que focaliza o Espiritismo no seu tríplice aspecto – científico, filosófico e religioso – estudando, em especial e a fundo, o último aspecto, e refutando as razões dos que combatem a parte religiosa da Doutrina Espírita. Firmado em uma robusta documentação, ele passeia pelas melhores doutrinas e pelos maiores pensadores do mundo, demonstrando e esclarecendo que o Espiritismo é também religião, cujos princípios facilitam a ascensão espiritual do homem.

Quanto ao que Allan Kardec pensava sobre o assunto, eis o que, em resposta à pergunta “O Espiritismo é uma religião?”, ele publicou na Revista Espírita de dezembro de 1868: “Pois bem, sim! sem dúvida, Senhores; no sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e disto nos glorificamos, porque é a doutrina que fundamenta os laços da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre as bases mais sólidas: as próprias leis da Natureza.”

Com relação às ideias de Inri Cristo, nada temos a opor ao pensamento expresso pelo Sr. Werneck. 

 

De: Adriana de Oliveira Souza (Parnamirim, RN)

Segunda-feira, 13 de março de 2023 às 10:39:24

Se uma pessoa que está em tratamento de ansiedade e depressão pode aplicar passes?

Adriana


Resposta do Editor
:

Entendemos que, no caso mencionado pela leitora, o melhor é esperar que a pessoa se recupere emocionalmente antes de dedicar-se ao serviço dos passes. Enquanto o tratamento se realize, ela poderá dedicar-se a outras tarefas compatíveis com seu estado de saúde, o que certamente lhe fará imenso bem. 

 

De: Christiane Tarsis Freire Teles Pereira (Ilhéus, BA)

Quarta-feira, 15 de março de 2023 às 19:57:09

Estou fazendo Fluidoterapia: significa que estou doente fisicamente ou espiritualmente?

Christiane


Resposta do Editor
:

Obviamente, como esta é uma revista e não participa de nenhum trabalho de fluidoterapia, não temos a resposta solicitada pela leitora, que deve buscá-la na Casa Espírita em que lhe sugeriram o tratamento fluidoterápico. A pessoa que a encaminhou para esse trabalho espiritual poderá, certamente, explicar-lhe o motivo de semelhante indicação. 

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Sexta-feira, 10 de março de 2023 às 08:01

Assunto: O trabalho entre os dois mundos para os ajustes de “A gênese”

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Você já deve ter lido e ouvido muita coisa sobre as edições de “A gênese”, a última obra de Allan Kardec.

A pesquisadora Luciana Farias escreveu para o jornal Correio Fraterno um texto bastante interessante por sua concisão, explicação e provas documentais da época sobre o assunto.

“Entre fevereiro e setembro de 1868, Allan Kardec trabalhou em parceria com espíritos para atualizar o conteúdo da obra”, escreve Luciana. “Quatro novos ensinamentos foram acrescentados ao texto, vários trechos foram revistos e algumas correções realizadas. Infelizmente, sua morte em 31 de março de 1869 o impediu de ver a nova edição nas livrarias”, destaca a pesquisadora.

Você vai ficar sabendo quem se responsabilizou pela continuidade desse projeto e o que, afinal, aconteceu com ele.

Para ler, clique aqui

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 9 de março de 2023 às 13:45

Assunto: Vamos aprender com Emmanuel

Como ensinar o bom e mal uso da liberdade?

Baseado na Lei de Liberdade uma das Leis Morais de O Livro dos Espíritos, contamos de forma divertida, o caminho dos exilados de Capela.

Complete a sua coleção na nossa LOJA VIRTUAL.

Quer todos nossos livros? Entre em contato. Descontos especiais para Evangelizadores!

Os 30 primeiros Kit Evangelho já estão disponíveis.

Podemos fazer tudo o que queremos?

O que acontece quando fazemos mal uso da nossa liberdade?

Como corrigir os erros?

O que é liberdade?

Superjogo com os quatro grupos dos exilados

Pais e Evangelizadores, os livros podem ser utilizados na evangelização no lar.

Quer assinar e ainda tem dúvidas?

Envie-nos uma mensagem pelo WhatsApp (21)920028050

Editor do Kit Evangelho

 

De: Erika Silveira (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 10 de março de 2023 às 15:12

Assunto: 18º Encontro Amigos da Boa Nova

Boa tarde, tudo bem?

Compartilho a divulgação sobre o 18º Encontro Amigos da Boa Nova. Poderiam divulgar na agenda do Consolador?

18º Encontro Amigos da Boa Nova

Dia 17 de junho, sábado, das 9h às 17h, no Teatro Santo Agostinho, ao lado do metrô Vergueiro, em São Paulo.

Um encontro repleto de conhecimento, emoção e afeto, tratando sobre um tema essencial para uma vida mais plena e com significado: FELICIDADE: A CHAVE PARA SUA JORNADA

Com a presença de um grande time de palestrantes: Dr. Sérgio Felipe de Oliveira; Dr. Aldeniz Leite; Dr. Ildo Rosa; Dr. Antonio Carlos Tarquinio; Tânia Carvalho e José Carlos de Lucca.

E ainda momento musical com as cantoras Paula Zamp e Kethelin Cocchi, meditação com a médica e terapeuta Dra. Aniete Roma e a apresentação de um espetáculo produzido especialmente pela Companhia de Teatro AMO para o evento.

Garanta já o seu ingresso clicando aqui

Erika Silveira 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita