Cartas

Ano 16 - N° 803 - 18 de Dezembro de 2022

De: Patricia Anna (São Paulo, SP)

Quinta-feira, 15 de dezembro de 2022 à 1:49:18

Boa noite. Primeiramente agradeço pelos ensinamentos e reflexões. Obrigada.

Uma dúvida há muito me confunde e gostaria de uma luz, porque acho que posso estar em um conflito de fé. Tive 3 momentos do que na Terra chamamos de luto que são suspeitos pra mim. Três pessoas que eu não conheci pessoalmente, e que nunca ouviram falar de mim enquanto encarnados nesta existência.

Na primeira das 3 ocasiões, 1994, o meu sofrimento se tornou profundo a partir do desencarne. Eu era adolescente na época e não conhecia a doutrina, achei que eu havia ficado impressionada com as suspeitas de ter sido um suicídio. Fiquei mal por muitos meses.

A segunda em 2017, a angústia começou em torno de 1 mês antes do desencarne, e sem uma razão aparente comecei a buscar saber informações sobre a pessoa que, apesar de parecer estar bem, acabou tirando a própria vida. Aqui eu tive depressão e precisei de tratamento por 2 anos.

A terceira, agora em 2022, foi após o desencarne como na primeira. De um dia para outro eu senti tanta necessidade de estar com esta pessoa, de saber sobre ela, a quem eu descobri ter sido um ser humano maravilhoso, que só fez o bem a todos a quem tocava, e que vem sendo uma referência de ser humano pra mim nos últimos meses.

A minha confusão se estabelece quando eu questiono se eu tenho uma ligação de outras épocas com esses espíritos ou se eu só atraio essas energias.

O que eu deveria fazer?

Patricia

Resposta do Editor
:

É possível que haja, sim, alguma ligação da leitora com os personagens ligados aos três casos, o que só ficará esclarecido, evidentemente, quando do seu retorno à vida espiritual.

Além dessa hipótese, é bom lembrar que nos ligamos emocionalmente a muitas pessoas que não conhecemos pessoalmente, mas que admiramos profundamente, o que se dá na relação entre nós e determinadas pessoas públicas, como, por exemplo, professores, médicos, políticos, cantores, artistas e craques de futebol ou de outros esportes. Ocorrendo com tais pessoas fatos como os descritos pela leitora, é natural que nos afetemos emocionalmente, como se fossem elas pessoas próximas, membros de nossa própria família.

Como proceder em circunstâncias assim?

A prece sentida e fervorosa é, nesses casos, o recurso mais valioso. Oremos então por eles ou por elas, vibremos para que estejam bem, enviemos-lhes pensamentos de paz e harmonia, porque sabemos perfeitamente que a morte, seja por meios naturais ou pelo suicídio, atinge apenas o corpo, pois a vida continua além-túmulo, visto que somos imortais e a prece faz imenso bem à pessoa a quem ela é direcionada.

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2022 às 22:10

Assunto: Drogas. Os efeitos na família

Codependência. Dependência Afetiva. Emocional

Ouça a palestra da mãe de uma dependente química, hoje em franca recuperação. 

Uma verdadeira "via crucis".

Relembro que essa mãe é mestre e doutora em educação.

Em outras palavras a droga pode chegar a todos.

Para ouvir clique aqui: link-3

Adiante o vídeo; o testemunho de Bianca Fogli começa na marca de 1:24:00 h.

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? É o título do capítulo escrito por Bianca, no livro agora ampliado também pelos velhos e novos autores. 

A poesia, Indriso no Recanto das Letras, de mesmo nome foi feita com base no livro e na palestra do workshop.

Uma homenagem à sua coragem e um agradecimento, por sua generosidade.

Os direitos autorais foram doados. Confira, clicando aqui: link-4

"A cada um segundo as suas Obras."

Luiz Carlos Formiga

 

De: Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2022 às 17:16

Assunto: Como será o Mundo de Regeneração?

O que vai acontecer com o futuro da Terra?

Qual é a importância da transformação dos seres na Natureza?

Quer todos nossos livros? Entre em contato. Descontos especiais para Evangelizadores!

Os 30 primeiros Kit Evangelho já estão disponíveis. (leve todos eles de uma vez!)

Quer assinar e ainda tem dúvidas?

Faça parte do Clube do Livro Espírita Infantil e receba em casa os princípios espíritas.

Mais informações sobre o Clube, clique em www.kitevangelho.com

Em caso de dúvida, fale conosco: WhatsApp (21)920028050

Editor do Kit Evangelho

 

De: Ismael Gobbo (São Paulo, SP)

Quinta-feira, 15 de dezembro de 2022 à 00:14

Assunto: Boletim Notícias Espíritas do dia 15/12/2022

Prezado amigo:

Clique aqui: link-1, e terá acesso ao nosso Boletim Diário de Notícias do Movimento Espírita.

Agradecemos a todos que compartilham esta informação.

Ismael Gobbo

 

De: Jornal de Estudos Espíritas (Campinas, SP)

Terça-feira, 13 de dezembro de 2022 às 22:50

Assunto: Publicação de novo artigo no Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

Olá, todos.

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Hernani Guimarães Andrade: Pesquisador Espírita (1913 – 2003)" do pesquisador Adolfo Mendonça Junior, do Núcleo de Pesquisadores Espíritas (NUPES) - Agnelo Morato, Franca, SP. O artigo apresenta uma biografia do pesquisador espírita Hernani Guimarães Andrade, expondo seus principais trabalhos e a repercussão internacional dos mesmos. Mendonça Junior descreve a trajetória de Andrade, apresenta um caso relatado na obra Reencarnação no Brasil, que Agnelo Morato, outro pesquisador espírita da região de Franca, SP, ajudou a desvendar (veja no artigo qual o caso), e relembra alguns conflitos que algumas de suas teses geraram com personalidades do movimento espírita. O artigo é concluído com uma descrição dos debates com o padre Quevedo.

Ao mesmo tempo que mostra com citações relevantes a repercussão e reputação que Andrade adquiriu junto aos pares pesquisadores da área de Parapsicologia no exterior, Mendonça Junior cita algumas controvérsias e questionamentos espíritas e científicos em torno de propostas teóricas de Hernani. Entretanto, a conclusão do artigo mostra que Andrade fora, talvez, um dos pesquisadores mais dedicados de sua geração à investigação experimental dos fenômenos espíritas no país.

O artigo pode ser lido gratuitamente através do link-2

Lembramos que o artigo pode ser acessado e/ou baixado gratuitamente, mas que a reprodução, em parte ou em todo, em qualquer meio ou forma, requer a autorização do Autor.

Esse artigo é uma justa homenagem a esse valoroso confrade espírita. Espero que o leitor encontre importantes informações e quem sabe se interesse em aprofundar em estudos correlatos.

Editor do Jornal de Estudos Espíritas

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 13 de dezembro de 2022 às 11:01

Assunto: Paz, caminho para a felicidade

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Por mais que enfrentemos dificuldades, violências e provocações, a paz é o caminho. E esse é o tema principal da nossa atual edição. Leia agora: 

www.bit.ly/PazCaminhoFelicidade

O texto foi elaborado por Miriam Zillo, estudiosa da filosofia, que traça um caminho na história do pensamento humano para abordar o tema de uma forma reflexiva, mostrando que o caminho da paz exige atenção, trabalho constante e nem sempre significa silêncio ou tranquilidade de águas paradas.

Espero que você goste da leitura.

Até a próxima,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita