Artigos

por Altamirando Carneiro

 

A primavera e a renovação


A primavera tem seus efeitos. As árvores cobrem-se de vestes novas, botões de promissoras flores e deliciosos frutos. Sente-se um suave perfume no ar. Há alegria em tudo, nesta estação do ano. 

Deus como que premiou o homem, na Terra, com essa renovação, E quanto mais árduo for o inverno, mais belo é o renascer da primavera. 

Primavera é renovação de vida e de esperanças. Em cada flor que nasce; em cada fruto que amadurece; em cada espécie, animal e vegetal.

Oxalá a renovação da primavera possa se estender à renovação da conduta moral do homem.

Parece que a criatura humana é cada vez mais indiferente à dor, à miséria, à fome, ao abandono. Por que tanto sofrimento, tanto desprezo aos direitos humanos? Os Espíritos nos advertem de que os tempos são chegados, dos expurgos em massa, para o crescimento espiritual das criaturas.

Sentimo-nos tristes em nos acreditarmos partícipes de tudo isso, por não termos meios de abrandar tanta dor e abandono. Sentimo-nos pequenos demais, em meio a uma luta tão atroz e desumana.

Ao vermos as flores que se renovam a cada ano em novas esperanças de vida, rogamos ao Pai amantíssimo que derrame a sua luz e dê esperanças aos exilados do mundo. 

"Senhor Deus dos desgraçados!", como diria Castro Alves. Te rogamos misericórdia para estas criaturas; rogamos-te que todas as flores da primavera que envolvem nosso Planeta e especialmente nosso amado Brasil sejam transformadas em pétalas de luz para esses seres. Que os germes do respeito humano renovem os corações duros dos grandes líderes e transformem seu autoritarismo em amor e piedade para os seus irmãos.

Senhor Deus dos Desgraçados! Recolhe também de nossos corações todo amor que encontrares e envolve todos os sofredores, que da vida possuem mais a semente da esperança, para o fim de seus martírios e o fim de seu inferno de provações.

Se dos invernos mais duros nascem os mais saborosos frutos, em misericórdia, então, te pedimos: Pai, acalenta com teu amor todos os seres em sofrimento, para que nossa linda primavera se reverta em primavera de amor, no coração de todas as criaturas. Com flores de amor, de piedade, de misericórdia, de caridade e, acima de tudo, com rosas de fraternidade.  


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita