Cartas

Ano 16 - N° 799 - 20 de Novembro de 2022

De: Claudio do Nascimento Cavalcanti (Miguel Pereira, RJ)

Segunda-feira, 14 de novembro de 2022 às 18:51:17

Boa noite. Emmanuel nos fala constantemente sobre a necessidade de disciplina. Por exemplo, ter disciplina para se livrar de um vício ou mau hábito. Tenho debates recorrentes com a minha esposa sobre os limites entre se disciplinar e se reprimir para atingir um objetivo. Quais seriam as diferenças e os limites?

Agradeço antecipadamente,

Claudio


Resposta do Editor
:

A disciplina e a vigilância nos parecem essenciais com relação ao assunto tratado pelo leitor. Mas, para que funcionem efetivamente, é preciso em primeiro lugar que haja vontade de mudar, de evitar, de repelir o comportamento indevido. Não existindo a vontade, tudo o mais será inócuo.

Há um ensinamento de Paulo de Tarso que pode inspirar ou fortalecer a vontade de mudança: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.” (I Coríntios, 6,12)

E quanto a nós, que somos espíritas, é sempre bom termos em mente o que Kardec escreveu sobre o conceito de verdadeiro espírita: “Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas inclinações inferiores.” (O Evangelho segundo o Espiritismo, XVII, 4)

O verbo “domar”, usado por Kardec, parece mais de acordo com disciplina do que com repressão. Cremos que isso responde à pergunta do leitor. 

 

De: Airton Schmidt de Azevedo (Navegantes, SC)

Quarta-feira, 16 de novembro de 2022 às 17:10:12
Quero parabenizar a revista por estar propagando um livro do Dr. Inácio Ferreira psicografado por Carlos Baccelli, já que, dentro da doutrina, os livros do dr. Inácio não são muito divulgados ou mesmo aceitos.
Airton

Resposta do Editor
:

A direção desta revista tem por norma divulgar na seção Livros - Lançamentos os novos lançamentos espíritas que as editoras têm a gentileza de comunicar-nos, sem fazer nenhum juízo antecipado quanto à qualidade da obra lançada.
É importante lembrar que logo abaixo do título da seção Livros - Lançamentos aparece o seguinte texto explicativo da finalidade da seção:

“Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor, os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.
As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.
Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.”

Com relação à sua crítica feita ao artigo Os excessos da “justiça” humana, publicado em nossa edição 798, informamos que enviamos sua mensagem ao autor da matéria.

 

De: Clayton Pereira (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 16 de novembro de 2022 às 23:45

Sr. Redator

Foi transmitida às 20h de hoje pelo YouTube mais uma excelente live do programa Polêmica Espírita, apresentada por Artur Azevedo, com participação do escritor e divulgador espírita Paulo Neto.

O tema tratado foi “Racismo em Kardec?”

O programa pode ser visto, sem custo nenhum, pelo YouTube. Quem se interessar, basta clicar neste link

Obrigado por divulgar.

Clayton 

 

De: Antonius - Jardinagem do Bem - Música espírita (Belo Horizonte, MG)

Domingo, 13 de novembro de 2022 à 00:24

Bom dia!

Agradeço pelas reflexões compartilhadas no artigo "Os excessos da 'justiça' humana"!

"Nos processos públicos, a autoridade judiciária, como peça integrante da máquina do Estado no desempenho de suas funções especializadas, deve saber onde se encontra o recurso conveniente para o corretivo ou para a reeducação do organismo social, mobilizando, nesse mister, os valores de sua experiência e de suas responsabilidades." (O Consolador - Chico Xavier, Espírito Emmanuel - Questão 64)

Antonius

Jardinagem do Bem - Música espírita

 

De: Gilson Ferreira de Oliveira (Ituiutaba, MG)

Domingo, 13 de novembro de 2022 às 22:54:19

Assunto: Especial 450 - Frase atribuída a Kardec: Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre...

Muito esclarecedor.

Gilson 

 

De: Site Espírita – Irmãos W (São Paulo, SP)

Domingo, 13 de novembro de 2022 à 01:26

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas.

Estamos trazendo esta semana duas obras do filósofo espírita Manuel Sanz Benito (1860–1911) um dos grandes baluartes do Espiritismo espanhol. Filho da primeira geração dos combatentes espíritas espanhóis, ele trabalhou junto aos grandes Alverico Perón e Vizconde Torres-Solanot.

Agradecemos primeiramente a Teresa da Espanha pela tradução. Sem ela não existiria o trabalho. A formatação da obra foi feita por Alexandre R. Distefano (Site E.book Espírita) e Ery Lopes (Luz Espírita)

O filósofo Manuel Sanz Benito foi um destacado espírita ligado desde a juventude à revista O Critério Espírita e a Alverico Perón. Publicou notáveis obras filosóficas como A Ciência Espírita e A PsiqueFoi professor de Metafísica e Lógica nas universidades de Barcelona, Valadolid e Madri. Liberal, também esteve ligado à corrente filosófica krausista de Julián Sanz del Río, como Francisco de Paula Canalejas (a quem Alverico Perón dedicou sua Carta de um Espírita). Por suas profundas convicções espíritas, teve de suportar a intolerância e o fanatismo de alguns setores para poder exercer sua cátedra em Barcelona. 

1 - Estudos Filosóficos - A Psique - Manuel Sanz Benito 

Para ler ou baixar, clique aqui-1

2 - A Ciência Espírita (1890) - Manuel Sanz Benito

Para ler ou baixar, clique aqui-2

3 – Biografia de Manuel Sanz Benito 

Para ler, clique aqui-3

A luta prossegue.

Irmãos W 

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 15 de novembro de 2022 às 20:49

Assunto: A materialização do “Espírito” Jesus

A Materialização do “Espírito” Jesus 

Seria incredulidade, falta de fé, querer colocar o dedo na ferida? 

Em dias de complexo de culpa, como explicar a volta do Cristo à mente sofrida? 

Tomé ganha destaque na Bíblia com João, onde a informação pode ser lida. (1) 

Diante de estímulos aversivos, Tomé não tinha a fuga como comportamento. (2) 

“Vamos também para morrermos com Ele”. Lê-se no Novo Testamento.  Queria experiência própria. Dos apóstolos, recusa o favorável depoimento. (3) 

Hoje a Psicologia explica sobre erros na prova testemunhal. (4) 

“Felizes os que não viram, mas creram!”. Antes da prova final! (5) 

Referências pertinentes ao texto acima:

1. João 20, 25. Incredulidade: LINK-1 

2. João 11, 16. Tomé, Jesus Voltou: LINK-2 

3. João 14, 5. Eles existem. Ver para crer: LINK-3 

4. A falibilidade da prova testemunhal: LINK-4 

5. João 20.29. Implodir o paradigma materialista:  LINK-5 e LINK-6 

Saudações.

Luiz Carlos Formiga 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita