Artigos

por Wagner Ideali

 

Saúde e espiritualidade


Cada dia é novo ensejo para adquirirmos enfermidades ou curar nossos males.
 André Luiz


A ciência sempre esteve em conflito com a espiritualidade e claro com a religião. Para melhor entender esse conflito, poderíamos dizer que muitos cientistas devidos seus posicionamentos materialistas perante a vida, reforçam essa diferença. Allan Kardec durante seu trabalho para a codificação espírita, sempre disse que é perfeitamente possível bem como deveria existir essa união da espiritualidade e a Ciência.

O estudo da saúde física e espiritualidade mostram que essa junção é possível, pois a ciência médica, estuda o corpo físico, enquanto espiritualidade é estudada pela religião, principalmente a Espírita que realiza esse trabalho de forma profunda.

O ser humano vem evoluindo dentro do fator social, econômico, saúde, cientifico e tecnológico, ou seja, fatores físicos, pois os objetivos são imediatistas, muito pouco se objetiva a evolução do espírito, pois esse é o ponto de maior conflito, ciência e espiritualidade.

A ciência parte do princípio que tudo começa do nada, enquanto que a espiritualidade para do princípio que tudo começa em DEUS, mas como provar dentro dos moldes científicos a existência de Deus?

Nesse processo de evolução física, estamos sempre pensando em primeiro lugar, da saúde física, e pouco se fala da saúde espiritual. A saúde física é importante e deve ser preservada, mas precisamos ter a consciência que a verdadeira Vida não é a vida física, mas a Vida Espiritual.

O que muitos não conseguem identificar que na verdade o caminho é o contrário, ou seja, pensar na saúde espiritual que vai refletir diretamente na saúde física.

A ciência está aos poucos entendendo que a nossa psique é a chave para todo o equilíbrio, onde precisamos ter alguns posicionamentos importantes:

-Conhecer a si mesmo, para entender nossos valores e limites, físicos e psíquicos.

-Acreditar no Deus de amor e paz, e não deus vingativo e colérico como muitos assim pregoam.

-Desenvolver o conhecimento da continuidade da vida, na espiritualidade, em outros orbes e assim perceber que não estamos sozinhos.

-Jamais viver por viver, mas viver com objetivos maiores, onde amor, perdão, compaixão, estudos e muito trabalho sejam nosso alvo.

-Atitudes positivas perante a vida.

Existe um elo profundo entre o corpo físico, nossa psique e o espírito. Tudo isso precisa viver em harmonia.

Os ensinos de Jesus nos mostram os caminhos a serem tomados, pois o Evangelho é um perfeito manual de como cuidar do corpo e do espírito.

Lembrar sempre que não somos um corpo físico com espírito, mas um espírito vivendo uma experiência no corpo físico.

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita