Cartas

Ano 16 - N° 782 - 24 de Julho de 2022

De: Ducimar Machado dos Santos (Brasília, DF)

Sábado, 16 de julho de 2022 à 0:49

Assunto: Passe espírita

O passe espírita não é a mesma prática da imposição das mãos ensinada por Jesus.

Ducimar


Resposta do Editor
:

Por que no meio espírita adotamos na maioria dos casos, na aplicação do passe, a simples imposição das mãos?

Se consultarmos o cap. 14 de dois livros de Kardec - O Livro dos Médiuns e A Gênese -, nenhuma dúvida mais teremos sobre o assunto.

O passe ministrado por nós espíritas pertence, segundo terminologia adotada por Kardec, à chamada ação magnética mista, semiespiritual ou humano-espiritual (A Gênese, cap. XIV, item 33), na qual, combinado com o fluido humano, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece. Nessas circunstâncias, o concurso dos Espíritos é amiúde espontâneo, porém, as mais das vezes, provocado por um apelo do médium passista.

Conforme aprendemos em O Livro dos Médiuns, cap. 14, item 176, são os Espíritos que, associando suas forças fluídicas às forças do médium, dirigem o fluido que vai ser derramado sobre o paciente, competindo ao médium passista somente projetar suas forças fluídicas sobre o cérebro do paciente. A direção, a partir desse momento, compete ao agente espiritual.

A imposição das mãos era largamente utilizada pelos apóstolos de Jesus, como mostram diversas passagens do livro de Atos. É por isso que autores como Herculano Pires dizem que a prática espírita e a prática dos primeiros cristãos, com respeito ao passe, se assemelham. 

 

De: At. M. (Belo Horizonte, MG)

Terça-feira, 19 de julho de 2022 às 6:33:17
Olá, bom dia! Sou espírita e umbandista, tarefeira há dez anos de uma Fraternidade espírita em minha cidade. Gostaria de saber de vocês opinião sobre algumas fotos que tenho tirado e em que têm aparecido coisas estranhas. Fotos do céu onde o sol se põe. Têm aparecido rostos medonhos e às vezes aparecem coisas boas também.
Se quiserem, envio para vocês analisarem.
Abraços fraternos!

At. M.


Resposta do Editor
:

Ocultamos, a pedido da leitora, seu nome. Quanto à mensagem, seria prudente que a leitora mostrasse as fotos mencionadas à direção da Casa em que atua como trabalhadora, antes de submetê-las a pessoas estranhas. Certamente há em Belo Horizonte, tanto no meio espírita quanto na Umbanda, pessoas capazes de examinar tais fotos e sugerir, se for o caso, os passos seguintes a serem tomados. 

 

De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)

Domingo, 17 de julho de 2022 às 19:27

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas.

Vai ocorrer em São Paulo um grande evento de gigantes do espiritismo. O ponto alto deste encontro. O Espiritismo no Brasil e em Portugal - A obra esquecida de Angeli Torteroli. A mais completa pesquisa sobre o científico Affonso Angeli Torteroli. 

Lançamento previsto para acontecer no 17º ENLIHPE - 27 e 28 de agosto. Local: Rua Gabriel Piza 433 - Santana - São Paulo (sede da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo).

Participe do Encontro da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas de 2022. Neste ano, a LIHPE completará 20 anos de existência.

O 17º  ENLIHPE será transmitido ao vivo pela internet pelos canais da USE e do CCDPE no Youtube:

USE - clique aqui-1 

CCDPE - clique aqui-2 

Faça sua inscrição ao 17o ENLIHPE aqui (exclusivo para participação presencial): clique aqui-3

A luta segue.

Wanderlei 

 

De: Misael Freitas (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 20 de julho de 2022 às 10:32

Assunto: Psicóloga discute o tema preconceito contra médiuns e sensitivos

A doutora em Saúde Coletiva e Mestre em Psicologia Ana Paula Cavalcantte acaba de lançar o livro "O Caso de Montserrat" que discute o preconceito contra as pessoas sensitivas a partir de estudos científicos.

O tema é peça central do lançamento O Caso de Montserrat: estudo científico e relatos de experiências espirituais, narrativa onde a autora também assume o próprio lugar de pessoa que vivencia episódios mediúnicos desde a infância.

A obra mescla os relatos pessoais da psicóloga com os estudos de pesquisadores internacionais renomados como Ian Stevenson, Jim Tucker, Carol Bowman, Roger Woolger, Brian Weiss e Hemendra Banerjee. A trama apresenta episódios paranormais com descrições detalhadas e ilustrações.

Com estilo teórico-narrativo, o título tangencia inúmeros fenômenos provocados por forças desconhecidas como premonição, clarividência, experiências de quase morte (EQM), lembranças de vidas passadas, entre outros.

Crítica da visão monista e materialista da ciência atual, Ana Paula Cavalcantte destaca que a sociedade rechaça experiências sensitivas e favorece o silenciamento de pessoas que vivenciam eventos paranormais. Ela reforça, porém, que este cenário vem mudando nas últimas décadas.

Ana Paula Cavalcantte nasceu no Rio de Janeiro em 1965. Possui titulação como doutora em Saúde Coletiva, mestre em Psicologia Clínica, psicóloga, Gestalt-terapeuta e pedagoga. Atua na área clínica da Psicologia e na docência do ensino superior. É musicista desde a infância e escritora. Atualmente, está se graduando em Música pela UnB. Em 2022, lançou o livro “O caso de Montserrat: estudo científico e relatos de experiências espirituais” pela Editora Appris.

Para mais informações, entre em contato:

LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO WhatsApp: (11) 99875-3676
Abraços,
Misael Freitas.
 

 

De: Raphael Fernandes (São Paulo, SP)

Terça-feira, 19 de julho de 2022 às 13:00

Assunto: Como atrair os jovens para a espiritualidade

Segundo pesquisa Datafolha de 2022, 25% dos jovens brasileiros de 16 a 24 anos foram identificados como sem religião no último Censo. Buscando um diálogo entre a literatura e a espiritualidade, o autor Tonico Clímaco escreveu "As aventuras dos seres de luz" como uma obra para despertar a esperança e a autoconsciência entre os jovens.
Com boas doses de aventura, a
 obra aborda temas cotidianos muito conhecidos por nós, como o bullying, depressão, suicídio, justiça, coragem, o bem e o mal.

Para mais informações, entre em contato:

LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO – WhatsApp: (11) 99875-3676

Abraços,
Raphael

 

 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita