Artigos

por Arleir Bellieny

 

O lado certo da questão  


Aprendi com a Psicologia profunda de Jung, e no estudo da Doutrina Espírita, que o ego é um mau conselheiro.  O egoísta é todo aquele que procura diuturnamente autoafirmação dos seus próprios pensamentos e atos, não abre espaço para possíveis correções e menos ainda para mudanças. Acredita que somente “ele” está do lado certo da questão. Para o egoísta, aceitar os enganos significa perder o poder, o controle o espaço, falhar, dar razão a outrem, é diminuir-se. O que desencadeia uma profunda frustração. E para que isso não ocorra, multiplica os mecanismos de fuga da realidade, fortalecendo-se nas bengalas do autoconvencimento que a razão está a seu favor. Bloqueia toda e qualquer circunstância que sugere mudança de hábitos, costumes e principalmente de valores. Insiste em repetir padrões de comportamento aprendidos nessa ou em outras vivências que possa lhe trazer segurança.

É provável que para manter essa linha de comportamento dá trabalho e é deveras desgastante. Imaginem ter que transportar vida afora esta carga emocional!

Na visão espírita, o ser viajante do tempo, transcende a várias existências reencarnatórias para que, revestido do corpo de matéria densa, possa ombrear-se com outros tantos companheiros de jornada, revendo suas desditas na busca de acertos de conta com a própria consciência. É na experiência da vida de relação que temos a oportunidade de modificar a nossa conduta enquanto espíritos imortais, visando à transformação do caráter que é a real identidade espiritual do SER.

A TVP, fundamentada na Psicologia Transpessoal, tem prestado sua contribuição facilitando o entendimento da ciência à luz da espiritualidade, trabalhando com a hipótese da reencarnação. As histórias vivenciadas pelas pessoas em estados modificados de consciência (EMC) trazem relatos de fatos que eram desconhecidos por elas, mostrando a interface dos personagens. Sugerindo deixar no passado desta vida as couraças que tolhem os sentidos, e deixar fluir o ser simples que existe dentro de cada um de nós que está gritando por liberdade, sem medo de ser feliz!

Quanto mais fortalecemos o Ego, mais enfraquecida se torna a Alma.

Ao longo de 30 anos acompanhando milhares de casos clínicos em meu consultório de Psicologia, tenho obtido resultados significativos, bem como ampliando a escuta e a visão clínica da pessoa como um ser biopsicossocial-espiritual, como postula a Psicologia Transpessoal, favorecendo um transcender do aqui agora para além do consciente.

Nos casos atendidos ao longo da minha experiência clínica, pude firmar minhas convicções que sugerem reencarnação. Pelo número de evidências nos fatos ocorridos, nas histórias vivenciadas pelas pessoas em estados modificados de consciência durante as sessões de regressão de memória, através dos mais variados métodos científicos conhecidos pelas teorias psicológicas, relaxamento, hipnose Ericksoniana, indução dirigida, revivência de sonhos recorrentes, respostas ideomotoras, psicodrama e outros caminhos que favoreceram o encontro ou reencontro da pessoa com seus conteúdos psíquicos.

Ao leitor que busca informação a título de promover o autoconhecimento, acredito que os dados aqui anotados de alguma forma, possam ter trazido reflexões e entendimento para tornar sua qualidade de vida melhor enquanto um viajor no tempo, como Eu.

Caso tenha facilitado a realização da sua transformação nas mais variadas formas do seu agir e pensar, certamente o objetivo foi alcançado.


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita