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por José Reis Chaves

 

Na reencarnação, o corpo é sempre outro e novo


Pela Bíblia, é o Espírito que ressuscita e não o corpo. “Semeia-se corpo animal, ressuscita o corpo espiritual” (1 Coríntios 15:44).

Sem querer ofender os teólogos antigos e os que os seguem, concordo com Kardec: “A ressurreição é a própria reencarnação do espírito” (“O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo 4, item 4). Também os judeus do tempo de Jesus, como vemos na Bíblia, entendiam a ressurreição como a reencarnação. É por isso que, no Concílio Ecumênico de Constantinopla, em 553, convocado e dirigido pelo imperador Justiniano, a reencarnação foi condenada. Na verdade, foi condenada a preexistência do espírito antes da concepção do corpo no ventre materno. Mas sem a preexistência do espírito, não pode haver a reencarnação. E assim, a reencarnação ficou também condenada. Será que foi por cochilo dos teólogos? Jeremias defendeu essa preexistência da alma ou espírito. “Jeremias, antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí profeta às nações” (Jeremias 1: 5). Outra passagem muito conhecida do Novo Testamento diz que o povo pensava que Jesus fosse a ressurreição (reencarnação) de João Batista, Elias, Jeremias ou de qualquer outro dos antigos profetas (Lucas 9: 18 e19). Ora, o corpo de Jesus não era o corpo de nenhum desses profetas. Logo, a volta de qualquer um deles era reencarnação...

Nela, como já vimos, chamada entre os judeus de ressurreição, o corpo é mesmo sempre outro. E é isso que caracteriza a ressurreição como sendo uma reencarnação (palingenesia) entre eles nos tempos de Jesus e dos apóstolos, o que, aliás, é uma verdade hoje. Outro exemplo: Jesus estava muito falado, pois eram admiráveis os chamados milagres que Ele fazia. E Herodes disse que Jesus deveria ser João Batista ‘ressuscitado’ que ele mandou degolar (São Mateus 14: 1 e 2).

Reflitam comigo, meus queridos leitores e minhas queridas leitoras. Na visão de Herodes sobre a ressurreição, o corpo de João Batista estava enterrado no cemitério, e foi, pois, o espírito dele que ressuscitou noutro corpo, ou seja, o corpo de Jesus, o que confirma o que dissemos: na reencarnação, o corpo em que ressurge o espírito é sempre outro corpo e não aquele anterior em que o espírito esteve encarnado. Herodes estava errado, pois, Jesus não era reencarnação de João Batista, mas estava certo por pensar que a reencarnação ou a ressurreição do espírito é sempre em outro corpo, o que quer dizer que a ressurreição, como a reencarnação, é do espírito na carne, e não da carne, como diz um dogma que respeitamos, mas que não é verdade. Ora, se Herodes entendia assim a ressurreição como sendo reencarnação, os judeus contemporâneos dele deveriam também assim entendê-la...


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita