Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

 

Tema: Fé


O cego de Jericó


Há muitos anos, no tempo em que Jesus viveu entre nós, havia na cidade de Jericó um homem chamado Bartimeu, que era cego.

Bartimeu, além de cego, era mendigo. Sua vida era de dificuldades e de pobreza. Ele ficava nas ruas, pedindo esmolas.

Ele não enxergava com os olhos, mas prestava atenção e percebia, pelos outros sentidos e também pelo coração, coisas importantes que aconteciam.

Certa vez ele ouviu as pessoas comentando sobre um homem muito bom que falava sobre Deus e curava as pessoas. Ouviu também que esse homem se chamava Jesus e que ele conversava com as pessoas que sofriam por vários tipos de problemas e elas ficavam com a alma curada, sentindo-se aliviadas e em paz.

– Por onde Jesus passa tudo se torna melhor – diziam as pessoas. – A bondade dele se espalha. As pessoas querem estar perto dele, ouvir suas palavras boas e sábias, sentir sua doçura que envolve todos em paz.

O cego se interessou muito em saber sobre Jesus e mais ainda quando soube que ele curava também as doenças do corpo. Até doenças graves, como lepra e cegueira.

Bartimeu era muito humilde e tinha muita fé em seu coração. Ele confiava em Deus e na sua bondade. E teve vontade de encontrar Jesus, mas não sabia como fazer.

Os dias se passavam e Bartimeu continuava ouvindo comentários sobre aquele grande homem:

– Jesus anda no meio do povo e quem tem a chance de o conhecer nunca mais o esquece.

– Ele é uma luz nas trevas!

– Jesus é enviado de Deus. Só assim sendo para fazer o que ele faz.

Em Bartimeu crescia cada vez mais a vontade de encontrar Jesus e também a esperança de que ele poderia curá-lo.

Num dia muito especial, Bartimeu estava na rua, como sempre, quando ouviu alguém anunciar com entusiasmo:

– Jesus está vindo! Ele vai vir a Jericó! Jesus está chegando!

A esperança cresceu no coração de Bartimeu e ele ficou atento a tudo que se passava.

O número de pessoas na rua começou a aumentar. Ele escutava o vozerio do povo agitado ao seu redor, os passos rápidos para lá e para cá.

E começou a ouvir ao longe as pessoas chamando por Jesus:

– Jesus me ajude! Jesus quero ser curado!

Bartimeu percebeu que Jesus e a multidão que o seguia se aproximavam e sem enxergar com os olhos, mas enxergando em seu coração cheio de fé, que a oportunidade de ser curado estava próxima, começou a gritar também.

– Jesus, filho de Davi, tenha misericórdia de mim.

Bartolomeu, ali parado, sem poder ver onde Jesus estava, sem poder ir atrás dele, não tinha muitas chances de conseguir falar com o mestre.

Mesmo assim ele não desistiu. Sua fé era grande. Ele tinha confiança, tinha esperança. Acreditava que coisas boas poderiam acontecer através daquele homem que ele acreditava ser o messias tão esperado.

O povo daquela época esperava que nasceria o messias, quer dizer, o salvador, enviado por Deus e que ele seria descendente de Davi. Por isso Bartimeu chamava Jesus de “filho de Davi”, pois ele acreditava mesmo que Jesus era o messias, aquele que iria salvar o povo de todos os males.

As pessoas, porém, se incomodaram ao verem Bartimeu chamar Jesus.

– Pare de gritar. Você acha que aqui no meio da multidão você vai ser ouvido por Jesus?

Mas Bartimeu não parava.

– Jesus, tende compaixão!

De repente aconteceu o que ninguém esperava. Jesus interrompeu sua caminhada. Ele havia percebido aquele chamado tão cheio de sentimento e de fé. Jesus parou e toda a multidão se aquietou esperando o que iria acontecer. Então, escutaram Bartimeu gritar, com humildade e esperança:

– Jesus, filho de Davi, tende piedade de mim!

Jesus pediu que seus discípulos lhe trouxessem aquele homem que chamava por ele.

Bartimeu tirou sua capa de mendigo e foi ajudado a chegar até Jesus, que lhe perguntou:

– Que queres que eu faça?

– Mestre, que eu veja! – respondeu o cego de Jericó.

Jesus colocou carinhosamente suas mãos sobre os olhos de Bartimeu e ele ficou curado. Teve sua visão restaurada e com imensa alegria pôde ver Jesus dizer-lhe:

– Vai em paz – disse Jesus –, a tua fé te curou.

A humildade de Bartolomeu em pedir ajuda ao mestre, a confiança nele e a esperança de conseguir o que ele tanto queria, fizeram com que Bartimeu fosse atendido.

Essa cura que Jesus fez não só transformou a vida de um cego, mas também foi um ensinamento que ficou para sempre, para toda a humanidade, sobre o poder da fé.

 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita