Cartas

Ano 16 - N° 771 - 8 de Maio de 2022

De: João Prado Svenson (Porto Alegre, RS)

Quinta-feira, 28 de abril de 2022 às 9:45:46

Gostaria de saber de forma bem didática sobre Médium Inconsciente.

Obrigado.

João Pedro


Resposta do Editor
:

Em O Livro dos Médiuns, item 188, ao tratar das variedades comuns a todos os gêneros de mediunidade, Allan Kardec nos informa que existem médiuns sensitivos, médiuns inconscientes ou naturais e médiuns facultativos ou voluntários.

Médiuns inconscientes ou naturais são, segundo o codificador da doutrina espírita, os que produzem os fenômenos espontaneamente, sem nenhuma participação de sua vontade e o mais das vezes sem o saberem. É assim que muitas pessoas que jamais ouviram falar de Espiritismo podem ser médiuns sem se darem conta disso.

Notemos que o vocábulo “inconsciente” foi usado por Kardec para designar a pessoa que é médium e não sabe ou, embora sabendo, não participa do fenômeno voluntariamente.

Outra utilização da palavra “inconsciente” encontramos na obra de André Luiz. Mas agora o vocábulo é empregado para explicar como o fenômeno se processa, melhor dizendo, como o médium (que sabe que é médium) atua no intercâmbio com o Espírito comunicante. O assunto é tratado por André Luiz nos capítulos 6 a 8 do livro Nos Domínios da Mediunidade, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, na qual ele nos mostra o processo mediúnico observado nas psicofonias consciente e inconsciente.

Para explicar-nos qual é a diferença, na primeira – psicofonia consciente – André Luiz compara a associação entre o Espírito sofredor e o corpo do médium a um sutil processo de enxertia neuropsíquica. Descrevendo um desses casos, em que atuou a médium Eugênia, André diz que leves fios brilhantes ligavam a fronte da alma da médium, desligada do seu veículo físico, ao cérebro da entidade comunicante. Embora senhoreando as forças da médium, o Espírito comunicante permanecia controlado por ela, a quem então ele se imanava pela corrente nervosa, através da qual a médium estaria informada de todas as palavras que ele mentalizasse e pretendesse dizer. Outro dado importante é que a alma de Eugênia, a médium, se conservava bem próxima do seu corpo físico, visto que nesse tipo de fenômeno, sempre que o esforço se refira a entidades em desajuste, o medianeiro não deve ausentar-se demasiado. Com um demente em casa, o afastamento é perigoso.

Na psicofonia inconsciente, os fatos se processam de forma diferente. A médium agora é outra: chama-se Celina. Descrevendo o fenômeno, André diz que, assim que viu o Espírito sofredor, a alma da médium desvencilhou-se do corpo físico, como alguém que se entregasse a sono profundo, e conduziu consigo a aura brilhante de que se coroava. Fitando o desesperado visitante com simpatia, abriu-lhe os braços, auxiliando-o a senhorear o veículo físico, então em sombra. Como se fora atraído por vigoroso ímã, o sofredor arrojou-se sobre a organização física de Celina, colando-se a ela, instintivamente. Auxiliado por outro Espírito, ele sentou-se com dificuldade, afigurando-se a André Luiz estar intensivamente ligado ao cérebro físico da médium.

O instrutor Aulus explicou que Celina constituía um exemplo de sonâmbula perfeita e explicou: "A psicofonia, em seu caso, se processa sem necessidade de ligação da corrente nervosa do cérebro mediúnico à mente do hóspede que o ocupa". A espontaneidade dela é tamanha na cessão de seus recursos, que não tem qualquer dificuldade para desligar-se de maneira automática do campo sensório, perdendo provisoriamente o contacto com os centros motores da vida cerebral. Sua posição medianímica era de extrema passividade. Por isso mesmo, revelava-se o Espírito comunicante mais seguro de si na exteriorização da própria personalidade. Esse fato não significa que a médium estivesse ausente ou irresponsável. Junto de seu corpo, agia como mãe generosa, auxiliando o sofredor que por ela se exprimia, qual se fora frágil protegido de sua bondade.

 

De: Emília T. Ribeiro (São Paulo, SP)

Sábado, 30 de abril de 2022 às 13:11:27

Assunto: Polêmica espírita sobre Chico Xavier

Bom dia!

No dia 27 de abril aconteceu mais uma live, voltada para o tema "Chico não foi Kardec". Na live citada foi discutido o tema “ALLAN KARDEC E SUAS MENSAGENS PÓSTUMAS”, com participação de Paulo Neto e Artur Azevedo. O vídeo está disponível no YouTube. Para acessar, eis o link

As lives e os vídeos respectivos podem ser vistos no canal da RAETV - Rede Amigo Espírita TV, no YouTube.

Até agora foram realizadas 3 lives:

1) Allan Kardec e suas reencarnações - link-1

2) Allan Kardec e a previsão sobre sua volta - link-2

3) Allan Kardec e suas mensagens póstumas - link-3

As próximas lives versarão sobre:

- Chico Xavier, verdadeiramente uma alma feminina;

- Em quais amigos de Chico Xavier se pode confiar.

Emília

 

De: Carlos Ventura da Silva (Campos dos Goytacazes, GO)

Quarta-feira, 4 de maio de 2022 às 21:47:32

Gostaria de saber se há registro quanto à quantidade de Espíritos Puros na Terra/Universo; e se é maior ou menor do que a quantidade de Espíritos Inferiores. Surgiu essa dúvida num grupo de estudo, mas não conseguimos resolver.

Obrigado.

Carlos


Resposta do Editor
:

Não existem estudos a respeito do assunto. Contudo, em relação ao nosso planeta, dada a sua condição de mundo de provas e expiações, é evidente que o número de Espíritos Puros ligados ao planeta é bem inferior ao quantitativo das outras categorias de Espíritos citadas na Escala Espírita, a que se referem os itens 100 a 113 d’ O Livro dos Espíritos. 

 

De: José Lázaro Boberg (Jacarezinho, PR)

Quinta-feira, 28 de abril de 2022 às 19:45

Assunto: II Concurso Cultural – Quiz do ECK

Olá, amigos! O grupo “Espiritismo COM Kardec – ECK” novamente promove um Concurso Cultural, o Quiz do ECK, agora em sua segunda edição.

São dez perguntas centradas nas obras fundamentais da Doutrina dos Espíritos. Ou seja, todas as respostas poderão ser encontradas nas 20 (vinte) obras principais publicadas por Kardec. Desta vez, o conteúdo NÃO estará na “Revue Spirite”.

Serão premiadas as VINTE participações com maiores acertos, conforme a data de chegada das mesmas. Os prêmios serão livros do escritor espírita José Lázaro Boberg, um para cada participante premiado, totalizando, no conjunto vinte livros. As obras são: “Crença: a fé que crê” e “O Evangelho de Tomé”. Se você já possuir um dos livros ou quiser escolher qual deles deseja receber. Todavia, a “escolha” irá depender da sua classificação no Quiz, porque quanto mais acertos, maior a possibilidade de escolher o livro-prêmio. Você também pode não exercer esta opção, colocando a alternativa “indiferente”, ou seja, irá receber o livro independente de escolha.

Para participar, você deve responder às questões formuladas, no site do ECK e apertar o botão “enviar”. Para acessar, clique aqui

Aguardamos a sua participação!

Boberg 

 

De: Londrina Pazeando (Londrina, PR)

Quinta-feira, 28 de abril de 2022 às 18:47

Assunto: Promoção relativa ao Livro Pazeando 2022

Amigos, solicitamos que divulguem este comunicado, que é dirigido às crianças e aos jovens em geral, cuja redação e/ou desenho pode fazer parte do Livro Pazeando 2022, virtual, e, caso seja selecionado, também do LIVRO IMPRESSO também.

As inscrições encerram-se no dia 31 de maio próximo.

Para ver as normas do concurso e participar, clique aqui

Em caso de dúvida, fale conosco: 43.99996-1283 WhatsApp.

Um abraço, com desejo de Paz

Luis Claudio Galhardi

 

De: Carlos Ney Nascimento de Oliveira (Irecê, BA)

Sexta-feira, 29 de abril de 2022 às 18:44:41

Olá, boa noite. Que a Paz do Mestre Jesus esteja entre nós.

Parabéns pelo site, sempre pesquiso aqui...
Escrevo para saber como proceder, se for possível, para enviar artigos e outros materiais para análise e publicação.

Desde já agradeço. Muita luz!

Carlos Ney


Resposta do Editor
:

Agradecemos as palavras do prezado leitor, a quem esclarecemos que artigos e outros textos podem ser-nos enviados por meio deste endereço: aoofilho@gmail.com

 

 

 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita