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por Aylton Paiva

O espírita deve estudar o Esperanto


Embora o idioma internacional Esperanto não faça parte da Doutrina Espírita, entre eles há uma ligação muito profunda, pois, o objetivo de ambos é a fraternidade e a solidariedade.

Por isso a Espiritualidade Superior tem estimulado o estudo e a prática do Esperanto desde o início do Espiritismo, mesmo antes que ele se materializasse no plano físico, conforme veremos nesta breve análise.

NOS PRIMÓRDIOS DA CODIFICAÇÃO:

1. “O que eu posso acrescentar é que a humanidade caminha para uma única língua. Erasto (Espírito) – Revista Espírita, novembro de 1862;

2. “Entretanto, a unidade se fará em religião, como já tende a fazer-se socialmente, politicamente, comercialmente, pela queda das barreiras que separam os povos, pela assimilação dos costumes, dos usos, da linguagem (g. n.) – A Gênese, Allan Kardec;

NO CONGRESSO ESPÍRITA INTERNACIONAL - LÉON DENIS:

Congresso Espírita Internacional, realizado em Tours, em 1925, sob a presidência de Léon Denis, após os considerandos, assim se expressa: “recomenda insistentemente a todas as Federações, Sociedades e Grupos Espíritas fazer com que seus membros aprendam o Esperanto e utilizem essa língua auxiliar para conhecer e difundir mais rapidamente os relatórios e as comunicações de interesse geral e internacional do Movimento Espírita, e convida o Comitê Executivo da Federação Espírita Internacional a interpretar esta recomendação no sentido mais positivo”.

NA MISSÃO DO BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO E PÁTRIA DO EVANGELHO

1. No Brasil, reencarnam os missionários esperantistas, profundamente ligados ao Movimento Espírita, reconhecidos não só no Brasil, como internacionalmente, entre eles destacamos: Ismael Gomes, Porto Carreiro Neto e Francisco Valdomiro Lorenz.

2. Ismael Gomes Braga, pela relevância da sua tarefa, após a sua definição e aceitação da responsabilidade espiritual que trazia, passa a receber, pela mediunidade autêntica e segura de Francisco Cândido Xavier, mensagens apoiando-o na sua ação esperantista.

3. Vale lembrar as primeiras missivas enviadas pelo Espírito Emmanuel a Ismael Gomes Braga, diretor do Departamento de Esperanto da FEB: “Em tuas lutas, meu irmão, não te sintas abandonado. A luta é árdua, mas é necessária, em face da vitória indiscutível. A missão do Esperanto é grandiosa e profunda junto das coletividades humana”. (Reformador de 1939.)

4. Posteriormente, ele recebe a famosa mensagem na qual se define a grande responsabilidade do Movimento Espírita para com o ensino e a divulgação do Esperanto – A Missão do Esperanto -: “No acervo desse aparelhamento de energias renovadoras, objetivando o vindouro milênio, quero referir-me ao Esperanto, abraçando fraternalmente o nosso irmão (Ismael Gomes Braga) que se constituiu pregoeiro sincero da sua causa, obedecendo ao determinismo divino das tarefas recebidas nas luzes do plano espiritual...

... Sim, nesta hora, o Esperanto é uma força que atua para a união e a harmonia, com o facilitar que se estabeleça a permuta de valores do pensamento, em forma universalista.

... Sim, o Esperanto é lição de fraternidade. Aprendamo-la... com muita propriedade digo: aprendamo-la porque somos companheiros vossos que, havendo conquistado a expressão universal do pensamento, vos desejamos o mesmo bem espiritual, de modo organizarmos na Terra os melhores movimentos de unificação”. (Mensagem de Emmanuel a Ismael Gomes Braga, em 19-01-1940, publicada em O Reformador de fevereiro de 1940.);

5. Muitas são as mensagens de espíritas esperantistas que F. C. Xavier psicografou destinadas a Ismael Gomes Braga, amparando-o e orientando-o como espírita, esperantista e diretor do Departamento de Esperanto da FEB:

5.1. João Ernesto – Reformador de julho de 1946;

5.2. José Machado Tosta – Reformador de janeiro de 1947;

5.3. Abel Gomes – Reformador de fevereiro de 1947;

5.4. Amaral Ornelas – Reformador de junho de 1951;

5.5. Estevina Magalhães – Reformador de dezembro de 1953;

5.6. Cruz e Souza – Reformador de janeiro de 1954;

5.7. Castro Alves – Reformador de janeiro de 1954.

6.  Mensagens – Poemas psicografados em Esperanto por Francisco Valdomiro Lorenz (Voĉoj de Poetoj el la Spirita Mondo – Ed. FEB)

7.1. Al Kara Frato Ismael – João da Cruz e Souza;

7.2. Al Samideano Ismael Gomes Braga – L. L. Zamenhof;

7.3.    Leciono de Frateco – L. L. Zamenhof.

8. Mensagens – Poemas psicografados por L. C. Porto Carreiro Neto (Mediuma Poemaro – Ed. FEB.)

8.1. Nova Lumo – Abel Gomes;

8.2. Antaŭen – A  Dombrowski;

8.3. Lingvo de Ĉielanoj – Daltro Santos;

8.4. Mia Persona Kanto – J. Cruz e Souza.

9. As mensagens da Espiritualidade Maior citadas nos itens anteriores não vieram simplesmente para satisfazer a personalidade de um esperantista, Ismael Gomes Braga, mas, por sua envergadura espiritual e a missão que lhe fora atribuída como espírita e esperantista.

10. A monumental obra Esperanto Como Revelação (Esperanto Kiel Revelacio) do Espírito F. V. Lorenz, psicografada por F. C. Xavier, relatando a criação do Idioma Internacional nas Altas Esferas da Espiritualidade, sob a orientação direta do Mestre Jesus e coordenação do “Gênio da Fraternidade Humana”, L. L. Zamenhof, é informação esclarecimento.

11. Na atualidade, quando o Esperanto, de forma prática, revela-se como preciosa língua, ponte para a divulgação do Espiritismo nos demais países do mundo, vamos minimizar ou desconsiderar essa admirável contribuição para a compreensão, entendimento e paz mundial?

12. Espiritismo e Esperanto têm os mesmos objetivos: amor, fraternidade, solidariedade, igualdade, justiça e paz mundial, por isso os espíritas devem conhecer, divulgar e aprender o Esperanto, trabalhando conscientemente nesse Projeto do Mestre Jesus para o Mundo Regenerado.

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita