Cartas

Ano 15 - N° 761 - 27 de Fevereiro de 2022

De: Eliane Veras de Araújo (João Pessoa, PB)

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 2:32:48

Assunto: Umbral

Quais espíritos que desencarnam vão para o Umbral grosso?

Podemos saber, dependendo da vida que levamos, pra onde irá nosso espírito após desencarnar?

Eliane


Resposta do Editor
:

Lembremos inicialmente que o chamado Umbral nada mais é que uma região espiritual de transição, a que André Luiz se refere no livro “Nosso Lar”, cap. 12, págs. 71 a 73.

Debatem-se na zona umbralina Espíritos desesperados, infelizes, malfeitores e vagabundos de várias categorias. Segundo André Luiz, cada Espírito ali permanece o tempo que se faça necessário ao esgotamento dos resíduos mentais negativos, mas seus habitantes separam-se dos encarnados tão somente por leis vibratórias.

O Umbral faz parte do campo magnético da Terra e, segundo alguns autores, estaria dividido em três regiões ou esferas: 1. Umbral “grosso”. 2. Umbral médio. 3. Umbral superior. O assunto é tratado no livro “Cidade no Além”, de Francisco Cândido Xavier e Heigorina Cunha, com participação dos Espíritos Lucius e André Luiz. A parte relativa a André Luiz foi psicografada por Chico Xavier em 17 de junho de 1983.

O Umbral "grosso" é uma região ou esfera mais materializada, constituída por áreas purgatoriais mais dolorosas e de cujas organizações comunitárias, conquanto estejam tão próximas, temos poucas notícias.

A 2ª esfera abriga o Umbral mais ameno, onde os Espíritos do Bem localizam, com mais amplitude, sua assistência e onde estão situadas as "Moradias".

A 3ª esfera, o Umbral superior, abriga Espíritos necessitados de reencarnação. Nessa terceira esfera está localizada a colônia Nosso Lar, em um ponto situado sobre a cidade do Rio de Janeiro e com uma altura que não podemos definir, mas que se encontra na ionosfera.

Respondendo à leitora, podemos, com base nas informações acima, deduzir que passam pelo Umbral “grosso” os Espíritos mais endurecidos e mais comprometidos, em face de suas ações, com as leis divinas.

Para onde iremos após a morte corpórea?

Pelo que pensamos e pelo que fazemos, podemos ter disso alguma ideia, mas, em verdade, só o tempo é que dirá, certos todos nós de que o futuro a Deus pertence.

 

De: Sérgio Roberto de Araújo (Camaragibe, PE)

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 21:25:06

Boa noite! Faz mais ou menos um ano e meio que estudo as obras básicas do Espiritismo, o que está me proporcionando maravilhosas experiências no que diz respeito ao mundo espiritual.

Tenho aprendido que o homem só crescerá fazendo uma reforma íntima. Eu gostaria de ter alguém para me orientar e me dar mais apoio nesta caminhada, pois só eu em minha casa se interessa pelo assunto. É uma jornada bastante solitária...

Sérgio


Resposta do Editor
:

Sim, é ótimo ter alguém que nos possa orientar e com quem possamos trocar ideias. É por isso que se torna importante ao espírita frequentar uma Casa espírita, participar de grupos de estudo e realizar trabalhos voluntários no campo do serviço social. Aí, então, teremos o apoio de que precisamos para levar adiante os nossos propósitos de elevação espiritual, ao mesmo tempo que ajudamos aqueles que também se encontram solitários nessa caminhada rumo à meta para a qual fomos criados. 

 

De: R. S. (Balneário Camboriú, SC)

Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022 às 12:24:03

Assunto: Condição pós-morte de quem acaba de desencarnar

Meu marido faleceu em um acidente de trânsito. Minha dúvida é: ele ainda se encontra no local do acidente ou já está em um hospital em uma colônia? Alguns amigos espíritas diz que ele se encontra perto de mim.

R. S.


Resposta do Editor
:

Ocultamos por motivos compreensíveis o nome da leitora, a quem esclarecemos que, segundo os ensinamentos espíritas, jamais falta amparo e assistência espiritual aos Espíritos em seu retorno ao plano espiritual, seja qual for a causa de sua morte corpórea, e que as vibrações de carinho e as orações em favor deles são as providências recomendadas pelos benfeitores espirituais. Quanto à condição e ao local em que estejam, fato que obviamente ignoramos, eis uma preocupação secundária e que não tem a importância que algumas pessoas imaginam.

 

De: Alex Albergaria (Yokohama, Japão)

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 19:07:02

Prezados amigos, pergunto se poderia linkar o site de vocês em textos sobre o Espiritismo, ajudando assim a divulgar obras disponíveis em seus domínios.
Agradeceria se pudessem me autorizar.

Um grande e afetuoso abraço.

Alex


Resposta do Editor
:

Como o objetivo desta revista é a ampla divulgação dos ensinamentos espíritas, o leitor tem, sim, nossa permissão para o que nos solicita, com a ressalva de que não exista nessas atividades nenhum intuito de natureza comercial ou econômica.

 

De: Rubens Santini (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 13:56

Assunto: Livre-arbítrio: escolhendo com responsabilidade

Que Jesus nos abençoe e ilumine os nossos corações!

Os Espíritos Superiores disseram a Allan Kardec, no "O Livro dos Espíritos", que o homem tem a liberdade de agir e pensar. Sem o livre-arbítrio, o homem seria uma máquina. Mas, o livre-arbítrio pode ser limitado em determinadas situações, quando isso proporcionar evolução na condição moral e intelectual do Espírito, como exemplo, no caso de reencarnações compulsórias, onde o Espírito é sujeito a reencarnar mesmo contra a sua vontade, subjugando o seu livre-arbítrio.

Estou compartilhando com vocês um novo material de estudo que segue em anexo: "Livre-Arbítrio: Escolhendo com Responsabilidade".

Abaixo, os tópicos abordados neste estudo:

 Livre-Arbítrio é escolher com responsabilidade

 A cada um segundo suas obras

 Quando ocorre reencarnação compulsória?

 Sendo solidários no sofrimento

Muita paz!

Rubens Santini


Resposta do Editor
:

Agradecemos ao prezado leitor o envio do estudo, que os interessados e leitores desta revista podem solicitar por e-mail ao seu autor. Eis o endereço: rubens.santini@gmail.com

 

De: Nadia Zanin (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 3:42:54

Boa noite! Gostaria de saber como faço para receber mensagens diárias do site?

Nadia


Resposta do Editor
:

Lamentamos dizer, mas esclarecemos que nossa revista não envia mensagens a ninguém. No entanto, disponibiliza uma ferramenta que proporciona ao leitor belas mensagens a qualquer dia e hora. Referimo-nos ao Evangelho com busca aleatória, cujo link aparece no alto da primeira página de nossas edições. Para conferir o que dizemos, clique aqui 

 

De: Administrador do Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 17:57

Assunto: Kit Evangelho - Novos Jogos

Sensacional! Evangelização na Flórida, Estados Unidos, voltou com as crianças utilizando o Kit Evangelho.

As novas gerações estão amando os livros espíritas infantis ilustrados e didáticos

Estimule a criatividade com as atividades que cada Kit traz. (paper toys, jogos de tabuleiro, origamis etc.)

Apresente Jesus a quem você mais ama, seus filhos lhe agradecerão mais tarde.

Os 18 primeiros Kit Evangelho já estão disponíveis.

Quer assinar e ainda tem dúvidas?

Envie uma mensagem: WhatsApp (21)920028050

Faça parte do www.kitevangelho.com e receba todo mês na sua casa.

Kit Evangelho

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita