Cartas

Ano 15 - N° 753 - 2 de Janeiro de 2022

De: Flavio Vasconcellos de Souza (Conselheiro Lafaiete, MG)

Segunda-feira, 27 de dezembro de 2021 às 14:29:42

Assunto: Adulteração de obras de Allan Kardec

Vocês conhecem o livro "Nem Céu nem Inferno"? São dois escritores: Paulo Henrique de Figueiredo e Lucas Sampaio, todos são palestrantes e pesquisadores. Eu comecei a ler este livro que revela a adulteração das obras da doutrina espírita: O Céu e o Inferno e A Gênese. Tem uma página que eles escrevem sobre a integridade das 4 primeiras obras de Kardec: O Livro dos Espíritos, O que é o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo. Estas obras não sofreram modificações. Quanto às duas últimas: A Gênese e o Céu e o Inferno sofreram e que devemos fazer uso somente das edições originais. Eu parei de ler este livro mas gostaria da opinião de vocês e da FEAL (Fundação Espírita André Luiz).

Um forte abraço e um ano melhor ou igual ao que está indo embora. Paz e Luz.

Flavio


Resposta do Editor
:

As teses a respeito das adulterações da obra de Kardec são todas equivocadas. Não ocorreu adulteração nenhuma, mas sim alterações que foram efetuadas pelo próprio autor e codificador da doutrina espírita, como é mostrado na entrevista publicada nesta mesma edição, em que o pesquisador e estudioso espírita Carlos Seth Bastos, de Jacareí (SP), trata de forma minuciosa do assunto.

Diz um conhecido ditado que a pressa é inimiga da perfeição. Foi exatamente isso que ocorreu no caso das supostas adulterações, envolvendo dirigentes e líderes espíritas que não agiram nesse episódio com a cautela que deveria ter sido observada em assunto tão delicado como o acima exposto.  

 

De: Airton Schmidt de Azevedo (Navegantes, SC)

Domingo, 19 de dezembro de 2021 às 23:51:14

Meu livro fenomenal é “Transição Planetária”, psicografado pelo Divaldo. Aliado a isto, tenho recebidos algumas informações mediúnicas a respeito das mudanças que estão a caminho para a entrada da nova era. Divaldo comenta, no livro, que estão chegando espíritos da estrela Alcyone que se prontificaram, em missão, a reencarnar neste planeta, neste corpo denso que é a roupagem aqui da Terra. Com isto, surgiu uma dúvida e, como faço sempre, recorro à sabedoria do amigo e companheiro espírita.
Minha dúvida baseia-se nas perguntas 258 e 262 do L.E. que se referem à escolha das provas. Então, sabemos que geralmente, por termos que expiar nosso passado, o que não é o caso deles, mas a dúvida é: como ficará a escolha desses espíritos, para escolherem as famílias onde estarão encarnando e se os pais são espíritos elevados e capazes de assumirem a paternidade deles e que não vão interferir na missão que cada um tiver?

Tomei conhecimento de que alguns psicopedagogos acharam maneiras de corrigir as crianças índigos. Diante deste acontecimento, mesmo sabendo que são espíritos de alto conceito, minha dúvida é: eles também não estarão sujeitos a sofrerem interferências que possam fazê-los não seguirem o que está planejado?

Um abraço e corrija-me se estou errado. Bom Natal e final de ano e que continue a nos trazer conhecimento no ano que se inicia.

Airton


Resposta do Editor
:

As dúvidas apresentadas pelo leitor deveriam ser encaminhadas ao médium Divaldo Franco, porque não dispomos de elementos para responder ao estimado leitor. O que nos é possível dizer é que, em caso de missões desse nível, a programação é bem meticulosa e certamente contará com a supervisão direta de Benfeitores espirituais preparados para a tarefa.

 

De: Osvaldo Camargo Brascher (Florianópolis, SC)

Quinta-feira, 16 de dezembro de 2021 às 9:45:27

Gostaria de disponibilizar a tradução do livreto que iniciou o Espiritismo nos Estados Unidos: "Report of the mysterious noises, heard in the house of John D. Fox in Hydesville", datado de 1848.

Osvaldo


Resposta do Editor
:

A tradução do livro citado pelo leitor poderia ser editada no formato de e-book por nossa editora virtual, a EVOC. Basta que o leitor autorize, enviando-nos o texto pertinente. Para saber mais sobre a EVOC, clique aqui

 

De: Pedro Paulo Lanetzki (São Caetano do Sul, SP)

Domingo, 19 de dezembro de 2021 às 6:08:22

Já há muitos anos venho escrevendo mensagens que visem o bem, o bom e a espiritualidade. Posso enviar para vossa publicação? Se sim, favor confirmar o vosso e-mail; muito obrigado.
Pedro


Resposta do Editor
:

Agradecemos a oferta do caro leitor, mas infelizmente não há espaço na revista para publicação de mensagens esparsas. Mas elas podem ser enviadas, individualmente, como já vem ocorrendo, para publicação na seção de Cartas, uma das mais lidas por nossos leitores.

 

De: Multilivro (Porto Alegre, RS)

Terça-feira, 21 de dezembro de 2021 às 12:50:23 PM

Assunto: Livros publicados pela EVOC

Como proceder para a distribuição? A EVOC tem distribuição em Porto Alegre?

Diretor do Multilivro


Resposta do Editor
:

Os livros publicados pela EVOC, a editora virtual desta revista, não têm formato impresso e não se destinam à comercialização. Para adquiri-los, basta acessar o website da revista e a página da EVOC e fazer o download, que é livre e inteiramente gratuito.

 

De: Airton Schmidt de Azevedo (Navegantes, SC)

Domingo, 19 de dezembro de 2021 às 23:59:25

Assunto: Edição 752 – Cartas (Jesus e as tentações)

Quanto à colocação feita por Aécio Emmanuel César relativamente à tentação dos espíritos inferiores sobre Jesus, acho que o comunicador se enganou, pois Jesus era um espírito tão perfeito que acredito que jamais um espírito inferior chegaria até perto dele para obsidiá-lo.

Airton


Resposta do Editor
:

Sim; o leitor tem razão. Um Espírito Puro como Jesus não é suscetível de sofrer esse tipo de influência mencionada no texto evangélico, levando-nos a supor que ali existe apenas uma forma simbólica de mostrar que as tentações existem e que devemos estar prevenidos e vigilantes para não sucumbirmos a elas.

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita