Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Passarinhar e infância


O mundo meu é pequeno, Senhor.

Tem um rio e um pouco de árvores.

Nossa casa foi feita de costas para o rio.

Formigas recortam roseiras da avó.

Nos fundos do quintal há um menino e suas latas maravilhosas.

Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas com aves.

Manoel de Barros


Sempre gostei de passarinho: sabiá-laranjeira, alegrinho-trinador, tesourinha, rolinha-roxa... E sei que as crianças naturalmente são atraídas por eles: se você apresenta as aves para uma meninazinha (ou um meninozinho) há uma alegria imediata. Sim, pois o passarinho provoca o desejo de aproximação – entre seres vivos, entre seres vivos e a Natureza.

Os passarinhos vocalizam muito, são chamativos, sem esquecer que eles são os componentes da biodiversidade mais presentes na vida das pessoas – e essa presença cotidiana cultiva o fascínio das crianças.

No campo, na cidade, no bairro, em qualquer lugar tem passarinho.

Esses dias, visitando uma escola, descobrimos um ovinho de sabiá no ninho sustentado pelo hospitaleiro abacateiro – e todo mundo emocionado!

Diferente de urso marrom, lobo guará, baleia, passarinho dá para todo mundo ver, e as crianças se entusiasmam. Sem muita teoria ou formalidade, dá para articular com elas um papo de passarinho, aproximando infância e natureza, instigando empatia, amor, respeito. Carinho pelos pássaros livres!

Por fim, observar aves pode tornar-se um hábito, um estilo de vida. E isso inclui crianças – e simplesmente porque elas são curiosas e muito interessadas em estabelecer uma conexão bonita com tudo o que é vivo…

Razões para convidar as crianças para passarinhar:

1- Brasil é o país das aves

Cerca de 20% das aves do mundo vivem no território brasileiro, o equivalente a 1.919 espécies.

2- Passarinhar faz bem à saúde

Passarinhar é terapêutico. Estudos indicam que observar aves, mesmo em ruas perto de casa, ajuda a aliviar a tristeza e combater a depressão e a ansiedade.

3- Passarinhar instiga amor pela natureza

Observar aves é uma das maneiras de estar em contato com a natureza. Dedicar o olhar às aves é prestar atenção ao meio ambiente e perceber que, de fato, a natureza e o ser humano são um só.

 

Notinhas

Cada vez mais brasileiros se dedicam ao birdwatching ou, ainda, ao passarinhar. O verbo que dicionários definem como “caçar pássaros” adquire outro significado e valor para os observadores de aves. Passarinhar é contemplar, observar, registrar e catalogar aves avistadas em trilhas, florestas, parques e até no quintal de casa.

Entre os seis biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal, além das zonas Costeira e Marinha – o campeão em número de aves é a Amazônia, com 1.300 espécies. A Mata Atlântica aparece em segundo lugar, com 1.020. A ave-símbolo brasileira é o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris). Já a maior ave do país é a ema (Rhea americana).


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita