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por Eder Andrade

 

Mensageiros do Alto


Ao longo da história da humanidade o Cristo enviou em diversos momentos seus prepostos para garantir que a Boa Nova não fosse esquecida pelos homens, principalmente quando percebeu que teria de dar um testemunho para a humanidade, devido à atitude equivocada de Judas. Reuniu seus discípulos e seguidores, orientando a todos que, se orassem a Deus, nosso Pai, com fervor, Ele poderia enviar um Consolador que revelaria muito mais coisas, que naquele dado momento não tinha como nos explicar melhor. Nesse intervalo de tempo até o século XIX, o Cristo enviou, pontualmente, mensageiros do alto para gradualmente semearem revelações junto à humanidade, abrindo campo de pensamento para uma nova forma de reflexão e preparando o terreno das ideias para o surgimento do Terceira Revelação.

Devido a uma distorção de interpretação do Cristianismo Primitivo, por membros do alto clero em plena Idade Média, por interesses econômicos e políticos, mensageiros do alto reencarnam com a missão de regatar valores morais que estavam sendo corrompidos e, como exemplo, reencarna Francisco de Assis, quando, após sua conversão, assim como se deu com Paulo de Tarso, cujo acontecimento mais impressionante foi a mudança na forma de pensar, levando-o à criação de uma ordem mendicante. Procurou reconquistar nas pessoas a fé abalada pelos abusos cometidos pelo alto clero, devido ao luxo e à opulência em que viviam, destoando totalmente dos ensinamentos e preceitos do cristianismo pregados por Paulo de Tarso, quando dizia que a salvação era alcançada pela fé e não pelas obras determinadas por uma convenção religiosa, como dar esmolas à saída do templo e, sim, no ato da caridade ao amparar aquele que vivia em sofrimento.

O processo de esclarecimento era relativamente proporcional ao amadurecimento moral do espírito que, em contato com o conhecimento do mundo, desabrochava e despertava toda uma bagagem espiritual adquirida em outras encarnações, gerando esclarecimento e revelações que às vezes estavam longe de serem aceitas ou admitidas, pela forma atrofiada de pensamento do homem medieval, mesmo no início da Idade Moderna. Temos o exemplo de Giordano Bruno, cujas ideias estavam muito à frente do seu próprio tempo, e Galileu Galilei, cujas invenções e descobertas são extremamente contemporâneas aos nossos dias. Espíritos missionários que nos revelaram conhecimentos que custaram suas liberdades e até mesmo suas vidas, como ocorreu com Giordano Bruno. Curiosamente, já, em pleno século XVI, Giordano Bruno ensinava a transmigração da alma ou reencarnação, e também astronomia, afirmando que as estrelas eram sóis distantes cercados por seus próprios planetas, levantando a possibilidade de que esses planetas pudessem criar vida própria; era a “pluralidade de mundos”, um pensamento extremamente visionário para a época, isso sem falar em Galileu Galilei que, estudando astronomia defendia a teoria do heliocentrismo contrária à do geocentrismo, doutrina católica pregada pela Igreja. Se apoiando na teoria de Giordano Bruno, afirmava que o universo é infinito e não poderia ter centro. Isso sem falar nas suas invenções e descobertas que ficaram para posteridade como um advento de uma nova era. Pensamentos científicos que abriram espaço para expansão do conhecimento filosófico e religioso.

A grande questão que levou tanto Giordano Bruno à morte e Galileu Galilei a ser “suspeito veemente de heresia", pela Igreja, era o fato de desafiarem uma estrutura de pensamento de uma época, defendida pela Cristandade e pela interpretação das Sagradas Escrituras, além de desmantelar todo um conhecimento que já vinha sendo aceito desde a época de Aristóteles e Ptolomeu, que ficou conhecido como Sistema Ptolomaico, defendido pelo Catolicismo.

No início da Idade Moderna, muitos foram os Pensadores que romperam com um modelo tradicional de conhecimento, pois, com o surgimento da Reforma Protestante, fortalecia uma tendência de retorno às fontes originais de conhecimento e de estudo, reflexo do Renascimento e esse fato acabou favorecendo uma expansão de conhecimento que desafiou a cultura tradicional, quando surgem novas ideias que colocam certos pensamentos medievais em dúvida, deixando de lado as antigas interpretações dos textos defendidos pela doutrina católica, e abrindo espaço para uma nova forma de se ler a natureza e tirar suas próprias conclusões; já eram os primórdios de uma Revolução Científica, que vai impactar o conhecimento religioso. Eram mudanças programadas pela espiritualidade para, gradativamente, criarem um terreno fértil para um dia a Terceira Revelação conseguir florescer entre os encarnados, uma vez que o materialismo imperava entre os homens, principalmente aqueles ligados ao alto clero, pois muito além de controlar o poder religioso, controlavam o poder secular, influenciando na política principalmente dos governantes.

Emmanuel procura nos mostrar que muitos missionários, em nome do Cristo, procuravam direcionar suas ideias para que os homens não se afastassem dos primeiros “apologistas cristãos” e dos mensageiros enviados pelo Cristo dentro da igreja católica, com o objetivo de resgatar sua dignidade e a fé dos seus seguidores; devido à grande quantidade de irregularidades promovidas pelo alto clero, era necessário, como encontramos em O Evangelho segundo o Espiritismo, edificar uma fé com base em um conhecimento lúcido, uma fé raciocinada.

Não podemos em momento algum esquecer que no século XVIII o Iluminismo foi um movimento que preparou o terreno para o advento da Terceira Revelação; acreditavam na disseminação do conhecimento, como forma de enaltecer a razão em prejuízo do pensamento religioso, principalmente quando os Pensadores procuraram difundir a cultura entre os grupos sociais ainda isolados em camadas ou classes devido às antigas tradições e costumes feudais.

Como uma forma de transmitir o conhecimento para futuras gerações, foi organizada uma enciclopédia, contendo todo o conhecimento que se tinha acesso até aquele momento em livros, organizados de forma alfabética, facilitando a transferência do conhecimento às novas gerações. Podemos até acreditar que a sombra do Mundo Medieval vai desaparecendo, na proporção que as formas de pensamento esclarecidas do Iluminismo vão se propagando, um pensamento iluminadoilustrado, carregado de saber e de conhecimento.

As manifestações espirituais ocorridas em Hydesville com as irmãs Fox, e irmãos Davenport, em Nova York, e, em Paris com as Mesas Girantes na primeira metade do século XIX, vieram a dar material de pesquisa e estudo, assim como legitimar o que estava prestes a acontecer, quando o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, convidado pelo Sr. Fortier, vai mais tarde presenciar o fenômeno das mesas girantes que encantavam a sociedade parisiense.

São inúmeros os personagens que passaram de forma anônima na história da humanidade, corroborando para auxiliar na construção de um conhecimento filosófico e científico, que favorecesse direta e indiretamente o pensamento para que um dia Allan Kardec tivesse as condições propícias para receber e organizar a Terceira Revelação ou o Espiritismo, do “Espírito da Verdade”.

 

Referências:

1) Allan Kardec; O Livro dos Espíritos. FEB.

2) ___________; O Evangelho segundo o Espiritismo. FEB.

3) Francisco Cândido Xavier; A Caminho da Luz; Pelo Espírito de Emmanuel. FEB.

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita